Problema nos discos

Irei entrar em contacto com eles. Agora, provavelmente só na 2ª feira é que eles me atendem. Dúvido que o disco esteja dentro da garantia, mas como por vezes há versões que têm mais do que os 2 anos de garantia talvez se lhes der o número de série me possam dizer quer se está incluído na tal lista do firmware como se está ou não dentro da garantia. Não queria perder os dados, daí esta minha tentativa de o recuperar, nem é tanto pelo valor monetário do disco em si. (Se em que o preço dos discos ainda não é o que era...mas isso é outra conversa)

Se da parte da Seagate não me derem solução viável, não me importo nada de tentar essas soluções DIY. Por acaso não tens aí o tal tutorial? Mesmo que não seja igual ao que eu terei que fazer, já fico com uma ideia, ou então, pesquisaste por quê quando andavas à procura?

Na altura estava a seguir os passos de um tutorial ''texto'' só que não estava la a conseguir ter muito sucesso em alguns passos assim, passei a seguir o seguinte vídeo:

[video=youtube;WqC4VNHkjvc]http://www.youtube.com/watch?v=WqC4VNHkjvc[/video]

Infelizmente parece que o vídeo original foi removido, e o que a aqui deixo é uma reinserção com menos qualidade que um user postou, mas que ajuda bem o suficiente.

Existem no youtube diversos vídeos com os procedimentos a seguir.

Se entretanto não conseguires a reparação do disco por outros meios e, caso queiras seguir esta opção, eu depois vejo se te consigo arranjar o tal tutorial ''texto'', talvez ajude no esclarecimento de alguns procedimentos.

O processo de recuperação do disco é muito rápido, apesar de parecer algo meio complicado é muito fácil, bem, eu só disse isto depois de o compor, é que para o trazer à vida foram precisas inúmeras tentativas, na altura já estava mesmo quase a deitar a toalha ao chão, a sorte foi ter encontrado o tal vídeo e reparar que estava a executar mal um passo (simples burrice).
Olha, segue as sugestões dadas pelo mordock, se não tiveres resultados positivos, confirma se o teu disco é um dos tais com bug e vai dando notícias da situação.
 
Última edição:
Obrigado mordock pelas dicas. Irei tentar isso certamente. Não sei se percebi, tenho que olhar para a bios e ver se encontro as opçoes que dizes mas penso que não haverá problemas de maior. Obrigado marciop pelo video, pareceu-me bastante simples e até engraçado (0:14 2:15 ~) :D . Fiquei no entanto com uma duvida, mas nao é tecnica..ou é...para quê um cabo de um nokia tão especifico se no fim lhe cortam a ponta? Penso que o truque ali será enviar os comandos sem me enganar no que estou a digitar. De resto, acho perfeitamente acessível para se fazer em casa.

Mais uma vez, obrigado a todos, para já vou aguardar resposta por parte da Seagate, penso que 2ª ou 3ª já me devem dizer alguma coisa. Depois dou noticias.
 
Vai a bios e verifica o AHCI, e brinca com as opções disso.

Caso nao passe o prob, no modo dos discos mete isso em IDE caso nao estejam

Abraço

Boa noite, não encontrei o AHCI na minha bios. O mais parecido que lá tinha era ACPI e estava relacionado com ter power on na ps/2, pci, etc... era a isto que te referias?
 
Na altura estava a seguir os passos de um tutorial ''texto'' só que não estava la a conseguir ter muito sucesso em alguns passos assim, passei a seguir o seguinte vídeo:

[video=youtube;WqC4VNHkjvc]http://www.youtube.com/watch?v=WqC4VNHkjvc[/video]

Infelizmente parece que o vídeo original foi removido, e o que a aqui deixo é uma reinserção com menos qualidade que um user postou, mas que ajuda bem o suficiente.

Existem no youtube diversos vídeos com os procedimentos a seguir.

Se entretanto não conseguires a reparação do disco por outros meios e, caso queiras seguir esta opção, eu depois vejo se te consigo arranjar o tal tutorial ''texto'', talvez ajude no esclarecimento de alguns procedimentos.

O processo de recuperação do disco é muito rápido, apesar de parecer algo meio complicado é muito fácil, bem, eu só disse isto depois de o compor, é que para o trazer à vida foram precisas inúmeras tentativas, na altura já estava mesmo quase a deitar a toalha ao chão, a sorte foi ter encontrado o tal vídeo e reparar que estava a executar mal um passo (simples burrice).
Olha, segue as sugestões dadas pelo mordock, se não tiveres resultados positivos, confirma se o teu disco é um dos tais com bug e vai dando notícias da situação.

Venho aqui dizer que já consegui resolver o problema. Segui os passos desse video e o disco voltar a dar sinais de vida. Muito obrigado!!!

Gostava também de elogiar a assistência da Seagate que se disponibilizou a enviar-me um estafeta para levantar o disco e enviá-lo para a assistência em Amesterdão e enviar-mo de volta com o problema resolvido sem custos. Um pequeno senão, teria de ser eu a embalá-lo com um saco anti-estático. bolhas de ar e papel para o proteger durante a viagem. Como é óbvio, nem todos temos sacos anti-estáticos em casa para o fazer facilmente.

Decidi então comprar o cabo indicado, que me custou menos de 4€ já com os portes incluídos e foram bem dados :D

Eu tinha posto um dúvida em relação ao modelo do cabo, se tinha que ser mesmo aquele uma vez que ia cortar a ponta. Resposta: Não, não tem. Apenas é sugerido este modelo pois tem um conversor usb->serie, e qualquer cabo que faça a conversão usb->serie serve, mas este é muito fácil de encontrar e é muito barato.

Mais uma vez, agradeço a todos que aqui vieram ajudar na resolução do problema!

Fica a dúvida: o que se passa com o outro disco? Relembro que lhe tinha desaparecido uma partiçao, a C onde tinha o Windows, entretanto formatei-o e instalei uma versão de linux (após umas 30 tentativas porque estava sempre a encravar o computador). Mesmo agora, o computador volta e meia encrava e só um brute shutdown resolve. Reparo também que sempre que entro na aplicação para instalar aplicações (não me lembra o nome...não é o synaptics...a outra..) passados uns momentos...freeza, e lá tenho eu que lhe cortar a energia.

Estará este disco danificado? Foi coincidência o outro ter revelado um problema de firmware enquanto o outro ficou danificado?

Obrigado!
 
Back
Topo