1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Problema] PC em curto circuito

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por specialk, 26 de Janeiro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 2562)

  1. specialk

    specialk Power Member

    Boa noite,

    Gostaria que me ajudassem no seguinte problema...
    Ha uns tempos atrás adquiri uma nova tower para o pc, uma Thermaltake Armor. Após ter mudado todos os componentes para essa nova caixa, o pc desligava-se constantemente, prai 30 segundos depois de o ligar. Depois de fazer muitos testes e sem conseguir resolver o problema, resolvi coloca-lo numa loja de informática para me o arranjarem. Ele teve lá durante duas semanas (pois tb não conseguiam encontrar o problema). Até que viram que era por estar a fazer curto circuito (penso que era o dissipador do processador). Issolaram aquilo e ele funcionou bem (dando á mesma choques, mas sem reiniciar).
    Agora ultimamente está sempre em curto circuito e existem alturas que nem sequer da sinal de vida, mas passado algumas horas lá liga e funciona, outras vezes reinicia.

    Ja verifiquei o PC todo e não encontro nada que esteja em contacto com a caixa a fazer o curto circuito (pois ja o desmontei várias vezes e continua no mesmo).

    A fonte tb é nova e sempre funcionou bem.

    Já vi em vários foruns a dizer que a causa disso e por não estar com a ligação á terra, mas antes de comprar a caixa nunca me deu choques, e tenho outro PC que também funciona bem.

    O que e que acham que eu deveria fazer? Devo tentar issolar tudo (fonte, discos, drives, etc)?

    Obrigado, e desculpem o testamento :)
     
  2. NRaider

    NRaider Power Member

    Estares a receber descargas electricas na caixa deve-se ao facto de o pc não estar ligado a terra, porém, não é normal que ele esteja sempre em descarga. Isto porque esse tipo de ligação serve mesmo para não seres tu a apanhar com o "esticao" :P

    Penso que deverá ser a fonte, mas se puderes, retira tudo da caixa e liga os componentes essenciais (s/ drives opticas, perifericos... )para ver se funcionam bem. Só assim poderás ter a certeza do que se passa, qual a peça que esta a falhar.
     
  3. specialk

    specialk Power Member

    ok...
    vou fazer testes á fonte e aos restantes componentes, e depois posto aqui qual e o problema... já agora, ha passagem de energia apenas da board para a caixa, ou tb pode haver passagem de energia das drives e discos e fonte de alimentação?

    E aconselhas por aquelas borrachas nos parafuços entre a board e a caixa? E que ja vi opiniões a favor e contra.

    obrigado
     
  4. GigaManiac

    GigaManiac Power Member

    Procura na tua bios uma opção que é spread-spectrum (nem todas as boards têm) e activa-a porque serve para proteger a tua board e outros componentes de picos de corrente e EMI's (electro magnetic interference) que tem origem principalmente nos tais picos de corrente, deste modo vais proteger a tua board, memórias e processador de se virem a avariar com essas descargas.

    E em relação á tua pergunta:

    ''E aconselhas por aquelas borrachas nos parafuços entre a board e a caixa? E que ja vi opiniões a favor e contra.''

    Não sei quais foram as opiniôes que viste mas quem disse que era contra também devia ter ido contra uma parede de cabeça porque as borrachas evitam o contacto electrico (eletricidade estática) entre a board e a caixa, ajudam a proteger a board de pressões excessivas quando se apertam os parafusos com muita força e evitam também possivéis danos quando se montam memórias, gráficas, placas de som etc... porque ao montar esses péças tem que se exercer pressão na board de modo a encaixar os tais componentes e uma board parece ser só uma placa mas não é... são á vontade 20 a 30 camadas de circuitos impressos extremamente fragéis (se não mais) e o minimo de pressão pode muito fácilmente estalar um e se isso acontece... puff... e fizeram-se os chocapic.

    Cumps
     
    Última edição: 27 de Janeiro de 2008
  5. specialk

    specialk Power Member

    Tive a ver e a minha board não tem essa opção... há ja agora eu tenho um UPS de 600Va.

    Outra coisa que me esqueci de mencionar é que o meu PC faz um barulho agudo muito irritante, e sente-se mais quando mexo no scroll do rato...do que será? e da fonte?

    obrigado pela resposta, vou por então essas borrachas...
     
  6. Jonybat

    Jonybat Folding Member

    Das duas uma
    ...ou é o cooler do CPU que está mal encaixado e/ou não tem pasta térmica e acaba por originar esses guinchos
    ...ou é a fonte que tem uma chapa solta e vibra quando há utilização do CPU (parece estúpido...mas eu também andei uns poucos meses com isso...houve um dia que me irritou de tal maneira que dei uma murraça na traseira da caixa...atão não é que se calou durante instantes...quando voltou...abri a caixa e tentei ver de onde vinha a vibração...vi que era da fonte e acabei por pôr lá um bocado de papel entre duas chapas...até hoje não voltou a chiar:p)

    Cumps ;)
     
  7. GigaManiac

    GigaManiac Power Member

    Já alguma vez ouviste ruídos (interferências) nas colunas sem ser por causa de télemoveis?

    Se sim, então é mesmo EMI's...
     
  8. specialk

    specialk Power Member

    por acaso ja ouvi esses ruidos...mas não tenho as colunas ligadas ao UPS.

    Mas este som e mesmo irritante... :004:

    Cumps ;)
     
  9. specialk

    specialk Power Member

    Se o problema for da fonte, já e a segunda da mesma marca que se estraga... LC power Titan 560 Watts

    Mas da outra vez foi por causa da trovoada...não me apetecia desligar o PC, e la se foi (ainda n tinha ups)...

    O que vale e que ta na garantia...;)
     

Partilhar esta Página