Avaria Problema recorrente com discos rígidos em equipamentos ASUS

Boa tarde,

Agradecia imenso que alguém aqui neste fórum, que esteja por dentro do funcionamento de discos rígidos, me tentasse explicar possíveis razões para o seguinte "fenómeno". Desde já agradeço a vossa atenção.

Em Novembro do ano passado, adquiri um portátil ASUS N53SV-SX420V, com um disco SATA 2.5'' de 650GB da Samsung. Quatro meses depois, em Março de 2012, tive que ir colocar o aparelho no arranjo, uma vez que o mesmo demorava a arrancar, tinha perdas de dados e o disco apresentava sectores danificados, com um valor elevado (não me lembro agora ao certo qual era) no parâmetro Reallocated Sectors Count no sistema S.M.A.R.T.. O disco foi trocado por um novo.

Em Agosto de 2012, o novo disco voltou a apresentar o mesmo problema: aviso de falha iminente, sectores danificados e um valor na ordem dos 100 no parâmetro Reallocated Sectors Count. Além disso, o adaptador de corrente A/C dava mau contacto. Voltei a enviar o portátil para a ASUS e foi trocado novamente o disco e o adaptador A/C.

Este terceiro disco, logo ao 3º dia de uso, começou a fazer uns barulhos estranhos de click (os dois anteriores não fizeram qualquer barulho), e voltando a analisar os parâmetros S.M.A.R.T., verifiquei que o Seek Error Rate e o Current Pending Sector Count estavam a vermelho. Utilizei o computador assim de Setembro até ontem (seguiu hoje de novo para a ASUS), sendo que o mesmo tinha crashes curtos (5-10s) de hora a hora e problemas em reproduzir áudio sem falhas, bem como alguma lentidão esporádica, progressivamente pior.

Não enviei o computador desta última vez para o arranjo logo quando verifiquei o problema porque precisava dele para a escola e não tinha nenhum substituto. Entretanto, o meu pai comprou um portátil ASUS X45C-SX292V para ele na passada sexta feira, com um disco SATA 2.5'' de 300GB da Toshiba. Passei os últimos dois dias a instalar e configurar software que preciso para as aulas. Qual não é o meu espanto quando hoje de manhã, ao ligar o computador, ele me apresenta um blue screen. Apenas consegui arrancar com ele após fazer um restauro do sistema, tendo perdido praticamente todo o software que tinha instalado no fim de semana e respectivas configurações.

O blue screen dizia respeito a um problema com o driver do leitor de cartões, que já actualizei, no entanto, e porque foi logo a primeira coisa que me veio à cabeça, instalei o programa HDD Regenerator para verificar o estado do disco. Surpresa, surpresa, o parâmetro Load Cycle Count passou de 0 para 11625 em apenas 3 dias e o programa dá aviso de falha iminente do disco.

Resumindo: 2 portáteis ASUS, 3 discos rígidos Samsung, 1 disco rígido Toshiba, no espaço de um ano, a apresentar problemas. Eu uso o computador essencialmente para programação, com o software recomendado pelos professores e nenhum dos meus colegas teve qualquer problema semelhante. No meu portátil, que usei de Setembro até ontem com o último disco rígido, tive o cuidado de não instalar nenhum software pirateado (anteriormente tinha apenas o Adobe Photoshop e o Microsoft Office).

Sou estudante de Engenharia Informática, durante os últimos anos arranjei computadores a amigos com os mais variados problemas, e nunca me deparei com uma situação destas. Tenho a noção básica do funcionamento interno de um disco rígido e do significado dos parâmetros do sistema S.M.A.R.T., mas não consigo encontrar uma justificação para tanto problema num tão curto espaço de tempo. Alguém tem alguma ideia?

Mais uma vez obrigado,
David
 
Tenho um Fujitsu Siemens com um problema idêntico, o primeiro hd ainda durou cerca de 3 anos e quando começou a dar problemas troquei-o por um novo, ao fim de umas semanas começou com os mesmos problemas e erros que o teu e foi para a garantia e voltou como estando sem problemas, voltei-o a montar e mais umas semanas os mesmos problemas, antes de o enviar novamente para a garantia liguei-o a um desktop para testar e ao fim de uns dois anos continua a trabalhar nesse desktop sem problemas ou erros.

Voltei a comprar outro hd novo para o portatil mas de outra marca a pensar que poderia fazer diferença mas ao fim de umas semanas voltou a ficar com problemas, desmontei-o e testei-o num desktop e não tinha problemas, a minha solução foi encostar o portatil.

