Problema no Compiz

tangram

Power Member
Boa tarde.

Sou novato em Linux, mas muito interessado em aprender. :)

Recentemente instalei Debian 4.0 com Gnome. Instalei os drivers da nvidia, tenho direct rendering ok, instalei AIGLX e compiz seguindo o tutorial em http://technowizah.com/2006/10/debian-how-to-aiglx-compiz.html.

Correu tudo bem na instalação, só que...se tiver multiplas janelas abertas, mas a partir da altura em maximizo 2 ou mais uma delas fica preta à excepção da barra de título da janela. :S

Outra questão... o único jogo que de vez em quando jogo é o Enemy Territory e noto uma quebra de fps com o compiz a correr. Esta situação é normal? É suposto ter uma quebra de fps em aplicação gráficas com jogos?

Adorava usar o compiz no dia-a-dia mas esta situação das janela é no minimo irritante...

Desde já obrigado por qualquer ajuda.
 
Se é o que eu estou a pensar, é um bug nas drivers da nVidia.
O bug já foi reconhecido à muito tempo mas ainda não saiu nenhuma versão com o bug corrigido.
Também acontece no Beryl e existe uma maneira de evitar o problema, mas que deixa o Beryl muito menos fluido.

O problema está na gestão de memoria da gráfica, assim que a memoria "acaba" as janelas ficam pretas. Ou seja, para evitares esse problema tenta fechar/minimizar o maior numero de janelas possível. Por isso quando tiveres um janela preta, minimiza outras, e volta a minimizar/maximizar ou faz um resize para a janela preta ficar "boa".

Boa sorte ;)


Em relação à perca de FPS isso não é normal. Teoricamente o Beryl/Compiz não influenciam o desempenho 3D de outras aplicações, a menos que estejas a correr o jogo e a "rodar o cubo" :D
 
Última edição:
Hmm... bem esta placa gráfica é de facto fraca. É uma Nvidia Quadro NVS 110M com 64MB de memória dedicada com até 256MB em TurboCache (portátil Dell Latitude D620).

Vou experimentar este fim de semana no meu desktop para ver se este já se porta melhor (6600GT). :)

Obrigadão pela ajuda VuDu. :D