[Problema ] Raid na P5Q - Como ????

jalves

Power Member
Boas, a situação é esta :
Mobo Asus P5Q rev 1.03G
Bios : 1611
Tenho 1 Dvd e 1 Dvd RW ambos Pata, ligados no mesmo canal ide
Tenho 1 HD 80 GB com o s.o. disco de boot
Tenho 4 HD 300 GB que quero fazer raid 0
S.O. XP Home SP 3


Comecei a instalação só com o HD 80 Presente, após o sistema instalado, actualizado, juntei os restantes discos e na bios mudei o 'Storage Configuration ' de IDE para RAID.
Após ter gravado as alterações reiniciei o computador e quando do post pressionei Ctrl+I para entrar na aplicação para criar o raid e assim o criei.
Novo reboot, e para meu espanto o windows não arranca , começa a carregar o windows e depois reinicia o computador.
 
Penso que isso faria sentido se o S.O. fica-se no volume raid, ou será que num computador que acrescentamos dois discos e criamos um raid necessita de reinstalação do sistema ??
 
Das 2 uma:

Ou usas 3 drives

HDD0 (instalas aqui o windows)

HDD1 + HDD2 (ligas estas duas drives e crias um volume raid com estas 2)

Ou, com 2 drives:

HDD0 + HDD1 (crias o volume raid, e instalas aqui o windows)

Qual e que estas a tentar fazer?
 
Boas, estou a tentar o primeiro cenário, HD0 Com o S.O. e HD1 + HD2 + HD3 + HD4 Em RAID 0 .
Presumo que utilizar em raid 4 HD ou 2 seja igual .
 
eu acho que nao podes é mudar o Storage Configuration ' de IDE para RAID, porque isso implica a instalação de drivers durante a instalação do windows

podes é tentar instalar o intel matrix storage manager e esperar que ele instale os drivers e que sejam detectados correctamente

eu tenho raid0 (com SO e outros) + single disk para backups, mas penso que seja como disse
 
eu acho que nao podes é mudar o Storage Configuration ' de IDE para RAID, porque isso implica a instalação de drivers durante a instalação do windows
Neste ponto não posso concordar contigo, pois se o S.O. não está instalado neste disco penso que não é obrigatório proceder dessa forma.
No manual do produto afirma que se desejamos utilizar o raid utilizando o Intel Matrix Storage Manger, devemos alterar esta opção na Bios permitindo-nos aceder ao programa de configuração do raid.
Eu gostava de saber é se no ICH6R que tinha numa http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=24&model=163&modelmenu=1, permitia-me após o sistema operativo instalado juntar mais discos e criar volumes raid sem reinstalar o XP ( o S.O. não está nas raid arrays ) o ICH9R não permite ?

podes é tentar instalar o intel matrix storage manager e esperar que ele instale os drivers e que sejam detectados correctamente
Penso que estejas a referir a um programa instalado em ambiente windows, tipo montar o raid no S.O. ?
Esta ultima opção será a última a testar, mas não a descarto, pois não me inspira muita confiança e fiabilidade o windows a montar os volumes cada vez que arranca, e quando crasha ??


Obrigado pelas opiniões , se lembrarem de algo ou encontrarem algo que ajude digam pois eu também estou à procura e garanto que quando descobrir a solução vou colocar aqui.
 
Back
Topo