problema no RED HAT

caprr

Power Member
Viva

tenho uma partição com o win 98 em fat32 ( 2gb), outra em ntfs com o xp pro(20Gb)e instalei o red hat em : 1,5GB swap e 6Gb em ext3.... tudo correu lindamente durante a instalação....

no LILO tenho:
--> red hat
-->dos...

no dos depois tenho:
-->win 98a
-->winxp

o problema vem a seguir....
nao tenho problemas em aceder a win 98 e red hat, so que quando escolho o xp este manda um msg de erro:

o win nao pode iniciar porque o ficheiro está em falta ou danificado:
<raiz do windows>\system32\hal.dll
reinstale uma copia do ficheiro acima
.

nao fiz nenhum mount para esta partição em ntfs pois nao dava...
para tentar resolver a situação ja tentei atraves da consola de recuperação do win xp colocar lá o ficheiro em falta ( copiei-o de um outro pc que aqui tenho com o mesmo so) e nada voltou a dar o mesmo erro....
antes tinha o mandrake e nunca tive problemas e na semna passada tentei red hat e deu o mesmo problema, esta semana ( como sou teimoso) voltei á carga, mas "ele" é mais teimosoo do que eu.....

o que poderei fazer, para tentar recuperar o win xp e remediar a situação....


fiquem bem
 
Se puderes instala agora o winxp por cima....

O xp é muito picuinhas com isso....

Para mim a melhor maneira de arrancar linux é com a diskete de arranke....

Cumps
 
viva

corrijam-me se estiver errado:

se eu agora instalar o xp por cima o lilo nao funciona e o boot vai directo para o win xp ou talvez reconheça a do win 98... correcto?? e depois do win xp estar ok entao arranco por disquete para linux e depois configuro o lilo... é isto correcto???

mas nao existe maneira de eu poder tratar-lhe da saude sem ter que instalar o xp por cima???

fap: tenho 1 GB de memoria e porque nao 1,5gb de swap????

fiquem bem
 
Originally posted by caprr

fap: tenho 1 GB de memoria e porque nao 1,5gb de swap????

fiquem bem

tirado da informação da RH
" Swap space acts like virtual memory. In other words, data is written to a swap partition when there is not enough RAM to store the data your system is processing. The installation program will set swap to 32MB as a default. You can choose to increase the swap size if desired, but there is no need to create a swap space larger than 256MB."

no máximo deverias ter como swap 1/2 da tua memória, logo 512...mas tu é que sabes...simplesmente é desperdicio
 
Sabes uma coisa??? lololllloloololol

Se o caprr tivesse esta solução, neste momento não tinha esse problema...

Depois um dia queixam-se k com tanta escrita no master boot record ficam sem o disco...

Usando a disquete, o linux não xateia o windows e vice-versa....

Cumps
 
viva

fap: estou esclarecido, eu desde á longo tempo vinha trabalhando de maneira inversa ou seja: sempre um poco mais do que a memoria.... obrigado


em relação á minha ultima questao relativa a nova instalação do win xp, qual a vossa opiniao???
 
viva

esqueci-me de dizer no portatil tenho o win xp e o red hat enunca deu problemas, porque será que agora no pc a porcaria do xp nao arranca????

vou experimentar sacar o ficheiro hal.dll do pc e po-lo no portatil a ver se o ficheiro esta mesmo danificado, sou se este problema é consequencia da existencia da partiçaõ de win 98, pois estas configurações sempre existiram com o mandrake e nunca deram problemas.... vou tentar ver o que se passa mas talvez va para suse....
 
viva

acabei de apagar o ficheiro do pc e colocar lá um q saquei da net...
apaguei o do portatil e coloquei-lhe o estava no pc

conclusao: o pc voltou a nao arrancar e o desktop arrancou sem problemas...

o pc continua a dar o mesmo erro:

o win nao pode iniciar porque o ficheiro está em falta ou danificado
raiz do windows \system32\hal.dll:


o directorio do win xp é o seguuinte d:\windows.... e o do win 98 é c:\windows....

eu tenho estado a alterar no d:\windows\system32\
sera que a raiz do windows esta a ser mal interpretada, visto o ficheiro estar ok???? ou será que eu é que estou a interpretar mal quando no erro diz "raiz do windows"....

nesta altura pondero tudo...
 
em principio td tem a haver com a ordem em que as coisas forma feitas.
mas n tenho 100% certeza pq ja n faço misturadas a bastante tempo a minha instalaçao de linux e windows sao da altura em que saiu o XP, instalei e está feito.

experimenta o seguinte, fazes o repair do XP, mas vais perder o LILO.

por isso depois arrancas de floppy (ainda tens drive?) ou de CD e re-instalas o lilo.

espero ter ajudado.

cumprimentos,
JPP
 
Originally posted by SwimmerBoy
Sabes uma coisa??? lololllloloololol

Se o caprr tivesse esta solução, neste momento não tinha esse problema...

Depois um dia queixam-se k com tanta escrita no master boot record ficam sem o disco...

Usando a disquete, o linux não xateia o windows e vice-versa....

Cumps

Se as coisas forem bem feitas não precisas de escrever para lá 500 vezes. E se tares dependente de uma disquete para iniciar um sistema operativo...... Mas pronto cada 1 faz como quer.
 
Eu pessoalmente prefiro não misturar windows com linux.....

Se a máquina tem vários sistemas operativos, prefiro k estejam separados....

Windows arranca normalmente de disco....

Linux, de disquete...

É simples e seguro....
 
eu pessoalmente n tenho qualquer problema em misturar windows e linux.

desde q se cumpram determinadas regras como por exemplo estarem em partiçoes diferentes.

e já vi por aí pessoal a meter na mesma partição, isso sim é pedir problemas.

de resto nunca tive problemas, mas tb é verdade q antes de instalar um sistema planeio minimamente a coisa.

nunca ia meter primeiro linux e depois windows por exemplo, pq ja sei q ia ter de re-instalar o bootloader qq q fosse o usado.

mas cm por outro lado, instalar e formatar e re-instalar n são tarefas q eu faça c um sorriso nos lábios.... daí ter a mesma instalação de windows e linux desde q saiu o XP.
 
Originally posted by SwimmerBoy
Eu pessoalmente prefiro não misturar windows com linux.....

Se a máquina tem vários sistemas operativos, prefiro k estejam separados....

Windows arranca normalmente de disco....

Linux, de disquete...

É simples e seguro....

tb nao saias de casa: é simples e seguro!

:rolleyes:

good luck com a tua diskette, mas isso é apenas trabalho desnecessário. Mas tb só evolui quem quer e quem pode...
 
além disso o Master Boot Record .... n aguenta só uma ou duas gravações.... ;)

live on the edge, install a boot loader several times :D:D
 
Back
Topo