Problema no Workgroup

Mr.Eko

Power Member
Boas,

tinha uma rede a funcionar com um workgroup e com 3 PC's a correrem XP profissional. De um momento para o outro, o PC (que é um notebook) deixou de aceder à rede. Os outros dois PC's conseguem aceder um ao outro sem problemas mas não conseguem aceder a este. Tenho a mesma conta e a mesma password em todos os computadores. Nunca tive problemas até hoje, de um momento para o outro.

Já desinstalei a placa wireless e instalei novamente, já corri o wizard umas quantas vezes e até já alterei o nome do computador sem sucesso...

Consigo pingar e obter resposta de todos os computadores a partir do notebook e consigo aceder às partilhas via endereço ip no "address bar" do explorer. Mas se for através do "Vizinhança na rede / Netwoork Neighbeirwood" às vezes não me aparecem os outros computadores e quando aparecem e tento aceder a eles, dá-me o erro "The network path was not found.".

Estou a entrar em desespero... :( Alguma solução?

Obrigado.
 
Não percebo muito do assunto. Mas por acaso não instalas-te nenhuma firewall no portatil?
O workgroup é o mesmo, tb não alteras-te?
Não me estou a lembrar de mais nada:(
 
dReAdAnGeL tenta fazer isto no notebook :

- Run
- cmd
- ipconfig /flushdns
- ipconfig /registerdns

Basicamente o que ele faz é um refresh às leases do DHCP e volta a registar os nomes DNS, porque se calhar ele não deve estar a associar o nome das máquinas ao IP correcto.

Cumps
 
[DekkeR] disse:
dReAdAnGeL tenta fazer isto no notebook :

- Run
- cmd
- ipconfig /flushdns
- ipconfig /registerdns

Basicamente o que ele faz é um refresh às leases do DHCP e volta a registar os nomes DNS, porque se calhar ele não deve estar a associar o nome das máquinas ao IP correcto.

Cumps

Fiz isso e continua sem dar. :( No entanto, agora aparecem-me sempre os pc's no workgroup mas continuo sem ter acesso a eles... :(
 
ElectricFox disse:
O XP do notebook têm o SP2 instalado? Se sim tens a firewall do XP ligada por defeito. Experimenta desativar a firewall do XP.

Tem mas a firewall já está desactivada. Aliás, nem sequer está instalada. E o workgroup já funcionou tal e qual como tenho o agora o XP configurado... :(
 
Mais uma tentativa:

Vais à pasta C:\Windows\system32\drivers\etc\
abres o file hosts com o wordpad e adicionas o nome e o IP das máquinas a esse ficheiro como está lá o exemplo do 127.0.0.1. Assegura-te que ele fica sem extensão senão não funciona. Reinicia e volta a tentar

Cumps
 
[DekkeR] disse:
Mais uma tentativa:

Vais à pasta C:\Windows\system32\drivers\etc\
abres o file hosts com o wordpad e adicionas o nome e o IP das máquinas a esse ficheiro como está lá o exemplo do 127.0.0.1. Assegura-te que ele fica sem extensão senão não funciona. Reinicia e volta a tentar

Cumps

Nada...estou a desesperar...já não sei o que fazer mais... :(
 
[DekkeR] disse:
Epah... se vires bem o problema não é assim tão mau... podes sempre aceder às máquinas via IP :rolleyes:

Pois, mas o problemas é que as máquinas têm ip dinâmico e não fixo... :( Não percebo estes stresses do Windows...vai daqui leva um format e pronto.
 
- Como é que tens os PCs ligados? Router? Switch? Se for Router tem serviço de DNS?
- As outras máquinas têm acesso ao notebook via nome?
- As outras máquinas conseguem comunicar entre si via nome?

Cumps
 
[DekkeR] disse:
- Como é que tens os PCs ligados? Router? Switch? Se for Router tem serviço de DNS?
- As outras máquinas têm acesso ao notebook via nome?
- As outras máquinas conseguem comunicar entre si via nome?

Cumps

- Os PC's estão ligados a um switch e o notebook acede por access point também está ligado ao switch e que por sua vez está ligado ao router.

- As outras máquinas têm acesso entre si via nome mas também não conseguem aceder ao notebook via nome... :(

Eu já tive isto a funcionar tal e qual como está ligado...foi alguma coisa que se desconfigurou aqui no portátil e eu não consigo descobrir o quê... :(
 
Certifica-te que tens o NetBIOS over TCP/IP ligado, assim como o serviço de Computer Browser.

Para ligares o NetBIOS over TCP/IP:

- Start
- Control Panel
- Network Connections.
- Botão direito em cima da ligação, Properties.
- Internet Protocol (TCP/IP), Properties.
- Separador General, Advanced.
- Separador WINS.
- Activa a opção Enable NetBIOS over TCP/IP

Iniciar o serviço Computer Browser

- Run, services.msc
- Procura o serviço Computer Browser e vê se está ligado.

Se isso não resultar talvez seja alguma politica de restrição que tenhas activada.

Cumps
 
Back
Topo