1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema num Imac500 (acho)

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Dário Araújo, 21 de Novembro de 2005. (Respostas: 26; Visualizações: 1846)

  1. Dário Araújo

    Dário Araújo Power Member

    Boas noites caros colegas, tenho um problemazinho com um imac que me deram que gostaria de tentar resolver, é o seguinte a drive de cds cospe os cds que lá meto dentro passados uns segundos seja que tipo de cd for ela manda sempre para a rua será que está pifada?? Essa drive lê cds só ou tambem lê dvds , o mac é um Imac500 G3 (acho que é isto) nas propriedades diz qie é um G3 @500 com 64Mb ram e na sei quanto de disco, eu tambem gostaria de saber se podemos fazer algum upgrade ao bicho, tipo meter mais memória, qual é o máximo que pode ter, processador se pode ser alterado, ou seja que upgrades posso fazer no bicho. É que não tenho experiencia nenhuma em macs, sempre lidei com pcs e como me deram o imac gostaria de tentar explorar um pouco o bicho, já agora se alguem souber links com tutoriais que expliquem como abrir o dito cujo e upgradear o mesmo agradecia. Bem fiquem bem e boa noite, um obrigado desde já pelas futuras sugestões. Obrigado
     
  2. Encarnado

    Encarnado [email protected] Member

    Falta saber que colecção (cor) é esse iMac G3/500. :\
    Pelos 64MB de RAM aponto para a 1ª versão G3/500 de 2000.
    O maximo de memoria é 1GB PC100, terá um disco de 30GB e DVD-ROM 4x. Como a drive é slot-load não aconselho a substituição da mesma.
    O iMac arranca? Que OS tem (com 64MB deve ter OS 9)?
     
  3. Dário Araújo

    Dário Araújo Power Member

    É um azul escuro translucido, tem o Os 9.1. Ele não arrancava, dava um erro the memory bank demasiado grande e vai reiniciar mas depois não dáva para fazer nada, nem rato nem teclado funcionava, tinha que desligar no botão, depois lembrei-me que tinha um modulo de memória de 128Mb 133mhz sem utilização e tentei meter a ver se dava, nem sabia que dava para meter esses dimms, porque o que eu tirei do imac era mais alto mas depois de encaixar os 2 o imac arrancou e funciona bem excepto a drive de cds ou dvds não sei. Eu meto os cds ele faz o barulho e depois ejecta . Será que se arranjar uma caixa externa para ligar discos IDE e ligar um cd-rom ele irá reconhecer??
     
  4. Pretender

    Pretender Power Member

    A drive é de slot ou gaveta?
    se for gaveta experimenta dar-lhe um puxão seco qdo tiver cá fora (a gaveta)... num cdrom q tive num p200 isso funcionava e lembro-me de ver alguém aqui no fórum que resolveu da mm maneira um problema semelhante :D
     
  5. Encarnado

    Encarnado [email protected] Member

    Posso dizer desde já que o modelo não é de gaveta/bandeja.
    Corre o Apple System Profiler que deverá estar no menu da maçã (apple menu). Esse programa mostra o "system info" de um Mac.
    A drive poderá ter a lente suja. Como é um iMac que tem FireWire, reconheçe na boa discos/drives externas. Por usb desaconselho que essa maquina só tem usb1.1 (lento lento lento).
    Sim dá para usar RAMs PC133 em Macs desde o G3 Beige (os 1ºs G3s que sairam). Nos Macs pré-G3 é que o encaixe dos DIMMs é ligueiramente diferente.

