Problema por identificar, Help!

Juzhan

Power Member
Oias

Tenho aqui um PIII 800MHz, numa CA63-SN, uma TNT2 de 32Mb e com os 3 slots de ram (512 no total) preenchidos!

Acontece que antes de o pc levar a RAM e antes de levar tb 1 gravador de DvD's, o meu vizinho apareceu-me com ele a dizer k não ligava, porque não detectava o disco.. coisa que lhe tinha acontecido enquanto trabalhava no windows!

Na altura, retirei o disco, liguei a uma gaveta externa, corri um scandisk e parecia ok. Meti-o e ficou a funcionar.. Como na altura tinha 128Mb de ram e o Win95, aconselhei-o a arranjar mais RAM e a meter gravador de DvD's, para fazer uns backups (apenas tinha leitor de CDs).

Arranjou a ram (de borla), comprei-lhe 1 gravador, montei as cenas e instalei o XP, ficando tudo a 100%(embora nunca se desligasse o pc quando encerrava o XP, pelo k tinha k depois carregar manualmente no botão..o ecrã ficava simplesmente preto)

-> Acontece que agora, passados uns 8 meses, ele apareceu-me de novo a dizer k não detecta outra vez o disco..
Abri o pc.. verifiquei os contactos.. limpei algum pó e quando ligei o mesmo, nem detectava o disco nem o Gravador de Dvd's...
Enquanto tirei um update à BIOS, e quando me preparava para meter manualmente o Disco na BIOS, ele detectou-o bem como o gravador de DvD's (já agora refiro k akilo levou uma pilha nova)! Fiz no entanot o tal update e tudo 100%

Liguei o XP.. tudo aparwentemente bem... fiz uns quantos Resets e reparei que às vezes demorava um pouco depois antes de arrancar o XP (ficava mt tempo a ler, "Verifing DMI pool data"), mas outras vezes era rápido.. tal como o proprio arranque do XP, ou era rapido ou demorava mt tempo!!!

PROBLEMA:
Acontece que quando o meti a fazer uma verificação de disco, esta fiocu a meio, porque o PC encravou!!
Depois disso nunca mais consegui que ele arrancasse, nem k detectasse nem o disco nem o Gravador de DvD's (e já os desliguei e liguei à vez)

Nota: já verifiquei as Temps e estão boas.. tb meti um pouco de ArticSilver5 entre o processaodr e o cooler, já que não existia massa termisa, mas um contacto azulado a meio do processaodor..(nunca tinha desmontado um Scket 370)

O que é que acham que é?
- A board pifou??
- A Fonte tá marada e pode ser isso??

PS: Se meter os dados que estão no disco, manualmente na BIOS esta identifica-me um disco de 6 Gb em vez de um de 20 Gb, como deveria!
 
Bem, acho que podes é experimentar o disco e o DVD noutro pc, a ver se dá ou não.
Provávelmente vão dar, cheira-me que o problema é mesmo da board.

EDIT:
Só assim nakela, já experimentaste outro cabo?
 
Última edição:
Bem, acho que podes é experimentar o disco e o DVD noutro pc, a ver se dá ou não.
Provávelmente vão dar, cheira-me que o problema é mesmo da board.

EDIT:
Só assim nakela, já experimentaste outro cabo?

Já fiz isso tudo, mas agora liguei o disco a outro Pc e tava "morto".... na volta a board deu-me cabo do disco... o gravador de DvD's fuciona noutro pc.. mas nakele tb continua a nao o detectar!!

Deve ter sido a board que não decidiu morrer sozinha... não sei é se a grande culpada não será a fonte que pifou a board e o disco... como é k posso ter a certeza se a fonte ta boa, sem a ligar a outro PC ? é uma EUrotech de 235w
 
Oias

Arranjou a ram (de borla), comprei-lhe 1 gravador, montei as cenas e instalei o XP, ficando tudo a 100%(embora nunca se desligasse o pc quando encerrava o XP, pelo k tinha k depois carregar manualmente no botão..o ecrã ficava simplesmente preto)

[Amigos assim é que é ]


O que é que acham que é?
- A board pifou??
- A Fonte tá marada e pode ser isso??

PS: Se meter os dados que estão no disco, manualmente na BIOS esta identifica-me um disco de 6 Gb em vez de um de 20 Gb, como deveria!

Ta nas ultimas essa board... nada como gastar uns trokitos e comprar um pc novo.
Fonte nao me parece, a nao ser q faça um ruido estranho e se desligue! Mas exprimenta mudar.

Peace
 
O que me está a lixar é k o disco morreu mesmo.. (porque é k n fiz um backup da vez k ligou?)

