Problemas Técnicos Problema na Rede (localhost)

Eu so vejo na config que há possibilidades mexer na MTU, mas nunca experimentei/precisei. Tens que experimentar.

Talvez é uma boa ideia, se for possivel mudar a MTU no Asus, manter o DLink como modem só e adicionar o Asus como router.

WLan com jumboframes nunca experimentei mas acho que podia ser necessario que um frame ethernet deve ser menor que um frame de 802.11 (se não me engano 2346 ou 2347bytes). Mas neste caso não tenho conhecimentos nem experiencias. Talvez o AP já muda os frames para tamanho certo sem fazer nada - como dito, não sei.

Como devo colocar a configuração WAN para o DLink funcionar apenas como modem ?
Fica em Bridge ?
 
Boas :)

Como disse que iria fazer, tenho neste momento a configuração que falamos.

DLink 3170i (Modem - Bridge) -> TPLink 1043 (PPPoE) -> PCs

Estou agora a fazer configurações e já vou testar os JumboFrames.

Agora uma questão pois nunca brinquei com este tipo de configurações,
Se o DLink está ligado à WAN do TPLink por Ethernet, como é que acedo à configuração ?
Ambos tem Static IP, mas não consigo chegar ao DLink =/
Tenho de desliga-lo da WAN e ligar à LAN do TPLink.

Cumps.


Edit:
Fiz Downgrade ao DLink da versão 1.24_PT para 1.20_PT e ganhei bastante em velocidade de Internet :D
O último firmware penso que serve para dar acesso ao IPv6 mas o router passa a não sincronizar a velocidades tão altas.
 
Boas :)

Como disse que iria fazer, tenho neste momento a configuração que falamos.

DLink 3170i (Modem - Bridge) -> TPLink 1043 (PPPoE) -> PCs

O 1043 tem DD-WRT?

Atravez telnet ou SSH podias experimentar o seguinte (se não me engano o IP do 3170i é 192.168.10.1):

ifconfig [name WAN-port] 192.168.10.2 netmask 255.255.255.0 broadcast 192.168.10.255
iptables -I POSTROUTING -t nat -o vlan1 -d 192.168.10.0/24 -j MASQUERADE

sem garantia ;)
 
O 1043 tem DD-WRT?

Atravez telnet ou SSH podias experimentar o seguinte (se não me engano o IP do 3170i é 192.168.10.1):

ifconfig [name WAN-port] 192.168.10.2 netmask 255.255.255.0 broadcast 192.168.10.255
iptables -I POSTROUTING -t nat -o vlan1 -d 192.168.10.0/24 -j MASQUERADE

sem garantia ;)

Neste momento está com o firmware original que até nem é mau de todo
Mas sim, dá para levar com o verdadeiro em cima :D

Tenho
.1.251 no DLink
.1.250 no TPLink

Confesso que não faço ideia o tipo de comandos que são esses :D
Se me pegares fogo à rede vou a tua casa ahah

Cumps
 
Novo Update,

Com o novo Router todos os PCs com qualquer tamanho de Jumbo conseguem aceder a todos os sites sem problema :D

Está explicado que o DLink da Sapo não gosta de pacotes Jumbo e que com alguns sites deve ignorá-los.
Com o TPLink 1043 a fazer de Router ele já sabe lidar com pacotes Jumbo entre a LAN e a Internet.

Falta agora só descobrir a melhor forma de aceder ao DLink ligado à WAN do TPLink...
Como estão em Sub-redes diferentes tenho de encontrar uma forma qualquer de aceder a ele.
Até porque como está a servir de Modem tenho interesse em de vez em quando analisar como está a ligação entre outras coisas.
 
Falta agora só descobrir a melhor forma de aceder ao DLink ligado à WAN do TPLink...
Como estão em Sub-redes diferentes tenho de encontrar uma forma qualquer de aceder a ele.
Até porque como está a servir de Modem tenho interesse em de vez em quando analisar como está a ligação entre outras coisas.

hmmm, não é uma sub-rede, é uma outra rede e tens de "routear" entre as redes.
Tu já tens uma ligação atravéz PPPoE entre modem e router. Podias, como eu disse em cima, criar mais uma ligação IP entre os aparelhos.
Mas acho que não funciona com firmware standard. Que eu escrevi em cima so é o seguinte:
ifconfig [port] [IP] [subnet mask] para configurar a porta para suportar IP
e iptables x.x.x.x para configurar a "firewall" iptables do linux

Podias olhar na config do tp-link, talvez tens uma possibilidade configurar um "alias" na porta WAN, assim podes explicar ele ter mais um endereço IP na porta WAN na gama do dlink.
E tens de adicionar uma route como "route add 192.168.10.0 mask 255.255.255.0 192.168.1.1" (assumindo dlink fica na gama 192.168.10.0 e o tp-link tem 192.168.1.1)

Mas assim podia ser perigoso porque crias uma bridge entre uma WAN como internet e o teu LAN, ultrapassanda qualquer firewall. No meu exemplo em cima ainda tens iptables como routing/firewalling entre os devices na direcção para dentro da LAN.

