1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Problema] PC inicia mas ecrã fica escuro

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por jahmal, 29 de Maio de 2012. (Respostas: 7; Visualizações: 1309)

1. jahmal

jahmal Power Member

Boas!

O meu pc:

MOBO: M4A88TD-M EVO da ASUS
    Gráfica: ASUS ATI RADEON HD 4870x2
    CPU: AMD PHENOM II X4 955
    AC: CORSAIR GAMING SERIES 600W
    Acontece que, quando o ligo o sistema inicia como normalmente, excepto que não à comunicação com os ecrãs. Na gráfica pisca um led correspondente ao pino D15, onde a descrição refere overheating. Estava a trabalhar hoje de manhã, normalmente, e quando cheguei ao fim do dia teve este sintoma. Já desmontei a gráfica e voltei a montar. Fiz uns testes a nivel de alimentação ( desliguei os pinos D14 e D13 e ela reconhece que n tem alimentação). Já me tinha acontecido isto à cerca de 1 ano atrás mas na altura do que me lembro é de ter deixado o pc desligado um pouco e dei uns 'toques' na gráfica do genero de encaixar melhor na board.
    Alguem já teve um sintoma semelhante ou que me consiga orientar para a solução ou eventual problema?

PINOS

HD 4870X2 LEDs

D14 (R753) 6 Pin power unplugged

D13 (R724) 8 Pin power unplugged

D15 (R819) Overheating (Thermal issue)

D5 (R323) GPU-1 (Master) No power

D7 (R570) GPU-2 (Slave) No power

​cumps
    jahmal

2. jahmal

jahmal Power Member

3. Radar100

Radar100 Power Member

O meu teve esse problema assim à pouco tempo e era da fonte. Já experimentaste com outra?
    Sempre que falhava a luz ou o desligava da tomada ele não ligava o monitor. Ligava tudo arrancava e assim mas o monitor ficava a piscar e negro.. Se falha-se a luz durante o dia eu chegava a casa e não tinha Pc.. Fiz o teste com outra fonte depois de muito andar à volta dele e pensava que era gráfica também, quase comprei uma nova...
    Testa com outra fonte se ainda não foi testada.

4. Lupin

Lupin Power Member

Curioso esta semana tenho um problema com essa gráfica tb, de um momento para outro quando ligo o ecrã fica perto e n passa disso, mas da o erro beep 1 long 2 short, que deve ser grafic card, sendo a bios phenix numa placa msi, ontem fui a uma loja de informatica o jovem meteu num pc, e ecrã preto, mas n me disse se era a placa, disse, que só conseguia ver se leva-se a maquina toda $, e a garantia acabou à 1 mês
    :(

5. God_Like

God_Like I fold therefore I AM

SE TA NA GARANTIA, GARANTIA COM ELA.

se ja não tem garanti e quiseres "sujar" as maos, se o led do pino d15 pisca e a descrição é D15 (R819) Overheating (Thermal issue) aí tens... a solução passa por desmontar o cooler da grafica, limpar as bases(do cooler e do chip grafico) com acetona mas com cuidado de forma a ñ tocar/derramar acetona em mais nada... de forma a tirar os restos de massa seca, deixar secar, e aplicar uma nova camada fina homogenea(pela superficie toda)(podes te auxiliar de um cartao tipo de credito, e/ou dedo para espalha-la) de massa termica(se não tens, aconselho essa artic silver 5(a minha) )

Última edição: 30 de Maio de 2012
  6. iwolf

iwolf Power Member

mais simples...

Compra massa térmica MX-4, sendo uma das melhores do mercado (claro que sem contar com as outras XPTO's)..

Tiras o cooler fora, limpas como deve de ser, tirar o pó todo... limpar a massa térmica, pode ser com acetona apesar de eu não aconselhar muito, existem produtos para limpeza de massa térmica, um produto de limpeza a seco de componentes electrónicos também limpa e bem...

Basta aplicar como se fosse num CPU, uma gota do tamanho de uma ervilha no centro do GPU, e montar o cooler.... o aperto dele espalha a massa uniformemente...

Já usei a técnica de espalhar a massa com um cartão, fica muito bonito mas o efeito no final é o mesmo da bola no centro... não existe diferença alguma na performance... apenas no tempo que demora

7. VitorMSA

VitorMSA Power Member

Confirmo.

Boa sorte no reparo.

8. jahmal

jahmal Power Member

Essa questão do overheat é pertinente, mas deveria ocorrer também a frio? Ja tenho o pc a trabalhar! a minha board tem grafica integrada e consegui ligar ( o que não estava a dar) Fiz clear cmos e tirei a pilha da board e consegui ter o pc a funcionar. Curiosamente, voltei a ligar a grafica e pumba, o msm sintoma! Podemos ter aqui 3 problemas:

- Grafica
    - Fonte
    - PCI-E

Relativamente à fonte, vou tentar testar com multimetro os pinos para ver se tenho lá a tensão que é necessaria, mas acho que sim, pois quando os desligo da gráfica, ela identifica que não os tem ligados ( n sei como é feito o teste, provavelmente por impedancia na entrada).
    A entrada pci-e só consigo testar com outra card que ligue ali correto??
    A gráfica pronto, vou ver se limpo o bixo!

Tenho pena se for anomalia da gráfica pois para o que a utilizo dá perfeitamente (League of Legends e SC2) e ainda jogo uns joguinhos novos com tudo no maximo!

Partilhar esta Página