Nunca cheguei a saber qual era o problema do meu mas não eram os hd's marados, era mesmo algum problema interno e suspeito que fosse algum problema de voltagens.

Chegaste a testar algum desses 4 hd's noutro portatil ou num desktop?
 
Tenho um Fujitsu Siemens com um problema idêntico, o primeiro hd ainda durou cerca de 3 anos e quando começou a dar problemas troquei-o por um novo, ao fim de umas semanas começou com os mesmos problemas e erros que o teu e foi para a garantia e voltou como estando sem problemas, voltei-o a montar e mais umas semanas os mesmos problemas, antes de o enviar novamente para a garantia liguei-o a um desktop para testar e ao fim de uns dois anos continua a trabalhar nesse desktop sem problemas ou erros.

Voltei a comprar outro hd novo para o portatil mas de outra marca a pensar que poderia fazer diferença mas ao fim de umas semanas voltou a ficar com problemas, desmontei-o e testei-o num desktop e não tinha problemas, a minha solução foi encostar o portatil.

Nunca cheguei a saber qual era o problema do meu mas não eram os hd's marados, era mesmo algum problema interno e suspeito que fosse algum problema de voltagens.

Chegaste a testar algum desses 4 hd's noutro portatil ou num desktop?

Não, não tive a oportunidade de testar os HD's, não tinha outro computador onde o fazer e também não queria perder a garantia. Posso acrescentar que o NetBook da ASUS da minha namorada tem o mesmo problema, mas esse já tem ano e meio de uso exigente, é normal que sofra desgaste (embora, mesmo assim, o tempo de vida do disco devesse ser superior).

Sempre me questionei se seria da corrente eléctrica. É normal o computador ficar com electridade estática quando se liga à corrente?
 
É normal apresentar algum desgaste mas nao é normal andar a 'queimar' discos rigidos Posso te dizer que nao é normal pois apesar de so ter um exemplo de um portatil lg acho que deve ser a norma...O pc fez a agr 5 anos ligo e desligo todos os dias pelo menos 1 vez o pc e nunca tive um unico bad sector nos discos que la pus... alias os discos samsung sao impecaveis... pena terem passado para seagate.... o disco original teve 3 anos no portatil e com 280 dias de uso mais coisa menos coisa passou para externo e meti la um samsung de 500 gb em 2010 quw comprei no ebay e la continua ate hoje... apesar de alguns abusos e abanos a trabalhar sem qq erro e sem bad sectors segundo o hard disk sentinel...Moral da historia... compra outra marca e se puderes devolve esse senao nunca vais ter descanso... deves ter algum maldicao de pcs em cima lol
 
Isso não é comum, assim como será alguma sorte (ou azar) no meio disto tudo... Não será dos portateis por serem Asus ou dos discos, pois como ves acontece com todos...
 
Obrigados pelas respostas pessoal. Vou ver o que me dizem do suporte técnico da ASUS e tentar testar aqui a rede eléctrica em casa para ver se descubro a origem do problema.
 
Venho repescar este tópico pois tenho o mesmo problema. :'(
Embora no meu portátil aparente ser mais grave.

Já levou 3 discos em 3 anos (1 deles em garantia).
O último nem 24 horas (!!!!) durou.

Após a colocação do último disco, pousei o portátil na secretária (e não o mudei mais de posição), liguei/desliguei o computador 2 vezes e à 3a já não arrancou.
O disco ficou totalmente danificado.

Em relação à rede eléctrica, nestes 3 anos de vida do computador, já passou por 2 habitações diferentes e em ambas aconteceu este problema.

Estou um pouco preocupado/desesperado. :'(
Aquando da última reparação ponderei bastante em reparar ou comprar outro.
Decidi reparar mas está-me a parecer que fiz mal e, literalmente, mandei dinheiro fora.

Se alguém tiver ideias sobre este problema, chutem.
Sou todo ouvidos.:)

Cumprimentos
 
Se esse durou 24h, ainda tem garantia certo? Há que a acionar.
Como disse em cima, é muito dificil ser o portatil a causar essas falhas...
 
Se esse durou 24h, ainda tem garantia certo? Há que a acionar.
Como disse em cima, é muito dificil ser o portatil a causar essas falhas...

Sim, a garantia foi accionada.
Levou um (outro) disco novo e, aparentemente, está tudo ok.
Já estou a escrever este post nele.

Espero sinceramente que tenha sido apenas azar com um disco marado...

Obrigado pelo feddback. :)
 
Back
Topo