Nem sinal de estar ligado à corrente dá!! Parece k quaimou qq coisa e nem a alimentação lá chega!!
 
Já fiz isso tudo, mas agora liguei o disco a outro Pc e tava "morto".... na volta a board deu-me cabo do disco... o gravador de DvD's fuciona noutro pc.. mas nakele tb continua a nao o detectar!!

Deve ter sido a board que não decidiu morrer sozinha... não sei é se a grande culpada não será a fonte que pifou a board e o disco... como é k posso ter a certeza se a fonte ta boa, sem a ligar a outro PC ? é uma EUrotech de 235w


pá... pode ter ficado com a FAT danificada...

ligas a outro pc.. ele não detecta..pois não ??

mas mesmo assim, quando o ligares a outro pc, vai ás ferramentas admnistrativas..aquela parte dos discos, e ele deve apareçer lá (a negro)...o que tens de fazer depois é forçar uma formatação e ele deve voltar à vida!!...é uma hipótese..
 
pá... pode ter ficado com a FAT danificada...

ligas a outro pc.. ele não detecta..pois não ??

mas mesmo assim, quando o ligares a outro pc, vai ás ferramentas admnistrativas..aquela parte dos discos, e ele deve apareçer lá (a negro)...o que tens de fazer depois é forçar uma formatação e ele deve voltar à vida!!...é uma hipótese..

Não deu.. só aparecem os meus...
Brigado na mesma:

disco.JPG


PS: Também usei os utilitarios da Fujistu, mas como não detectam o disco,. não fazem nada!

Só gostava e saber se a board está boa ou se foi esta que pifou o disco...
 
Última edição:
Bem..
Fujitsu MPF3204AH

Já arranjei outro Fujitsu.. é quase igual ao 1º, tem a mesma capacidade, só mudam a ultima letra do modelo.. mas este tb tá meio marado,
modelo: Fujitsu MPF3204AT
 
Última edição:
Mas pessoal, tendo em conta que o disco pifou mesmo.. será que a board esará boa e era só mesmo problema do disco ou será que, voltando à questão inicial, a board fez o disco pifar?
Se for este o caso, como é que posso verificar que a board está 100% sem meter lá outro disco? (correndo o risco de estragar este, caso o prob seja mesmo a board)
 
Moço, então foste arranjar outro Fujitsu ??????

pá.. se for verdade o que diz o DavidJamez, tás feito ao bife.. e ainda foste arranjar outro Fujitsu>( >( >( >(
 
Para testares a Fonte sem dares cabo de + material podes adquirir 1 "Power Suplly Tester" (penso q é assim q se chama) como este q tenho (é da "Antec" mas poderá haver de outras marcas):




Conectas a Fonte à corrente e ao "Tester" e depois ligas o interruptor do "Tester".
Independentemente da Fonte funcionar ou não ela só estará "ok" se o led acender.

Qt à board eu n arriscava ligar aí + nada...
 
Última edição:
Man..pra isso basta ligar um fio ao terminal VERDE e a outra ponta ao terminal PRETO e tá a fonte ligada...

escusas de gastar dinheiro com esse psuTester...
 
Moço, então foste arranjar outro Fujitsu ??????

pá.. se for verdade o que diz o DavidJamez, tás feito ao bife.. e ainda foste arranjar outro Fujitsu>( >( >( >(

Pois...

Arranjei outro pq n me custou nada! :-D

Um amigo meu tinha-o no armario... tem um problema que foi causado por um curto-cirtuito no pc que queimou quase tudo! Em conversa sobre o prob que estava a ter com este fugitsu ele agarrou e deu-o o outro, porque ele não se fiava nele ao ponto de o meter no pc.. até porque o tinha sem partições e quando calhava ler/escrever nakela "dead-zone" akilo desligava-se,

O disco tem uns problemas, mas lá os isolei (meti esses sectores num espaço de 24 Mb por particionar) e tirando isso senpre me safa com mais uns gogas, pelo menos até pifar!
 
Man..pra isso basta ligar um fio ao terminal VERDE e a outra ponta ao terminal PRETO e tá a fonte ligada...

escusas de gastar dinheiro com esse psuTester...


Para a próxima, antes de fazeres dos outros idiotas, lê bem o q se escreve...
Eu disse "Independentemente da Fonte funcionar ou não ela só estará "ok" se o led acender".
O objectivo n é ligar a Fonte mas saber se ela está a dar as tensões e correntes correctas.
Senão, então, essa peça servia para tanto como dar dinheiro a porcos...

Já tive 2 ou 3 situações em q me aconteceu precisamente a Fonte ligar mas o PC n arrancar.
Testei-a com isto e o led n acendeu. Troquei a Fonte e solucionei o problema.
 
Última edição:
Back
Topo