1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[PROBLEMA] Resolução no Debian Etch e drivers graficos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por HeXel, 28 de Novembro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1331)

1. HeXel

HeXel Folding Member

Estou com problemas de resolução no debian etch, quando meto 1024x768 o X renicia automáticamente e volta a resolução de 1280x1024, na opção de refresh rate só aparece 0 ... quanto aos drivers gráficos eu tenho uma Ati Radem X1300 e preciso deles ... alguem me pode ajudar ?

2. HeXel

HeXel Folding Member

3. petersaints

petersaints Power Member

Instalas os drivers e depois é que tratas disso da resolução... Experimenta os novos da ATI.

4. HeXel

HeXel Folding Member

instalam bem mas depois dão erro

5. esquiso

esquiso Power Member

Vou usar a minha bola de cristal. Raios, não esta a funcionar.

Dá que erro? -só para se ter uma ideia de como poder ajudar-

6. HeXel

HeXel Folding Member

there was a problem initializing catalyst control center linux edition. it could be caused by following.

no ati graphics driver is installed, or ATI driver is not functioning properly.
    Please install the ATI driver appropriate for you ATI hardware, or configure using aticonfig

7. slack_guy

slack_guy Power Member

Alguém me explica porque carga de água é que recomendam os drivers proprietários da ATI?
    Sempre (desde que apareceram) tive placas com chipset ATI e nunca (never, jamais) tive de usar os drivers proprietários.

Por exemplo:
    Código:
    $ man radeon
    DESCRIPTION
    radeon  is  an  Xorg  driver for ATI RADEON based video cards.  It contains full support for 8, 15, 16 and 24 bit pixel depths, dual-head setup, flat panel,
    hardware 2D acceleration, hardware 3D acceleration (experimental on R300 and R400 series cards), hardware cursor, XV extension, and the Xinerama  extension.

OK, a minha placa não é aquela que saiu "ontem" para o mercado... mas tudo funciona com os drivers livres.

8. cktiger

cktiger Power Member

oi , slack_guy com as drivers radeon consegues jogar games ?
    tipo true combat elite ?

até+

ckt1g3r

9. slack_guy

slack_guy Power Member

err.... eu nem sei que jogo é esse :wow:

o único jogo que jogo é o wesnoth.

NOTA: sou um nabo completo no que diz respeito a jogos (portanto, não me faças perguntas difíceis :-) )

Última edição: 28 de Novembro de 2007
  10. madskaddie

madskaddie Power Member

Já tenho o portátil de volta e estou a usar os ATI opensource (suspensão, suporte a composite, no 3D). A distro é Debian Testing e as definições foram automáticas... bem talvez não tão automáticas. Não consigo confirmar isso. A instalação foi qualquer coisa equivalente a um stage3 (gentoo) a partir dum live CD do Ubuntu... pelo que não sei se foi automático ou se copiei o xorg do ubuntu, ou se o facto de estar a correr o ubuntu com o monitor/gráfica configurados influenciou a auto-detecção.

Anyway... a chave deverá estar em /etc/X11/xorg.conf pelo que era melhor mostrares isso.

placa em questão: ATI Radeon Xpress [email protected]

11. HeXel

HeXel Folding Member

e eu continuo sem resposta ... :zzz: :'(

12. esquiso

esquiso Power Member

Partilhar esta Página