1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Problema no login no Windows XP

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por SlickyMaster, 21 de Agosto de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 3580)

  1. Bom dia,

    Estou com um problema (e necessito de ajuda urgente) no login no Windows XP Profissional SP2, instalado num portátil ACER Aspire 5630.
    A máquina inicia normalmente e vai ao écran de Welcome do XP. Clico no utilizador e ele começa a carregar as definições pessoais, para logo efectuar o terminar de sessão e voltar atrás ao écran de welcome.
    Também faz isto arrancando em modo de segurança, modo de depuração, última configuração correcta, e também em modo de segurança com linha de comandos.

    Já percorri alguns foruns e já encontrei reports do mesmo problema, que se tinha verificado aquando da utilização (em modo de scanner) do Spybot e/ou Ad-Aware, e por falta de alimentação da bateria a máquina ter ido abaixo e quando depois ligada estava com este problema. Aparentemente o imbróglio estaria no 'userinit.exe', motivado pelo facto de um deles (Spybot ou Ad-Aware) ter editado a chave 'HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon'.

    A dificuldade aqui coloca-se no facto de eu não poder aceder ao windows para substituir o 'userinit.exe'.

    Obrigado desde já.

    David Pires.
     
  2. VecTrA__BoY

    VecTrA__BoY Power Member

    Boas,

    Tens de tirar o disco do computador e liga-lo externamente por usb, ou em "slave" noutro computador. depois é só seguires os passos que estão neste site: http://www.rwin.ch/xp-live/regedit.htm

    Já me aconteceu isso também e ficou resolvido. O que na pratica vais fazer, é aceder ao registo desse disco através doutro computador, para mudar o caminho do userinit no registo do Windows.
     
  3. Pois, mas sendo um disco de um portátil, não tenho como o ligar (como salve), numa board de um desktop, falta-me o material necessário.

    Uma hipótese de que me lembrei seria arrancar o portátil com o CD de instalação do XP Profissional SP2, o meu receio é que ele apague todo o disco ao tentar executar o recovery no setup de instalação.

    O que acham?

    David Manuel Pires
     
  4. VecTrA__BoY

    VecTrA__BoY Power Member

    Pois, ligar externamente e seguir esse site era a melhor solução, e não sei se com uma reinstalação do Windows isso volta ao sitio. Mas é uma questão de experimentares.
    Desde que não metas para apagar partição, ou para formatar, uma reinstalação não apaga dados nenhuns.
     
  5. Já tentei o seguinte:

    Arranquei a máquina com o CD de instalação do XP Profissional SP2, e no setup de instalação executei a opção R, para efectuar o Repair. Uma vez lá, e na linha de comandos entrei as seguintes instruções:
    1 - cd system32
    2 - copy userinit.exe wsaupdater.exe
    3 - exit

    Estava eu convencido que assim iria substituir o usrinit.exe corrompido, mas após o boot, continuo com o mesmo problema.

    Alguém tem mais alguma sugestão (sem ser Format C:)

    David Manuel Pires
     
  6. Já consegui resolver o problema (sem ter de formatar o disco).

    Cedo percebi que a única solução que teria, visto não ter cabos para pendurar o disco do portátil como slave numa outra máquina, seria editar a chave do registo do userinit.exe offline usando um live CD de boot.
    De todas as opções que encontrei a única que comigo funcionou foi a Bart's Preinstalled Environment (BartPE) bootable live windows CD/DVD, que podem obter aqui (aconselho a darem uma vista de olhos à secção Getting started).

    Depois de criado o CD de boot, com os ficheiros de instalação do XP (se não tiverem o CD de setup/instalação podem obtê-los duma máquina que os tenha) inseri-o no drive do portátil e arranquei com a máquina. Depois de carregados todos os ficheiros aparece o écran do Bart PE no monitor e podemos começar.

    1º - Inserir o comando Regedit.exe no prompt (janela de linha de comandos)
    [​IMG]

    2º - Seleccionar a árvore (ou colmeia) HKEY_USERS
    [​IMG]

    3º - Do menu File, seleccionar a opção Load Hive
    [​IMG]

    4º - Na caixa de diálogo que surgir navegar até à pasta C:\Windows\System32\config\ (atenção à letra do drive onde está instalado o sistema operativo, no meu caso era a C:\, mas noutros poderá não ser, têm de adequar ao vosso caso) e escolher o ficheiro Software (atenção que é o que não tem extensões)
    [​IMG]

    5º - Atribuir um nome à árvore/colmeia carregada (por exemplo MyXPHive)
    [​IMG]

    6º - Uma vez carregada a árvore/colmeia Software ela encontra-se sob a árvore/colmeia mãe HKEY_USERS

    7º - Para corrigir o valor da chave de registo na árvore/colmeia carregada devemos ir a HKEY_USERS\MyXPHive\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon, fazer duplo clique em Userinit e corrigir o valor para C:\Windows\System32\Userinit.exe,
    Atenção à vírgula final, ela faz parte do valor da chave e uma vez mais alerto para a questão da letra do drive aonde está instalado o sistema operativo.
    [​IMG]

    8º - Depois de corrigido o valor temos de descarregar a árvore/colmeia, seleccionando-a e indo ao menu File escolher a opção Unload Hive. Atenção à que escolhem tem de ser a que criaram, no meu caso era MyXPHive
    [​IMG]

    9º - Por fim apenas resta sair, e reiniciar a máquina que já será possível fazer o login.

    Espero que esta solução possa ajudar outros e queria agradecer a todos aqueles que perderam o seu tempo a tentar ajudar-me.

    David Manuel Pires
     

Partilhar esta Página