1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema no Compiz

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por tangram, 17 de Abril de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 1075)

  1. tangram

    tangram Power Member

    Boa tarde.

    Sou novato em Linux, mas muito interessado em aprender. :)

    Recentemente instalei Debian 4.0 com Gnome. Instalei os drivers da nvidia, tenho direct rendering ok, instalei AIGLX e compiz seguindo o tutorial em http://technowizah.com/2006/10/debian-how-to-aiglx-compiz.html.

    Correu tudo bem na instalação, só que...se tiver multiplas janelas abertas, mas a partir da altura em maximizo 2 ou mais uma delas fica preta à excepção da barra de título da janela. :S

    Outra questão... o único jogo que de vez em quando jogo é o Enemy Territory e noto uma quebra de fps com o compiz a correr. Esta situação é normal? É suposto ter uma quebra de fps em aplicação gráficas com jogos?

    Adorava usar o compiz no dia-a-dia mas esta situação das janela é no minimo irritante...

    Desde já obrigado por qualquer ajuda.
     
  2. VuDu

    VuDu Power Member

    Se é o que eu estou a pensar, é um bug nas drivers da nVidia.
    O bug já foi reconhecido à muito tempo mas ainda não saiu nenhuma versão com o bug corrigido.
    Também acontece no Beryl e existe uma maneira de evitar o problema, mas que deixa o Beryl muito menos fluido.

    O problema está na gestão de memoria da gráfica, assim que a memoria "acaba" as janelas ficam pretas. Ou seja, para evitares esse problema tenta fechar/minimizar o maior numero de janelas possível. Por isso quando tiveres um janela preta, minimiza outras, e volta a minimizar/maximizar ou faz um resize para a janela preta ficar "boa".

    Boa sorte ;)


    Em relação à perca de FPS isso não é normal. Teoricamente o Beryl/Compiz não influenciam o desempenho 3D de outras aplicações, a menos que estejas a correr o jogo e a "rodar o cubo" :D
     
    Última edição: 17 de Abril de 2007
  3. tangram

    tangram Power Member

    Hmm... bem esta placa gráfica é de facto fraca. É uma Nvidia Quadro NVS 110M com 64MB de memória dedicada com até 256MB em TurboCache (portátil Dell Latitude D620).

    Vou experimentar este fim de semana no meu desktop para ver se este já se porta melhor (6600GT). :)

    Obrigadão pela ajuda VuDu. :D
     
  4. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Dude, isso nao e da placa, acredita. Tenho uma radeon ati 9000 com 64MB e funciona tudo lindamente. O problema deve ser mesmo do driver. Tenta instalar outros drivers, nao sei como isso esta na nvidia.
     
  5. r3pek

    r3pek Power Member

    Pessoal, nao é da placa, nem da memoria, nem dos drivers ;)
    É um "effect" do compiz k escurece as janelas k vao deixando de ser usadas.... se nao as usarmos durante um tempo, elas começam a escurecer ate as voltarmos a abrir.
     
  6. tangram

    tangram Power Member

    Bem neste caso não é "effect" do compiz... Isto porque abro a janela e ela fica mesmo preta se já tiver 1 ou 2 maximizadas.

    Vou experimentar mudar os drivers para ver se esse é o problema. Usei os NVIDIA-Linux-x86-1.0-9746-pkg1.run, vou tentar usar os mais recentes para ver se o problema se resolve.
     
  7. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Dude, achas mesmo que é um efeito? wtf?
     
  8. r3pek

    r3pek Power Member

    nao tinha percebido k kd assim ficava já nao saía de la..... mas k ha um effect k mete a janela preta ha.....
    mas ok, entao as minhas desculpas....
     
  9. VuDu

    VuDu Power Member

    Buah, fogo parece que não só lêm metade do que um gajo escreve... :|
    Isso é um bug das drivers da nvidia. Tá tudo explicado no meu outro post. Não acreditam? Googlem por Beryl black windows. :P
     
  10. tangram

    tangram Power Member

    Estive a dar uma olhada nos forums da nvidia e pelos vistos é mesmo bug nos drivers. Apesar de referirem a beryl e não compiz... contudo tendo em conta que o beryl é um fork da compiz...

    O bug é a nível dos drivers, contudo placas gráficas com mais ram não são afectadas tão depressa, i.e. é preciso bem mais de 3 janelas maximizadas para começarem a aparecer janelas pretas.

    Sendo que uma vez que o bug é dos drivers da nvidia, placas com por exemplo chipset gráfico da Intel não obviamente afectadas (pressoponho que o mesmo se passará com a ATI).
     

Partilhar esta Página