1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema no PC ( reinicios )

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por jacn, 6 de Julho de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 743)

1. jacn

jacn Power Member

Olá a todos.

Venho pedir ajuda aos experts deste forum.

Tenho um intel P4 3Ghz 530 numa matherboard Asus p5p800s. À uns tempos para cá o computador começou a fazer reinicios aleatórios e cada vez com maior frequencia. Até que na semana passada quando faz o post da bios reinicia e nao chega ao logo do sistema operativo que é o Windows XP SP2. Experimentei ir à Bios e baixei o FSB de 200 para 100 pondo assim o processador a trabalhar a 1,5 Ghz. Gravei as definições da Bios e reiniciei e já me conseguiu ir ao sistema operativo e parece estar estável.

Já testei as memorias, a fonte, a placa gráfica e o disco e nao acusa nenhum problema. A minha dúvida esta em saber se o problema é CPU ou matherboard pelo descrevi atrás.

Será que pode ser o CPU porque baixei o FSB para metade (100) que por acaso é o minimo que a board suporta para o valor do FSB? Ou será matherboard?

PS: Noto que o PC anda mais quente

2. nelsondac

nelsondac Power Member

limpa a ventoinha do CPU... desmonta msm tudo e limpa o pó a ventoinha e ao dissipador...

se continuar, muda a massa termica...

ha quanto tempo tens o pc???

3. jacn

jacn Power Member

Tenho o PC à 2 anos e meio. Por acaso cheguei a fazer isso de mudar a massa termica e limpar a ventuinha do CPU mas continua na mesma. Só consigo trabalhar a 1,5 ghz quando era suposto trabalhar a 3 Ghz. Além disso já fiz um flash na Bios.

O mais engraçado é que se eu colocar o FSB a 101 ( mais ou menos 1,52 Ghz o PC volta a fazer os tais reinicios. Só mesmo com ele a 100 de FSB.

Alguem tem sugestões do que possa estar a causar o problema?

Última edição: 6 de Julho de 2007
  4. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

Muito provavelmente será board.

Já tive problemas com uma board dessas, exactamente igual.

O CPU atingia temperaturas muito altas e reiniciava sozinho. Experimentei o CPU noutra board e funcionou sem problemas. Assim que a troquei, nunca mais tive problemas desses.

Qual é a temp do CPU quando reinicia? Entra na BIOS e vê.

Se tiveres possibilidades, experimenta com outra board.

5. WindWalker

WindWalker Power Member

Já viste na BIOS que temperatura o CPU atinge? Se fôr da ordem dos 70ºC, tens o cooler mal montado ;)

6. jacn

jacn Power Member

A temperatura do CPU é de 78º quando reinicia. Se for board, alguem me poderá indicar um sitio onde possa adquirir uma board com slot AGP pois eu não tenho de momento possibilidade de dar 700 ou 800 euros por um PC novo e alem disso tenho ainda uma boa placa gráfica AGP.

Fico à espera de sugestões.

7. tonebiclas

tonebiclas Power Member

78º ???????????????????????????????????????
    jasus.........das duas uma: ou bufas ou dás-lhe com a mangueira.
    o cooler do CPU tá a funcionar mesmo??? tenta ligar a fan do cooler á fonte em vez de ligar á motherboard.

8. nelsondac

nelsondac Power Member

sim... algo nao esta bem ai... e faz reset á BIOS... pode ser alguma configuraçao de OC para alem do FSB......

9. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

Ui, 78º? É óbvio que reinicia.

Se tens o cooler bem montado, com pasta térmica boa e sem pó, então só pode ser board ou CPU o que duvido mesmo MUITO.

Como já te disse, tive um problema exactamente igual ao teu com um mesmo modelo de board. Assim que pus uma nova, nunca mais tive problemas.

Boards com slot's AGP já não é fácil encontrar... :(

10. jacn

jacn Power Member

Cheguei à conclusão que de facto é a matherboard.
    Gostaria de saber a vossa opinião para a matherboard AsRock 4CoreDual-VSTA que estaria a pensar adquirir. Tem slot agp e pci-e, ddr e ddr2 ou seja permite-me aproveitar o que tenho ( placa gráfica AGP, memorias ddr) com possibilidade de um upgrade futuro quando tiver mais possibilidades financeiras. A matherboard está a 68 euros.

Que acham?

11. jacn

jacn Power Member

Então ninguem me dá sugestão acerca da placa-mãe?

Já vi, é verdade alguns topicos acerca desta placa neste forun, mas gostaria de saber outras opiniões.

Fico à espera.

12. Warlord

Warlord [email protected] Member

se nao estas a pensar fazer overclock e estas apertado de orcamento...forca...

Partilhar esta Página