1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema na Motherboard (Perspectiva do Consumidor)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por p_l, 10 de Dezembro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 588)

1. p_l

p_l

Boa noite a todos,

Abro este tópico na esperança que me encaminhem não só na questão técnica, mas também no ponto de vista do consumidor. Passo a expor a minha situação. Possuo actualmente um velhinho HP Pavilion Zt3240ea (cerca de 4 anos) que tinha-se portado relativamente bem ao longo deste tempo. Acontece que, encontro-me actualmente a fazer uma tese numa área de engenharia, o que obriga a utilizar algum software para o qual este computador já apresenta algumas características obsoletas. Como já é velhinho, não queria fazer grandes investimentos, embora também não esteja muito à vontade para adquirir um novo.

Quando finalmente tinha decidido fazer um upgrade de memória RAM (de 512Mb para 1,256Gb) para tentar "atenuar" o problema, o computador deixou de arrancar. Levei à loja e detectaram que o problema estava no disco, o que me levou a comprar outro em substituição. Isto foi na 6ª feira passada. Tudo aparentava estar bem, e esta semana levei novamente o computador à loja para fazer o tal upgrade de memória e disseram-me que o computador tinha um problema...no disco! Além de que já nem aceitava a nova memória. Refutei que o disco era novinho em folha e o diagnóstico deles foi um problema na motherboard que estaria a inutilizar os discos.

Fica a questão. Se tivesse sido feito à priori o diagnóstico dum problema na motherboard, eu não investiria num novo disco. Mesmo que faça uso da garantia, o investimento foi feito, e não vale a pena estar sempre a meter um disco bom numa motherboard avariada. Existe alguma forma de ser protegido enquanto consumidor? Ou simplesmente...não há nada a fazer? Tenho medo além de fazer o temido investimento num pc novo, ainda gastei 90€ a fundo perdido por causa dum erro de avaliação.

Por favor, alguém que dê uma opinião.

Muito obrigado pela atenção.

2. thugz1e

thugz1e Power Member

O Disco foi comprado na mesma loja? Se sim eles têm que te devolver o dinheiro. Se não e se não passaram 7 dias úteis podes trocá-lo pelo dinheiro..

Acho que eles não podem ser responsabilizados pela compra do disco se foi efectuada na outra loja mas podem ser responsabilizados pelo mau diagnóstico do erro ser do disco, isto é, podes reclamar pelo dinheiro que pagaste pelo mau serviço prestado.

Qualquer coisa telefonas para a Deco até às 14h30m que eles respondem-te logo.

3. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

:x2: era isto mesmo que ia aconselhar ;)

DECO nisso :D

4. p_l

p_l

Muito obrigado pelo vosso conselho!

O disco foi comprado na mesma loja. Vou tentar falar com eles a tentar chegar a um consenso, e depois, se houver algum tipo de divergência, contacto a DECO.

5. LJM

LJM Power Member

As boards não avariam os discos. Podem não deixar que estes funcionem correctamente por problemas de chipset ou bus, agora estragar fisicamente o disco, não creio.

Investir dinheiro nesse computador é desperdiçar recursos. Agora no Natal há muitas campanhas com créditos interessantes.

A primeira coisa a fazer é ver qual a memória que o chipset aceita, pois os erros do disco apareceram sempre depois de tentar instalar memória.

O extracto seguinte é tirado dum site especializado em memória RAM:

256MB Module256MB-DDR333, 333MHz, PC2700, 200p SODIMM, 2.5v, Sync
    este exemplo é de 256 MB mas exceptuando a capacidade as restantes referencias são iguais.

6. p_l

p_l

Olá

Sim, concordo que o investimento em computadores velhos é sempre um risco. A minha opção foi no sentido de tentar "safar" até ao final do ano lectivo para depois partir para uma boa compra.

Quando optei por fazer um upgrade de memória, contactei a HP no sentido me informarem qual a memória que era compatível com o meu computador. Foi-me indicado a DDR PC2700 333Mhz que foi a que mandei vir através da loja (não a tinham disponível). O primeiro disco a falhar, nada teve a ver com a memória, ainda ninguém tinha tentado instalar nada. Só depois de ter o disco novo é que parti para o upgrade da memória, e foi aí que me foi indicado (na loja) que o disco novo também já estava a falhar (embora desde 6ª feira ainda não tivesse dado mostras disso). Além disso, disseram-me que a nova memória nem estava a ser aceite apesar de ser compatível, o que vinha comprovar que se tratava de facto de um problema da motherboard.

Obrigado pela atenção.

7. LJM

LJM Power Member

Mesmo tendo a certeza que a avaria é da board, custa-me a crer que esta avarie os discos. Eles podem deixar de funcionar correctamente devido a falha de comunicação e não por avaria física.

O que eu quero dizer é que possivelmente os discos não estão estragados, eu não desistia deles sem os experimentar como discos externos.

Comprou um só módulo de memória ou dois?

Experimentou instalar só a memória nova, ou instalou em simultâneo com a antiga?

Muitas vezes o pessoal das lojas não está para se chatear em despistar os problemas.

8. p_l

p_l

Olá LJM,

Pessoalmente, eu não tentei instalar nada. Foi tudo à conta da loja. Era para terem instalado 1Gb da nova DDR juntamente com uma antiga DDR de 256 Mb. A outra DDR de 256Mb saltava cá para fora. Pelo que o técnico me disse, penso que o problema no disco novo surgiu ainda antes de ter tentado instalar a nova memória. Mas não posso confirmá-lo, porque isto não foi feito à minha frente. Nem posso confirmar que tenha tentado instalar só a de 1Gb tirando as duas de 256Mb para fora.

"O que eu quero dizer é que possivelmente os discos não estão estragados, eu não desistia deles sem os experimentar como discos externos."

Ora, nem mais, ontem estive na loja para esclarecer a questão a que vim cá pedir aconselhamento.
    Justifiquei que como o problema estaria na motherboard, até poderia acontecer que o antigo disco (que supostamente tinha ido à vida) estivesse em condições. Testaram, e confirmaram que, apesar de eu ficar pior servido com o disco velho (óbvio), este estava a funcionar. Mandei então fazer a nova substituição e devolveram-me os 60€ que tinha pago pelo novo disco (os 30€ de instalação ficaram lá...).

Porque tive medo de ir lá e entrar numa discussão que até poderia não ter razão, antes de ir à loja liguei para a DECO só para ter conhecimento se esse era um direito meu (não referi nome da loja nem nada que se pareça), ao que me foi dito que, a partir do momento que há um erro de avaliação por parte deles (que leva a substituição de componentes desnecessários) são obrigados a devolver o valor do componente e aceitá-lo de volta.

Mas na loja nem foi preciso falar na DECO felizmente...

Obrigado a todos pela colaboração!

Partilhar esta Página