Alternativamente podias usar o WLan do modem para ligar para dentro, ligas qualquer router velho com WLan (configurando WAN como cliente WLan) e fazes o routing no primeiro gateway (o teu tp-link) para o dlink. Era uma possibilidade sem alteraçoes graves necessarias no dlink.
 
Por acaso este TPLink permite-me definir 2 ligações WAN ao mesmo tempo.
Ou seja, consigo realmente usar uma delas como conecção PPPoE (WAN1) e ao mesmo tempo uma outra StaticIP para ter a segunda rede que falas-te (WAN2).

Depois no Advanced Routing do router tentei criar a tal ponte entre as duas gamas (LAN e WAN2) mas ele queixa-se e diz que não posso fazer isso.

Queres que deixe uns prints da configuração do TPLink?
Talvez possas ter uma noção melhor do que é possível fazer, já que sinceramente isto foge do meu alcance =/



Até agora estou a gostar bastante desta nova configuração :)
Sinceramente este TPLink surpreendeu-me apesar de ainda nem lhe ter metido (dd/open)-wrt !

Jumbo packets a funcionar nas placas todas sem problemas para a Internet!
Máximos práticos de 880-940 Mbits dentro de qualquer ponto da rede!
Melhorou bastante :)

Cumps.
 
Por acaso este TPLink permite-me definir 2 ligações WAN ao mesmo tempo.
Ou seja, consigo realmente usar uma delas como conecção PPPoE (WAN1) e ao mesmo tempo uma outra StaticIP para ter a segunda rede que falas-te (WAN2).

Não me lembro bem da firmware original. Sim, claro podes fazer isso, igual como definir uma quantidade n de endereços IP numa ligação da rede ou usar mais que um protocolo da rede.

Depois no Advanced Routing do router tentei criar a tal ponte entre as duas gamas (LAN e WAN2) mas ele queixa-se e diz que não posso fazer isso.

Queres que deixe uns prints da configuração do TPLink?
Talvez possas ter uma noção melhor do que é possível fazer, já que sinceramente isto foge do meu alcance =/

Parece que falta uma coisa qualquer. Tens uma possibilidade ter acesso atravez telnet ou SSH? Era mais facil controlar os endereços e routing para saber o que o bicho faz :D

A config podia ajudar, se quiseres copiar, faz.

Foge do teu alcance? Então é uma oportunidade perfeita para aprender ;)



Jumbo packets a funcionar nas placas todas sem problemas para a Internet!
Máximos práticos de 880-940 Mbits dentro de qualquer ponto da rede!
Melhorou bastante :)

Controlaste ebay.com? É uma das paginas mais sensiveis em relação MTU.

Um bocadinho estranho para mim é que melhorou bastante no teu caso. Da minha experiencia, tambem nas instalaçoes de clientes não foi tão grave.
Mas é um efeito interessante.
 
Não tenho nem Telnet nem SSH
Este router parece-me bastante fechado...
Tenho receio de usar wrt's porque a questão dos JumboPackets nesses é um bocado "beta", parece-me que não há implementações a sério disso.

Impecável:
Emulador do TPLink AQUI

Nunca fiz brincadeiras entre redes diferentes ou sub-redes nem VLANs.
Faço é bastantes experiências entre protocolos e serviços mas tudo na mesma LAN.


Edit:
O ebay.com funciona tanto com MTU 9k ou 7k ou Off. :D
A página dos Sapos não funcionava sequer com MTU 3k...
 
Última edição:
Impecável:
Emulador do TPLink AQUI

Oh, boa coisa! Já vi uma coisa como "secondary connection". Acho que é exatamente que desejas.
Possivelmente ele já faz o routing automaticamente, se entregares um valor na "2nd connection". Podias experimentar e controlar atravez "tracert [IP do dlink]" no teu PC.

Nunca fiz brincadeiras entre redes diferentes ou sub-redes nem VLANs.

Acho que é a coisa mais importante e ainda vai ser mais importante em IPv6.

Edit:
O ebay.com funciona tanto com MTU 9k ou 7k ou Off. :D

Oh, bom. Parece que o 1043 engole tudo :D
 
Última edição:
É, este Router parece gostar bastante disto :DD



Foi precisamente essa opção que usei para criar a Segunda ligação.
Mas lá está, primeiro não me deixa colocar na mesma gama da LAN!

E se colocar em Gamas diferentes,
p.e.:
LAN - 192.168.1.0
WAN2 - 192.168.0.0

Como acedo da LAN ao DLink ?
Preciso de criar um route, mas aí o Router proíbe caminhos directos da LAN para qualquer WAN...
 
