1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema nos discos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por elfo106, 16 de Junho de 2012. (Respostas: 24; Visualizações: 1665)

  1. elfo106

    elfo106 Power Member

    Boa noite, hoje ao ligar um computador deparei-me com um problema. Logo no arranque, naquela fase do scan devices, onde habitualmente me aparecia uma lista com os 2 discos que o computador tem, só me aparece um deles seguido de uma mensagem dizendo que o windows não pode arrancar por falha no boot. Indo à bios, nenhum dos discos me aparece...

    Coloquei um cd de instalação do windows e nenhum dos discos é listado...Já troquei os cabos de um disco com o outro e também a porta da board onde estão ligados e é sempre o mesmo disco que aparece, o outro nem sinal de vida...Já arranquei um live cd de uma versão ubuntu que aqui tinha..e mais uma vez, apenas um dos sinais de vida (tanto no Locais->Computador, como executando sudo fdisk -l)...desse disco, surgem 2 partições e nenhuma delas é a partição onde está o windows instalado.

    Acho tudo isto algo estranho, uma avaria em dois discos em simultâneo e estou sem ideias para resolver o problema, nomeadamente, arrancar o computador, ou pelo menos recuperar os dados..principalmente do disco que não dá sinais de vida...


    Agradeço desde já todas as contribuições e sugestões que possam dar.

    Obrigado!
     
  2. Tenta ligar 1 disco de cada vez e usa o Live Cd para ver se apanhas alguma coisa.
     
  3. elfo106

    elfo106 Power Member

    Já tinha feito isso. Para além de arrancar o live cd com os dois discos ligados, tentei ligá-los um de cada vez usando a porta sata 1, depois a sata 2, e depois trocando os cabos de power e sata entre eles. Resultado: um deles nunca aparece, e do outro só duas partições estão visíveis e acessíveis,

    Obrigado!
     
  4. E o que nao aparece, é onde tens os dados?
    Quando o ligas, ouves o disco a girar normalmente?
     
  5. elfo106

    elfo106 Power Member

    Sim, o que não aparece de todo era o disco de "dados"...o de maior capacidade.
    Sim, quando ligo o pc, não é que ouça grande coisa vinda dos discos, mas ao por a mão sinto aquela ligeira vibração e aquece um bocadinho.
     
  6. MangaLord

    MangaLord 1st Folding then Sex

    Pode ter sido a placa controladora do disco que berrou visto que já fizes-te esses testes todos.
     
  7. Qual a marca e modelo do disco que nao funciona?
     
  8. elfo106

    elfo106 Power Member

    Marca é maxtor, o modelo não me lembro, já la vão uns anos desde que o comprei. Tem (ou tinha...) 1TB
     
  9. Será uma Maxtor/Seagate firmware SD15?
     
  10. elfo106

    elfo106 Power Member

    Como sei o firmware? Alguma razão por especificares esse? O disco já tem uns anos..acho que uns 6 pelo menos deve ter, não sei se por aí já se exclui ou não essa versão de firmware
     
  11. A versão de firmware está na etiqueta do disco.
    Este firmware em especifico, pois veio com um bug que faz com que os discos deixem de ser detectados.
     
  12. elfo106

    elfo106 Power Member

    Ok, eu agora não o tenho aqui para ver. Se for esse o caso sabe como resolver? Actualizar o firmware de um disco que não é detectado...
     
  13. Só com equipamentos especificos para lidar com isso.
     
  14. marciop

    marciop Power Member

    Pois, se for o tal Seagate com bug, pode ter tido a tal chamada morte súbita, já me aconteceu isso a um dos meus (Seagate 1TB).
     
  15. elfo106

    elfo106 Power Member

    Alguém me sabe dizer se há alguma loja, física ou online, nacional ou não, que venda as tais placas electrónicas dos discos para que eu possa trocar pela minha?
     
  16. marciop

    marciop Power Member

    Diz-nos qual é a versão do teu disco, se o teu, foi um dos que teve morte súbita, é possível recuperá-lo.
     
  17. elfo106

    elfo106 Power Member

    Boa noite, peço desculpa por só ter voltado a responder agora.

    Ora bem, o disco é o stm3500320as. Na lista está lá um st3500320as, assim de repente, suspeito que o "m" seja de maxtor e de que possam estar a falar do mesmo disco apesar de na lista não ter o m. O que acham?

    Vou ler os links com mais atenção para ver se lá explica como resolvo o problema, mas se alguém já souber como é agradeço toda a ajuda possível.

    Obrigado a todos!

    edited: já li..."if your drive is no longer accessible, click here to contact Seagate directly for further assistance" e reencaminha-me para a página de assistência técnica.
     
    Última edição: 22 de Junho de 2012
  18. marciop

    marciop Power Member

    (opção 1) É assim, se ainda estiver dentro da garantia e, caso não te importes de possivelmente perderes os dados do disco, podes então mandá-lo para a Garantia.

    (opção 2) Podes tu próprio resolver o problema, eu consegui ''ressuscitar'' o meu com um cabo de dados da nokia seguind0 assim um tutorial ao pormenor.

    Não sei se já existem mais opções disponíveis para a resolução.

    Nem sei se essa tua versão está efetivamente na lista dos discos com o tal bug.

    Se entretanto contactares a assistência técnica, diz aí depois a resposta deles.
     
  19. elfo106

    elfo106 Power Member

    Irei entrar em contacto com eles. Agora, provavelmente só na 2ª feira é que eles me atendem. Dúvido que o disco esteja dentro da garantia, mas como por vezes há versões que têm mais do que os 2 anos de garantia talvez se lhes der o número de série me possam dizer quer se está incluído na tal lista do firmware como se está ou não dentro da garantia. Não queria perder os dados, daí esta minha tentativa de o recuperar, nem é tanto pelo valor monetário do disco em si. (Se em que o preço dos discos ainda não é o que era...mas isso é outra conversa)

    Se da parte da Seagate não me derem solução viável, não me importo nada de tentar essas soluções DIY. Por acaso não tens aí o tal tutorial? Mesmo que não seja igual ao que eu terei que fazer, já fico com uma ideia, ou então, pesquisaste por quê quando andavas à procura?
     
  20. mordock

    mordock Power Member

    Vai a bios e verifica o AHCI, e brinca com as opções disso.

    Caso nao passe o prob, no modo dos discos mete isso em IDE caso nao estejam

    Abraço
     
    Última edição: 23 de Junho de 2012

Partilhar esta Página