Problema no gravador e CPU acho eu

Boa tarde!

Estou com um problema no meu portátil toshiba l650 que não consigo resolver e preciso de ajuda por favor.

É o seguinte:

O meu portátil tem 2 anos e nunca me deu problemas até esta 2ª feira. Pela 1ª vez desligou-se sozinho e o CPU chegou aos 90%e a ventoinha aos 100%. A partir deste dia tem estado com velocidades altíssimas. Costumo ter o messenger ligado e o facebook nos jogos e o kaspersky, nada que justifique os valores alcançados!

Bem, pensei que fosse virus e resolvi fazer um recovery mas antes teria de gravar tudo o que tinha no pc. Deparei-me com um enorme problema pois o gravador não gravou nada, nem através do windows, nero e outro programa mesmo da toshiba, dava-me um erro de calibragem. Passei tudo para uma pen e pensei que fosse virus e que assim que o formatasse tudo se resolveria mas não!!!!!

Depois de fazer o recovery, tudo se mantém os valores altos e o gravador não grava!!!! Tentei criar de novo um recovery mas com actualizações e não dá, o erro é de calibragem de velocidade penso..... O gravador/leitor não grava, lê tudo mas não grava nada!

O que é que poderá ser?

Obrigada
 
Esse erro de gravação pode ter várias causas, a mais comum é serem cd's/dvd's de baixa qualidade, experimenta com um cd/dvd de outra marca.

O primeiro problema pode ser algum software a correr em back ground, vai a iniciar e em procurar/executar escreve msconfig e dá enter, na janela que abrir vai a startup (iniciar) e tira o V de tudo o que for softwares que não precisas de usar assim que ligas o portatil, normalmente só ai precisas de ter o anti-virus/firewall e os drivers. Também pode ser algum serviço windows sempre a correr em background, o windows update costuma causar isso, entra nas configurações do windows update e desliga-o a ver se resolve o problema.
 
Isso tambem pode ser normal, não quer dizer que sejam os cd's/dvd's que estão estragados, é o próprio gravador e até a marca do gravador que não se dá bem com cd's e dvd's de certas marcadas ou modelos.

Nos softwares que usas para gravar hablita o DMA, tambem pode resolver o problema, também pode ser causado pela fonte de alimentação do portátil que já não tem potência suficiente e também pode ser o leitor já meio avariado. Se tiveres espaço no hard drive podes criar uma partição extra e fazer o recovery para essa nova partição. Clique direito em "Meu Computador" > Gerir > Armazenamento > Gestão de Discos. Depois é só criar a partição com o nome recovery e ao arrancar com o recovery do windows ele encontra a partição nova.
 
Mesmo asim... não sei se é dos cds e dvs pois para isso talves nem os conseguisse ler. O que é isso da fonte de alimentação? Se for isso o que posso fazer?
Já agora, esqueci-me de mencionar também que tenho pó dentro do pc pois tirei o teclado para verificar a ventoinha e vi que tenho pó. Poderá também ser esta a causa?

Peço desculpa por ainda nem ter agradecido a ajuda que me estás a dar.

Muitíssimo obrigada
 
Quando os leitores começar a ficar meio avariados o primeiro sintoma é deixarem de gravar cd's mas continuam a ler durante mais algum tempo. A fonte de alimentação é o carregador do portátil, podes experimentar com outro carregador compativel com o mesmo portátil mas não vale a pena comprar outro carregador sem teres a certeza que é essa a causa. O pó dentro do portátil apenas faz o portátil aquecer mais mas não causa problemas no leitor, agora no inverno com a temperatura ambiente o calor não costuma ser problema.

Experimenta gravar com dvd's e cd's de outra marca ou até com os mesmos mas com a velocidade de gravação minima (1x).
 
Nunca tive um gravador de portátil que fosse grande coisa... sempre esquisitos com as marcas ou não liam bem em todos os leitores ... enfim

Isso erro de calibração é porque já deve ter ido à vida. Procura um firmware update para o modelo do gravador como última tentativa.
 
Depois de fazer uma actualização do windows agora já consigo gravar cds, gavei um cd à velocidade de 24x mas continuo a não conseguir gravar dvds. porque será? faltará algum programa no pc?
 
Back
Topo