1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema num Imac500 (acho)

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Dário Araújo, 21 de Novembro de 2005. (Respostas: 26; Visualizações: 1846)

1. Dário Araújo

Dário Araújo Power Member

Boas noites caros colegas, tenho um problemazinho com um imac que me deram que gostaria de tentar resolver, é o seguinte a drive de cds cospe os cds que lá meto dentro passados uns segundos seja que tipo de cd for ela manda sempre para a rua será que está pifada?? Essa drive lê cds só ou tambem lê dvds , o mac é um Imac500 G3 (acho que é isto) nas propriedades diz qie é um G3 @500 com 64Mb ram e na sei quanto de disco, eu tambem gostaria de saber se podemos fazer algum upgrade ao bicho, tipo meter mais memória, qual é o máximo que pode ter, processador se pode ser alterado, ou seja que upgrades posso fazer no bicho. É que não tenho experiencia nenhuma em macs, sempre lidei com pcs e como me deram o imac gostaria de tentar explorar um pouco o bicho, já agora se alguem souber links com tutoriais que expliquem como abrir o dito cujo e upgradear o mesmo agradecia. Bem fiquem bem e boa noite, um obrigado desde já pelas futuras sugestões. Obrigado

2. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Falta saber que colecção (cor) é esse iMac G3/500. :\
    Pelos 64MB de RAM aponto para a 1ª versão G3/500 de 2000.
    O maximo de memoria é 1GB PC100, terá um disco de 30GB e DVD-ROM 4x. Como a drive é slot-load não aconselho a substituição da mesma.
    O iMac arranca? Que OS tem (com 64MB deve ter OS 9)?

3. Dário Araújo

É um azul escuro translucido, tem o Os 9.1. Ele não arrancava, dava um erro the memory bank demasiado grande e vai reiniciar mas depois não dáva para fazer nada, nem rato nem teclado funcionava, tinha que desligar no botão, depois lembrei-me que tinha um modulo de memória de 128Mb 133mhz sem utilização e tentei meter a ver se dava, nem sabia que dava para meter esses dimms, porque o que eu tirei do imac era mais alto mas depois de encaixar os 2 o imac arrancou e funciona bem excepto a drive de cds ou dvds não sei. Eu meto os cds ele faz o barulho e depois ejecta . Será que se arranjar uma caixa externa para ligar discos IDE e ligar um cd-rom ele irá reconhecer??

4. Pretender

Pretender Power Member

A drive é de slot ou gaveta?
    se for gaveta experimenta dar-lhe um puxão seco qdo tiver cá fora (a gaveta)... num cdrom q tive num p200 isso funcionava e lembro-me de ver alguém aqui no fórum que resolveu da mm maneira um problema semelhante :D

5. Encarnado

Posso dizer desde já que o modelo não é de gaveta/bandeja.
    Corre o Apple System Profiler que deverá estar no menu da maçã (apple menu). Esse programa mostra o "system info" de um Mac.
    A drive poderá ter a lente suja. Como é um iMac que tem FireWire, reconheçe na boa discos/drives externas. Por usb desaconselho que essa maquina só tem usb1.1 (lento lento lento).
    Sim dá para usar RAMs PC133 em Macs desde o G3 Beige (os 1ºs G3s que sairam). Nos Macs pré-G3 é que o encaixe dos DIMMs é ligueiramente diferente.

PS: lembrei-me de um caso: Um dos PowerMac em que trabalho tinha uma drive de DVD-RAM type I (DVD-RAM com cartridge) e a partir de certa altura deixou de ler DVDs (e o unico DVD-RAM que tinha) e creio que fazia a mesma coisa, mas lia os CDs na boa. Poderá ser uma certa descalibração do laser da drive. Não tive mt em cima do problema, já que mandei substituir o DVD-RAM por um CDRW (muito mais util na altura já que os dvdr eram rarissimos) logo a seguir a esse problema

Última edição: 23 de Novembro de 2005
  6. Dário Araújo

Eu queria instalar o Os X mas sem drive de cds (sim acho que é uma drive de cds que tem, pelo menos é o que aparece no apple system profiler) como é que posso instalar, através de um disco rigido?? Como é que se abre aquilo para se poder mudar de disco ou de drive de cds? Pode-se meter uma drive de dvd naquilo se comprar na apple? Será muito caro ou será melhor investir numa unidade externa firewire? O sistema tem agora 194MB ram será que dá para o OS X?? Obrigado pelas opiniões

7. Encarnado

De um disco nao instalas porque o CD tem de fazer boot da maquina.
    194MB de RAM é apertado para instalar o 10.4 (minimo 256MB) e não sei se chega a instalar.
    O 10.3 creio que só precisava de 128MB de RAM para instalar.
    Tens de ter em atenção que não dá para abrir muitos programas ou programas pesados.
    Não sei se a maquina arranca por firewire (um leitor DVD numa caixa FW).
    Peças Apple são carissimas, mesmo que antigas.
    Podes tentar é desmontar o imac e ligar uma drive DVD no lugar da drive de CDs, instalares o X e remontares a maquina.

