1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema na rede domestica!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por finger_slip, 12 de Dezembro de 2005. (Respostas: 17; Visualizações: 1179)

1. finger_slip

finger_slip Power Member

O mue problema e o seguinte:

Tenho um modem Huawei - SmartAX MT882, ligado por ethernet ao pc1, no qual tenho duas placas de rede e partilho a net para um portatil(pc2), o problema e que quando reinicio o pc1 o pc2 fica sem rede e net depois tenho de voltar a reiniciar e fica com net e rede, que isto de andar a reiniciar sempre o pc e um bocado chato sempre que ligo o portatil.

Conf:

Pc1:

Placa de rede(modem):

IP: 192.168.1.2
    Sub Mascara :255.255.255.0

Placa de rede(rede domestica):

IP: 192.168.0.1

Pc2:

Placa de rede(rede domestica):

IP: 192.168.0.2
    DNS:192.168.0.1

2. underworld

underworld Power Member

instala o SP2 no windows dos 2 computadores, em principio fica resolvido

mesmo sem SP2 podes evitar o reboot do portátil se desactivares e reactivares a ligação local de rede

3. _jr

_jr Power Member

hmm..

coloca o resultado do "ipconfig /all"...

Mas a principio me parece que estar a usar o pc1 como default gateway para o pc2.

4. finger_slip

finger_slip Power Member

Tenho o windows sp2 nos dois!

Código:
    Configuração IP do Windows

Nome do sistema anfitrião. . . . .: fingerslip
            Sufixo DNS principal. . . . . . . :
            Tipo de nó. . . . . . . . . . . . : Desconhecido
            Rota IP activado. . . . . . . . . : Sim
            WINS Proxy activado . . . . . . . : Não

Adaptador ethernet Ligação de área local:

Sufixo DNS específico da ligação. :
            Descrição . . . . . . . . . . . . : NVIDIA nForce Networking Controller
            Endereço físico . . . . . . . . . : 00-11-D8-98-04-AA
            DHCP activado . . . . . . . . . . : Não
            Endereço IP . . . . . . . . . . . : 192.168.1.2
            Máscara de sub-rede . . . . . . . : 255.255.255.0
            Gateway predefinido . . . . . . . : 192.168.1.1
            Servidores DNS. . . . . . . . . . : 194.245.176.19
                                                194.38.131.19

Adaptador ethernet Ligação de área local 2:

Sufixo DNS específico da ligação. :
            Descrição . . . . . . . . . . . . : Placa Fast Ethernet OvisLink LFE-813 9ATX
            Endereço físico . . . . . . . . . : 00-4F-4E-13-AB-55
            DHCP activado . . . . . . . . . . : Não
            Endereço IP . . . . . . . . . . . : 192.168.0.1
            Máscara de sub-rede . . . . . . . : 255.255.255.0
            Gateway predefinido . . . . . . . :

Última edição: 12 de Dezembro de 2005
  5. blastarr

blastarr Power Member

Tenta alterar o IP do segundo PC para 192.168.1.3

6. bergonzzi

bergonzzi Power Member

Ou então tenta por tudo na mesma gama de IP's..

Modem: 192.168.1.1
    Placa de rede (modem) 192.168.1.2

Placa de rede (rede domestica - PC1): 192.168.1.3
    Placa de rede (PC2): 192.168.1.4

O gateway é o PC1 (192.168.1.3) assim como os DNS's.

Ou então podes ainda arranjar um switch/hub e ligar lá o modem na porta uplink, depois os PC's ligam todos ao switch e têm ligação à net independentemente de o servidor (no teu caso o PC1) estar ligado.

7. andre78

andre78 Power Member

Caro amigo,
    Muito simples :)
    ligas o router a switch / Hub na porta uplink.
    Presumindo que o ip do router é 192.168.1.1....
    Dás ao 1º pc os seguintes parametros de rede:
    IP: 192.168.1.2
    SUBNET: 255.255.255.0
    GATEWAY: 192.168.1.1
    DNS PRIM: 192.168.1.1

2º PC:
    IP:192.168.1.3
    O resto igual ao PC1

E esta feito...! a partir deste momento tens net nos 2...sem dependencias de nenhum dos pc's e a usufruires do firewall do router.