    PS: lembrei-me de um caso: Um dos PowerMac em que trabalho tinha uma drive de DVD-RAM type I (DVD-RAM com cartridge) e a partir de certa altura deixou de ler DVDs (e o unico DVD-RAM que tinha) e creio que fazia a mesma coisa, mas lia os CDs na boa. Poderá ser uma certa descalibração do laser da drive. Não tive mt em cima do problema, já que mandei substituir o DVD-RAM por um CDRW (muito mais util na altura já que os dvdr eram rarissimos) logo a seguir a esse problema
     
    Última edição: 23 de Novembro de 2005
  6. Dário Araújo

    Dário Araújo Power Member

    Eu queria instalar o Os X mas sem drive de cds (sim acho que é uma drive de cds que tem, pelo menos é o que aparece no apple system profiler) como é que posso instalar, através de um disco rigido?? Como é que se abre aquilo para se poder mudar de disco ou de drive de cds? Pode-se meter uma drive de dvd naquilo se comprar na apple? Será muito caro ou será melhor investir numa unidade externa firewire? O sistema tem agora 194MB ram será que dá para o OS X?? Obrigado pelas opiniões
     
  7. Encarnado

    Encarnado [email protected] Member

    De um disco nao instalas porque o CD tem de fazer boot da maquina.
    194MB de RAM é apertado para instalar o 10.4 (minimo 256MB) e não sei se chega a instalar.
    O 10.3 creio que só precisava de 128MB de RAM para instalar.
    Tens de ter em atenção que não dá para abrir muitos programas ou programas pesados.
    Não sei se a maquina arranca por firewire (um leitor DVD numa caixa FW).
    Peças Apple são carissimas, mesmo que antigas.
    Podes tentar é desmontar o imac e ligar uma drive DVD no lugar da drive de CDs, instalares o X e remontares a maquina.
     
  8. Pretender

    Pretender Power Member

    Ou então se tiveres um compressor sopra ar lá para dentro. pode ser que limpe o laser :P (se estiver sujo)
     
  9. bsod

    bsod Power Member

    lembrei-me agora: tenho um dvd d mesa Mustek ke tb m da esse tipo de problemas: a ler DVDs bloqueia, "parte" a imagem, dá erros, eu sei lá (em certos DVDs, noutros nem se queixa) - no entanto a ler CDs áudio, MP3 e mesmo SVCDs nao tem problema nenhum! isso deve-se ao facto de os sectores do DVD serem muito mais pequenos... é precisa muita definição, e se, como o encarnado referiu, houver descalibração... adeus leitura ;)

    relativamente a limpar o interior da drive com ar comprimido, tanto pode dar como nao dar: isto é, tanto pode limpar algum pó (se houver, podes usar um CD de limpeza, arranjas um numa grande superfície por 5 euros ;)), como pode descalibrar ainda mais a lente, ainda piorando mais a coisa :D
     
  10. Dário Araújo

    Dário Araújo Power Member

    Mas é normal a drive cuspir o cd 5 segundos depois de ter metido o cd lá dentro?? Estando o laser sujo é suposto fazer isso?? Como é que se desmonta o imac, tem algum "truque" ou é so desaparafusar parafusos? Alguem conhece algum site onde tenha tuturiais a explicar como se desmonta imacs entre outras coisas. Obrigado pessoal.
     
  11. bsod

    bsod Power Member

    hmmm pode ser ke o firmware esteja programado pa cuspir qq coisa ke se lhe meta e n reconheça... os leitores CD SCSI antigos da Apple fazem isso...

    desmontar um iMac... n sei. Mas é arriscadito... a voltagem pa alimentar o CRT é altíssima, e podes electrocutar-t naquilo... ja eu tenho medo d abrir o meu SE/30 :P. n sei... googla... mas
    é arriscadito :P
     
  12. Dário Araújo

    Dário Araújo Power Member

    Eu meto os cds que vieram com o imac (Os 9.1, recovery nã sei quê,) e acontece sempre a mesma coisa. Pode.se actualizar o firmware da drive de cds (como é que eu sei se é de cds ou dvds? ) Encontrei uma pagina que explica como desmontar passo por passo, mas agora fiquei um cadito com medo dessa cena da voltagem, eu tb so queria tirar a drive de cds. Aquilo se tiver desligado um tempo não dissipará a energia acumulada? Eu na quero apanhar chokes hehe!!
     