8. Pretender

Pretender Power Member

Ou então se tiveres um compressor sopra ar lá para dentro. pode ser que limpe o laser :P (se estiver sujo)

9. bsod

bsod Power Member

lembrei-me agora: tenho um dvd d mesa Mustek ke tb m da esse tipo de problemas: a ler DVDs bloqueia, "parte" a imagem, dá erros, eu sei lá (em certos DVDs, noutros nem se queixa) - no entanto a ler CDs áudio, MP3 e mesmo SVCDs nao tem problema nenhum! isso deve-se ao facto de os sectores do DVD serem muito mais pequenos... é precisa muita definição, e se, como o encarnado referiu, houver descalibração... adeus leitura ;)

relativamente a limpar o interior da drive com ar comprimido, tanto pode dar como nao dar: isto é, tanto pode limpar algum pó (se houver, podes usar um CD de limpeza, arranjas um numa grande superfície por 5 euros ;)), como pode descalibrar ainda mais a lente, ainda piorando mais a coisa :D

10. Dário Araújo

Mas é normal a drive cuspir o cd 5 segundos depois de ter metido o cd lá dentro?? Estando o laser sujo é suposto fazer isso?? Como é que se desmonta o imac, tem algum "truque" ou é so desaparafusar parafusos? Alguem conhece algum site onde tenha tuturiais a explicar como se desmonta imacs entre outras coisas. Obrigado pessoal.

11. bsod

bsod Power Member

hmmm pode ser ke o firmware esteja programado pa cuspir qq coisa ke se lhe meta e n reconheça... os leitores CD SCSI antigos da Apple fazem isso...

desmontar um iMac... n sei. Mas é arriscadito... a voltagem pa alimentar o CRT é altíssima, e podes electrocutar-t naquilo... ja eu tenho medo d abrir o meu SE/30 :P. n sei... googla... mas
    é arriscadito :P

12. Dário Araújo

Eu meto os cds que vieram com o imac (Os 9.1, recovery nã sei quê,) e acontece sempre a mesma coisa. Pode.se actualizar o firmware da drive de cds (como é que eu sei se é de cds ou dvds? ) Encontrei uma pagina que explica como desmontar passo por passo, mas agora fiquei um cadito com medo dessa cena da voltagem, eu tb so queria tirar a drive de cds. Aquilo se tiver desligado um tempo não dissipará a energia acumulada? Eu na quero apanhar chokes hehe!!

13. bsod

bsod Power Member

hmmm... tinha d ser algum tempinho... tb ha uns descarregadores... ms eu nc tentei isso... alias... o meu se/30 ta c um problema c o altifalante, deve ser provavelmente um cabo mal ligado, ms eu nem m atrevo a abri-lo!!! (primeiro ke tire o CRT da frente...). O mesmo acontece com o Performa 5200... mas nesse é + facil chegar à board, podes ver isso na page do encarnado ;) mas ponham-m uma pizza box à frente e eu digo-vos... (aliás, tenho 4 "vítimas" à escolha :D)

actualizar o firmware?? maybe... mas o ideal seria talvez arranjares uma drive externa... assim ate podias por um DVD burner aí e começares a bombar isso (claro k fazer edição d vídeo c os progs actuais numa maquina c 6 anos n é facil, ms pronto...)

14. Encarnado

Não tens que te preocupar com as voltagens do ecrã porque tu não chegas ao circuito do ecrã.
    Só tens q tirar a tampa de plastico de baixo, a grelha de protecção (chapa com furinhos) e tens acesso à board e às drives. Só tens que sakar o bloco que segura a drive de CD/DVD e o disco.

No SE/30 para se chegar ao speaker é realmente necessario desmontar a maquina toda!

15. bsod

bsod Power Member

pois... quando a Apple viu que os clientes queriam começar a desmontar as máquinas, fez-lhes a vontade (também não deveria querer ser responsabilizada por mortes devido aos seus produtos :D). agora o meu SE/30 é doutra época... até para abri-lo tinha de ser com uma chave específica... :P

já o 5200 é relativamente fácil de abrir (porque é que pego sempre com o 5200?)

16. Encarnado

Sei lá. Maquina podre mas interessante e facilima de desmontar?
    Acho que ligo o meu hoje.

17. bsod

bsod Power Member

lol. o meu está longe... nao o posso ter aqui comigo... a casa já está cheia com SE/30, dois LCIII, um IIci, um timex que acho que não funciona (mais o seu respectivo monitor e sistema de disquetes) e dois PCs... logo não há lugar aqui para o 5200... além de que ele está emprestado... ;)

18. Dário Araújo

Bem já consegui tirar o disco e a drive de cds (sim é de cds) e queria ver se metia um disco maior e um dvd, quanto ao disco aquilo penso que é só substituir um por outro, agora quanto ao dvd é mais complicado pois o cabo ide do cd-rom é mais largo e não tem cabo de alimentação para poder ligar um dvd aquilo. Que posso fazer??

19. Encarnado

Bem, não podes meter um disco maior que 120GB.
    No caso do DVD... sinceramente nao sei.

20. Dário Araújo

Bem já desmontei a drive de cds, passei um cotonete de algodão na lente, montei mas os cds continuam a ser cuspidos da mesma maneira que eram, por isso penso que o problema não será da lente suja. Tive a ver e pensei que se calhar podia fazer outro cabo ide igual ao do imac mas com mais uma tomada igual á do disco assim podia por o disco e uma drive de cds/dvds de pc e depois arranjava uma ficha molex em y para dar energia á drive de cds, até que ponto isto seria viável?? Dá para fazer um cabo desses não dá? É que o cabo que tem no imac basicamente é igual ao que descrevi, na board liga uma ficha mais larga, igual á da drive de cds e depois da ficha da drive os fios são reduzidos (devem ser os que carregam energia para a drive de cds) e os restantes ligados a outra ficha ide "normal" a que se podem ligar os discos e as drives de cds. Mais uma coisinha, quanto á instalação do mac os reparei que ao meter o cd de instalação do mac os9.2 o imac arrancou mesmo sem o disco, será que posso instalar o mac os num disco que esteja ligado pelo usb ou firewire ou mesmo numa drive em rede??? Obrigado pela atençao disponibilizada e pelas possiveis opiniões.

Partilhar esta Página