Se esta solução n te interessar podes sempre comprar um router adsl com 4 portas ethernet, evitando desta forma o switch.

Um abraço

8. finger_slip

finger_slip Power Member

Isto parece que funciona, mas tenho que testar os ips todos na mesma gama para ver se noto diferença

9. finger_slip

finger_slip Power Member

Eu não tenho router, ter um router era uma solução, mas o pc1 nunca desliga por isso para já n me compensa...

10. underworld

underworld Power Member

Eu tinha exactamente a mesma configuração física que tu e tinha de estar sempre a desactivar e activar a ligação de rede mas depois instalei o SP2 no portátil e ficou ok desde então

Aconselho-te a:

1. com os cabos todos ligados, corre o assistente de rede doméstica no computador ligado ao modem com a opção claro de "este computador conecta directamente à internet"; no final clicar apenas em concluir o assistente

2. nas ligações de rede vai às propriedades da ligação à net, em avançadas clica em "deixar outros computadores aceder à net através deste computador"

3. correr o assistente de rede doméstica no portátil escolhendo a opção "este computador se liga à internet através de 1 gateway", no final apenas concluir o assistente

Caso seja necessário reboota os 2 computadores e a partir daí para a frente não terás mais problemas nem será necessário desactivar e activar a ligação de rede

11. finger_slip

finger_slip Power Member

O problema é que eu sei que tá tudo bem configurado e tenho o sp2 instalado
    Eu tenho net e rede nos 2 pcs o problema e quando eu reinicio o pc1 sem o pc2 tar ligado à rede o pc2 perde a rede e net so consegue ter depois de reiniciar o pc1

12. underworld

underworld Power Member

eu tinha exactamente esse problema mas depois ficou resolvido...

13. finger_slip

finger_slip Power Member

Esta solução n funciona, aparece o gateway no pc2 mas diz que ta desligado e n deixa aceder a net! Estranho

Tou com a minha solução anterior somque sempre que faço reboot o outro perde a rede, isto deve ser um problema qq do windows???

14. bergonzzi

bergonzzi Power Member

Bem o estranho é que o PC2 devia supostamente apanhar um IP automáticamente assim que detectasse a ligação.. seja como for, conselho-teu um switch/hub que ficavas com isso logo resolvido.

Disseste q n tens router mas tens, o Huawei é um router! só tem é 1 porta ethernet (infelizmente). Só precisas mesmo de um switch e ligavas lá tudo, ficava tudo com net independentemente de estar um pc ligado ou não.

15. finger_slip

finger_slip Power Member

Eu sei que ele faz de router, mas n quero ligar isto por USB

16. bergonzzi

bergonzzi Power Member

Huh? Mas não precisas de ligar por usb, ligas por ethernet na mesma! Não tens 2 placas de rede? Então ficava uma para o router e outra pro PC se ligar ao switch.

17. finger_slip

finger_slip Power Member

Este Modem/router tem 1 porta rj45 e 1 USB para fazer de router tinha que ligar por USB e pela porta ethernet ligava ao outro pc, pelo menos e o que diz no manual i guess

18. bergonzzi

bergonzzi Power Member

Bem na verdade agora é que vi que me enganei quando perguntei se tinhas duas placas de rede, não precisas de 2 mas sim de uma.

Então fica assim (que é como eu tenho):
    O router liga à HUB (por ethernet claro, na porta uplink da HUB).
    Depois os PC's ligam todos à HUB também por ethernet obviamente.

Assim qualquer computador pode ter net sem que o os outros tenham que estar ligados uma vez que vão buscar a ligação directamente ao router.

Não cá USB's pelo meio, isso é pra modems ranhosos :D

Partilhar esta Página