Problema nos discos

elfo106

Power Member
Boa noite, hoje ao ligar um computador deparei-me com um problema. Logo no arranque, naquela fase do scan devices, onde habitualmente me aparecia uma lista com os 2 discos que o computador tem, só me aparece um deles seguido de uma mensagem dizendo que o windows não pode arrancar por falha no boot. Indo à bios, nenhum dos discos me aparece...

Coloquei um cd de instalação do windows e nenhum dos discos é listado...Já troquei os cabos de um disco com o outro e também a porta da board onde estão ligados e é sempre o mesmo disco que aparece, o outro nem sinal de vida...Já arranquei um live cd de uma versão ubuntu que aqui tinha..e mais uma vez, apenas um dos sinais de vida (tanto no Locais->Computador, como executando sudo fdisk -l)...desse disco, surgem 2 partições e nenhuma delas é a partição onde está o windows instalado.

Acho tudo isto algo estranho, uma avaria em dois discos em simultâneo e estou sem ideias para resolver o problema, nomeadamente, arrancar o computador, ou pelo menos recuperar os dados..principalmente do disco que não dá sinais de vida...


Agradeço desde já todas as contribuições e sugestões que possam dar.

Obrigado!
 
Tenta ligar 1 disco de cada vez e usa o Live Cd para ver se apanhas alguma coisa.

Já tinha feito isso. Para além de arrancar o live cd com os dois discos ligados, tentei ligá-los um de cada vez usando a porta sata 1, depois a sata 2, e depois trocando os cabos de power e sata entre eles. Resultado: um deles nunca aparece, e do outro só duas partições estão visíveis e acessíveis,

Obrigado!
 
E o que nao aparece, é onde tens os dados?
Quando o ligas, ouves o disco a girar normalmente?

Sim, o que não aparece de todo era o disco de "dados"...o de maior capacidade.
Sim, quando ligo o pc, não é que ouça grande coisa vinda dos discos, mas ao por a mão sinto aquela ligeira vibração e aquece um bocadinho.
 
A versão de firmware está na etiqueta do disco.
Este firmware em especifico, pois veio com um bug que faz com que os discos deixem de ser detectados.
 
Ok, eu agora não o tenho aqui para ver. Se for esse o caso sabe como resolver? Actualizar o firmware de um disco que não é detectado...
 
Alguém me sabe dizer se há alguma loja, física ou online, nacional ou não, que venda as tais placas electrónicas dos discos para que eu possa trocar pela minha?
 
Seagate acha bug em HDs e recomenda atualizar firmware

A Seagate informou ter identificado que alguns discos das linhas Barracuda 7200.11 de 160 GB a 1,5 TB, DiamondMax 22 de 250 GB a 1 TB ou Barracuda ES.2 SATA SV35 de 160 GB a 1 TBfabricados no mês de dezembro de 2008 começaram a apresentar uma estranha falha que impede o acesso às informações já armazenadas no disco. Segundo a empresa, esses dados não foram apagados e sim estão apenas inacessíveis e que isso pode ter sido provocado por um bug de firmware.

Note que esse problema pode ocorrer ou não. A Seagate recomenda a todos que tenham suspeitas de ter um desses discos em seus sistemas que identifiquem o modelo, número de série e revisão do firmware do HD.



Algumas versões afetadas:

Firmware Update (AD14, SD15, SD16, SD17, SD18, SD19, SD81) Models - ST3500320AS, ST3500620AS, ST3500820AS, ST3640330AS, ST3640530AS, ST3750330AS, ST3750630AS, ST31000340AS
http://knowledge.seagate.com/articles/en_US/FAQ/207951en/?language=en_US&fs=Search&pn=1

Firmware Updates for Seagate Products
http://knowledge.seagate.com/articles/en_US/FAQ/207931en/?language=en_US&fs=Search&pn=1

Diz-nos qual é a versão do teu disco, se o teu, foi um dos que teve morte súbita, é possível recuperá-lo.
 
Boa noite, peço desculpa por só ter voltado a responder agora.

Ora bem, o disco é o stm3500320as. Na lista está lá um st3500320as, assim de repente, suspeito que o "m" seja de maxtor e de que possam estar a falar do mesmo disco apesar de na lista não ter o m. O que acham?

Vou ler os links com mais atenção para ver se lá explica como resolvo o problema, mas se alguém já souber como é agradeço toda a ajuda possível.

Obrigado a todos!

edited: já li..."if your drive is no longer accessible, click here to contact Seagate directly for further assistance" e reencaminha-me para a página de assistência técnica.
 
Última edição:
Boa noite, peço desculpa por só ter voltado a responder agora.

Ora bem, o disco é o stm3500320as. Na lista está lá um st3500320as, assim de repente, suspeito que o "m" seja de maxtor e de que possam estar a falar do mesmo disco apesar de na lista não ter o m. O que acham?

Vou ler os links com mais atenção para ver se lá explica como resolvo o problema, mas se alguém já souber como é agradeço toda a ajuda possível.

Obrigado a todos!

edited: já li..."if your drive is no longer accessible, click here to contact Seagate directly for further assistance" e reencaminha-me para a página de assistência técnica.

(opção 1) É assim, se ainda estiver dentro da garantia e, caso não te importes de possivelmente perderes os dados do disco, podes então mandá-lo para a Garantia.

(opção 2) Podes tu próprio resolver o problema, eu consegui ''ressuscitar'' o meu com um cabo de dados da nokia seguind0 assim um tutorial ao pormenor.

Não sei se já existem mais opções disponíveis para a resolução.

Nem sei se essa tua versão está efetivamente na lista dos discos com o tal bug.

Se entretanto contactares a assistência técnica, diz aí depois a resposta deles.
 
Irei entrar em contacto com eles. Agora, provavelmente só na 2ª feira é que eles me atendem. Dúvido que o disco esteja dentro da garantia, mas como por vezes há versões que têm mais do que os 2 anos de garantia talvez se lhes der o número de série me possam dizer quer se está incluído na tal lista do firmware como se está ou não dentro da garantia. Não queria perder os dados, daí esta minha tentativa de o recuperar, nem é tanto pelo valor monetário do disco em si. (Se em que o preço dos discos ainda não é o que era...mas isso é outra conversa)

Se da parte da Seagate não me derem solução viável, não me importo nada de tentar essas soluções DIY. Por acaso não tens aí o tal tutorial? Mesmo que não seja igual ao que eu terei que fazer, já fico com uma ideia, ou então, pesquisaste por quê quando andavas à procura?
 
Vai a bios e verifica o AHCI, e brinca com as opções disso.

Caso nao passe o prob, no modo dos discos mete isso em IDE caso nao estejam

Abraço
 
Última edição:
Back
Topo