  13. bsod

    bsod Power Member

    hmmm... tinha d ser algum tempinho... tb ha uns descarregadores... ms eu nc tentei isso... alias... o meu se/30 ta c um problema c o altifalante, deve ser provavelmente um cabo mal ligado, ms eu nem m atrevo a abri-lo!!! (primeiro ke tire o CRT da frente...). O mesmo acontece com o Performa 5200... mas nesse é + facil chegar à board, podes ver isso na page do encarnado ;) mas ponham-m uma pizza box à frente e eu digo-vos... (aliás, tenho 4 "vítimas" à escolha :D)

    actualizar o firmware?? maybe... mas o ideal seria talvez arranjares uma drive externa... assim ate podias por um DVD burner aí e começares a bombar isso (claro k fazer edição d vídeo c os progs actuais numa maquina c 6 anos n é facil, ms pronto...)
     
  14. Encarnado

    Encarnado [email protected] Member

    Não tens que te preocupar com as voltagens do ecrã porque tu não chegas ao circuito do ecrã.
    Só tens q tirar a tampa de plastico de baixo, a grelha de protecção (chapa com furinhos) e tens acesso à board e às drives. Só tens que sakar o bloco que segura a drive de CD/DVD e o disco.

    No SE/30 para se chegar ao speaker é realmente necessario desmontar a maquina toda!
     
  15. bsod

    bsod Power Member

    pois... quando a Apple viu que os clientes queriam começar a desmontar as máquinas, fez-lhes a vontade (também não deveria querer ser responsabilizada por mortes devido aos seus produtos :D). agora o meu SE/30 é doutra época... até para abri-lo tinha de ser com uma chave específica... :P

    já o 5200 é relativamente fácil de abrir (porque é que pego sempre com o 5200?)
     
  16. Encarnado

    Encarnado [email protected] Member

    Sei lá. Maquina podre mas interessante e facilima de desmontar?
    Acho que ligo o meu hoje.
     
  17. bsod

    bsod Power Member

    lol. o meu está longe... nao o posso ter aqui comigo... a casa já está cheia com SE/30, dois LCIII, um IIci, um timex que acho que não funciona (mais o seu respectivo monitor e sistema de disquetes) e dois PCs... logo não há lugar aqui para o 5200... além de que ele está emprestado... ;)
     
  18. Dário Araújo

    Dário Araújo Power Member

    Bem já consegui tirar o disco e a drive de cds (sim é de cds) e queria ver se metia um disco maior e um dvd, quanto ao disco aquilo penso que é só substituir um por outro, agora quanto ao dvd é mais complicado pois o cabo ide do cd-rom é mais largo e não tem cabo de alimentação para poder ligar um dvd aquilo. Que posso fazer??
     
  19. Encarnado

    Encarnado [email protected] Member

    Bem, não podes meter um disco maior que 120GB.
    No caso do DVD... sinceramente nao sei.
     
  20. Dário Araújo

    Dário Araújo Power Member

    Bem já desmontei a drive de cds, passei um cotonete de algodão na lente, montei mas os cds continuam a ser cuspidos da mesma maneira que eram, por isso penso que o problema não será da lente suja. Tive a ver e pensei que se calhar podia fazer outro cabo ide igual ao do imac mas com mais uma tomada igual á do disco assim podia por o disco e uma drive de cds/dvds de pc e depois arranjava uma ficha molex em y para dar energia á drive de cds, até que ponto isto seria viável?? Dá para fazer um cabo desses não dá? É que o cabo que tem no imac basicamente é igual ao que descrevi, na board liga uma ficha mais larga, igual á da drive de cds e depois da ficha da drive os fios são reduzidos (devem ser os que carregam energia para a drive de cds) e os restantes ligados a outra ficha ide "normal" a que se podem ligar os discos e as drives de cds. Mais uma coisinha, quanto á instalação do mac os reparei que ao meter o cd de instalação do mac os9.2 o imac arrancou mesmo sem o disco, será que posso instalar o mac os num disco que esteja ligado pelo usb ou firewire ou mesmo numa drive em rede??? Obrigado pela atençao disponibilizada e pelas possiveis opiniões.
     

Partilhar esta Página