1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Problema RNA : 11 horas de volta disto. resultados =0, ajudas?

Discussão em 'Programação' iniciada por PedroPereiraStr, 10 de Abril de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 755)

1. PedroPereiraStr

PedroPereiraStr Power Member

Pessoal tenho o seguinte problema:

Uma molécula de RNA é constituída por uma longa cadeia de amino-ácidos de quatro tipos: adenina (A), citosina (C), guanina (G) e uracilo (U). Tal como no DNA, estas bases emparelham-se duas a duas: a adenina com o uracilo, a citosina com a guanina.

As ansas têm um papel especial nos mecanismos biológicos, pelo que é importante conseguir detectá-las a partir da representação linear da cadeia. Para identificar uma ansa, é necessário saber a base em que começa, o seu comprimento e o número de bases não emparelhadas. A título de exemplo, considere a cadeia seguinte.
    AGUAUCGAUACGCUCGAAUGAGCGUGCUGA

Numerando as bases da esquerda para a direita, encontram-se (entre outras) as seguintes ansas. InícioComprimentoNão Emparelhadas(i)2100(ii)5135(iii)10164(iv)19122

em imagens :

caso (i)

caso (ii)

caso (iii)

caso (iv)

usando stack's tenho que obter o seguinte resultado:

Introduza a cadeia a testar: AGUAUCGAUACGCUCGAAUGAGCGUGCUCA
    Pesquisar ansas com quantas bases não emparelhadas? 0
    Ansas:
    Início: 2; Comprimento: 10
    Início: 11; Comprimento: 2
    Início: 12; Comprimento: 2
    Início: 14; Comprimento: 4
    Início: 18; Comprimento: 2
    Início: 22; Comprimento: 2
    Início: 23; Comprimento: 2
    Início: 26; Comprimento: 2
    Pesquisar ansas com quantas bases não emparelhadas? 5
    Ansas:
    Início: 5; Comprimento: 13
    Pesquisar ansas com quantas bases não emparelhadas? 4
    Ansas:
    Início: 3; Comprimento: 6
    Início: 5; Comprimento: 6
    Início: 10; Comprimento: 16
    Início: 24; Comprimento: 6
    Pesquisar ansas com quantas bases não emparelhadas? 2
    Ansas:
    Início: 11; Comprimento: 6
    Início: 19; Comprimento: 12

--------------/* FIM ENUNCIADO*/---------------

Alguem dá sugestões e afins? epa bolas, 11 horas caraças, que nabice do arco da velha =\.........java leets onde andam?

Cumprimentos

PS: aguardo sugestões enquanto me vou queimando mais um pouco......

Última edição: 10 de Abril de 2008
  2. arkannis

arkannis Power Member

Um conselho de quem também já andou (e ainda ando) à volta desse enunciado:
    Usa e abusa do debugger, é que o algoritmo necessário tem tanto pequeno pormenor, e basta um desses pormenores estar mal, para o resultado dar completamente marado.
    Portanto, pensa uma solução na tua cabeça, traduz os pensamentos para java. Agora corre o programa. Não deu? Abre o debugger e vai passo a passo, observando a composição das pilhas (se estiveres a usar) a cada iteração e tentando perceber o que está errado.

3. Se puseres aqui o código que já tens vai ser mais fazer ajudar. :)

4. PedroPereiraStr

nao o queria fazer pois numa cadeira com mais de 100 alunos algum terá acesso ao meu código, e como deves calcular não é muito saudável. Fogo esta noite até andei a pensar nisto dass xD

Já comecei outra vez, e fiz outro algoritmo usando pilhas. Como o user disse, debugger a potes, mas fazer debug de 70 linhas de código com uma boa quantidade de ciclos,pilhas, e outras estruturas de dados não é propriamente fácil lol.

Como disseste são muitos pormenores mesmo, e tenho andado a corrigir alguns, já fiz "debug" no papel também mesmo por isso, e já descobri uma boa quantidade deles. Agora está-me a correr sem erros, mas não me dá o output que era. Fonix as horas que tou de volta disto...

Cumprimentos, e desde já obrigado. Alguma sugestão depois apitem.

Se me lembrar, no fim do projecto ser corrigido e conseguir achar uma solução correcta mostro o meu código.

5. napalm

napalm Power Member

Em todos os casos as não emparelhadas estão no topo, é obrigatório que tal aconteça?

6. PedroPereiraStr

yep :)

Partilhar esta Página