Mas lá está, primeiro não me deixa colocar na mesma gama da LAN!
Como acedo da LAN ao DLink ?
Preciso de criar um route, mas aí o Router proíbe caminhos directos da LAN para qualquer WAN...

Ok, vou tentar explicar:

TCP/IP é um protocolo que permite routes. O que é uma "route"?
Imagina uma rede das ruas e estradas. Sem routes tu nunca vais aceder uma rua numa outra cidade por causa não sabes o caminho.
Na tua propria cidade já sabes todas as ruas pq. cada rua tem uma placa com nome da rua.
Então como vais encontrar uma rua numa outra cidade? Tu precisas uma info como chegar na outra cidade, dentro dela já podes usar as placas das ruas para informar-te.

Por exemplo da teoria:
Tu ficas em Porto, na rua da treta e queres ir para Lisboa, rua da miseria. Tu sabes o "gateway" (nas definiçoes de IP) que no nosso caso é a A1, direção sul. Então estas a seguir as placas para a A1 até encontras a saída "Lisboa" e podes seguir as placas das ruas lá.
As placas da rua são o routing table.

O teu PC fica na gama da tua LAN, ele sabe (por config de IP/subnet mask) qual é a propria rede. Exemplo 192.168.1.0/255.255.255.0, então ele sabe que a gama de IP "nativa" é entre 192.168.1.1 até 192.168.1.254 e conhece que pode aceder toda gama directamente.
Agora o teu PC quer ligar para qualquer outro IP como 192.168.10.1. Ele sabe que é uma outra rede (é fora da propria gama) então vai consultar o seu "default gateway". O gateway já tem um routing table pequeno, por exemplo 0.0.0.0/0.0.0.0 10.0.0.1.
Assim ele sabe, routear tudo (0.0.0.0) para o proximo gateway (10.0.0.1) e continua até o destino.

A mim parece que tens o DLink na mesma gama como o teu PC. O teu PC manda um pacote para o destino [IP do DLink] mas não consegue aceder porque fica fisicamente fora da propria rede.
O gateway necessario (a ligação LAN->WAN) do TP-link não recebe nada para routear porque o teu PC não consulta o gateway, assumindo o destino fica na mesma rede.

Então, como deve ser?

A tua LAN é 192.168.1.0/255.255.255.0, o gateway (TP-Link) é 192.168.1.1, o teu PC é 192.168.1.2 (exemplos)
No lado WAN tens pelo menos duas redes, a rede para o dlink e as redes da internet.
A rede para o dlink fizeste (exemplo) como 192.168.10.1 para o dlink e 192.168.10.2 para o tp-link.
A rede para internet tens configurada automaticamente atravez PPPoE (IP publico, gateway da provedora, e DNS para fazer tudo comfortavel)

O routing table no default gateway (no teu caso o tp-link) deve ser assim:
192.168.1.0/255.255.255.0 192.168.1.1
192.168.10.0/255.255.255.0 192.168.10.2
0.0.0.0/0.0.0.0 [IP publico que recebeste da provedora]

O que vai acontecer? O teu PC quer mandar um pacote para 192.168.10.1, ele sabe por config de IP que é uma outra rede, então vai mandar para o default gateway, o gateway sabe atravez routing table "o senhor quer mandar um pacote para 192.168.10.1, consultando routing table....ah, vou forward para a minha porta 192.168.10.2..e *bingo*".

Entendeste um bocadinho como mais ou menos funciona?

(Eu esqueci mencionar routing protocols como RIP ou OSLR para manter tudo simples)
 
Última edição:
Agradeço muito a explicação que deste!
E sim deu-me melhor uma ideia de como functiona os routes.
E desculpa ter-te feito escrever o testamento :)

Neste momento nāo estou em casa, mas assim que chegar já tento com ips nas gamas diferentes e criar a route entre elas.
 
Se ignorares os meus erros ortograficos estas desculpado :D

Vou-te desculpar mas só porque a rede está perfeita agora :D
Deve-me ter escapado alguma coisa, porque desta vez já consigo aceder à interface do DLink :D
Routing table exactamente como tinhas explicado!

Não sei que mais possa dizer :)

Quando é que passas em Aveiro para te pagar um café ? xD

Cumps.
 
Vou-te desculpar mas só porque a rede está perfeita agora :D
Deve-me ter escapado alguma coisa, porque desta vez já consigo aceder à interface do DLink :D
Routing table exactamente como tinhas explicado!

Não sei que mais possa dizer :)

Quando é que passas em Aveiro para te pagar um café ? xD

Então, parabens, conseguiste tudo que desejaste com dor da cabeça limitada.

Um cafézinho, sim, boa ideia, podemos fazer. Acho que depois vais ter mais ideias quais queres realizar com urgencia :D
 
Back
Topo