1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Problema ] Raid na P5Q - Como ????

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por jalves, 10 de Dezembro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 1080)

1. jalves

jalves Power Member

Boas, a situação é esta :
    Mobo Asus P5Q rev 1.03G
    Bios : 1611
    Tenho 1 Dvd e 1 Dvd RW ambos Pata, ligados no mesmo canal ide
    Tenho 1 HD 80 GB com o s.o. disco de boot
    Tenho 4 HD 300 GB que quero fazer raid 0
    S.O. XP Home SP 3

Comecei a instalação só com o HD 80 Presente, após o sistema instalado, actualizado, juntei os restantes discos e na bios mudei o 'Storage Configuration ' de IDE para RAID.
    Após ter gravado as alterações reiniciei o computador e quando do post pressionei Ctrl+I para entrar na aplicação para criar o raid e assim o criei.
    Novo reboot, e para meu espanto o windows não arranca , começa a carregar o windows e depois reinicia o computador.

2. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

então, primeiro tens que montar o raid e depois é que podes instalar o windows, não ao contrario....

3. jalves

jalves Power Member

Penso que isso faria sentido se o S.O. fica-se no volume raid, ou será que num computador que acrescentamos dois discos e criamos um raid necessita de reinstalação do sistema ??

4. jalves

jalves Power Member

alguem com uma p5q e um sistema de boot + raid igual ?

5. notepad

notepad Banido

Das 2 uma:

Ou usas 3 drives

HDD0 (instalas aqui o windows)

HDD1 + HDD2 (ligas estas duas drives e crias um volume raid com estas 2)

Ou, com 2 drives:

HDD0 + HDD1 (crias o volume raid, e instalas aqui o windows)

Qual e que estas a tentar fazer?

6. jalves

jalves Power Member

Boas, estou a tentar o primeiro cenário, HD0 Com o S.O. e HD1 + HD2 + HD3 + HD4 Em RAID 0 .
    Presumo que utilizar em raid 4 HD ou 2 seja igual .

7. rav3n

rav3n Power Member

eu acho que nao podes é mudar o Storage Configuration ' de IDE para RAID, porque isso implica a instalação de drivers durante a instalação do windows

podes é tentar instalar o intel matrix storage manager e esperar que ele instale os drivers e que sejam detectados correctamente

eu tenho raid0 (com SO e outros) + single disk para backups, mas penso que seja como disse

8. jalves

jalves Power Member

Neste ponto não posso concordar contigo, pois se o S.O. não está instalado neste disco penso que não é obrigatório proceder dessa forma.
    No manual do produto afirma que se desejamos utilizar o raid utilizando o Intel Matrix Storage Manger, devemos alterar esta opção na Bios permitindo-nos aceder ao programa de configuração do raid.
    Eu gostava de saber é se no ICH6R que tinha numa , permitia-me após o sistema operativo instalado juntar mais discos e criar volumes raid sem reinstalar o XP ( o S.O. não está nas raid arrays ) o ICH9R não permite ?

Penso que estejas a referir a um programa instalado em ambiente windows, tipo montar o raid no S.O. ?
    Esta ultima opção será a última a testar, mas não a descarto, pois não me inspira muita confiança e fiabilidade o windows a montar os volumes cada vez que arranca, e quando crasha ??

Obrigado pelas opiniões , se lembrarem de algo ou encontrarem algo que ajude digam pois eu também estou à procura e garanto que quando descobrir a solução vou colocar aqui.

Partilhar esta Página