Problema Skylake non-k oc

MaelStorm

Power Member
Hoje liguei o meu pc e todos os meus oc's passaram a dar blue screen logo a seguir à bios. Oc's que estavam estáveis pelo menos à semanas.

Suponho que o dia em que acabaram com a brincadeira do Oc em non-k chegou, pois só consigo usar o pc em modo "default" e verifiquei se estava tudo ok.
 
eu nao recebi update para bloquear oc . meu 39
Compensa comprar um i3 face Pentium vai ser para jogar pouco e ver videos no YouTube .
Pentium G4400 66€ vs i3 6100 130€
 
Última edição:
Esse ficheiro data de 30/10/2015. Vale a pena apagar? Se houvesse algum problema porque só hoje me deparo com isto? Edit: fazendo delete, o problema persiste.

Não consigo ver a info que me pedes no Hw info. não encontro.

Já corri prime 95 4 hrs e memtest86 com o pc default e está tudo impec.
De ontem para hoje não vejo o que se possa ter passado se sou o único com este problema, até porque o ficou desligado durante a noite.

Estive a ver e último update do windows é de 11/02/16.
 
Última edição:
Movi o ficheiro. De qualquer maneira fazer rename ou cut dá o mesmo resultado certo?

Acho é que vou trocar de processador mas é...

Só não percebo como me acontece isto da noite para o dia.
 
qual cpu e mb ?

Processors Information
-------------------------------------------------------------------------

Processor 1 ID = 0
Number of cores 4 (max 8)
Number of threads 4 (max 16)
Name Intel Core i5 6400
Codename Skylake
Specification Intel(R) Core(TM) i5-6400 CPU @ 2.70GHz
Package (platform ID) Socket 1151 LGA (0x1)
CPUID 6.E.3
Extended CPUID 6.5E
Core Stepping R0
Technology 14 nm
TDP Limit 65.0 Watts
Tjmax 100.0 °C
Core Speed 4500.2 MHz
Multiplier x Bus Speed 27.0 x 166.7 MHz
Stock frequency 2700 MHz
Instructions sets MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSSE3, SSE4.1, SSE4.2, EM64T, VT-x, AES, AVX, AVX2, FMA3
L1 Data cache 4 x 32 KBytes, 8-way set associative, 64-byte line size
L1 Instruction cache 4 x 32 KBytes, 8-way set associative, 64-byte line size
L2 cache 4 x 256 KBytes, 4-way set associative, 64-byte line size
L3 cache 6 MBytes, 12-way set associative, 64-byte line size
FID/VID Control yes


Turbo Mode supported, disabled
 
Última edição:
Hoje liguei o meu pc e todos os meus oc's passaram a dar blue screen logo a seguir à bios. Oc's que estavam estáveis pelo menos à semanas.

Suponho que o dia em que acabaram com a brincadeira do Oc em non-k chegou, pois só consigo usar o pc em modo "default" e verifiquei se estava tudo ok.

"continuação"
Ora bem, tenho Wc as temps nunca chegaram aos 60 graus em full load a 4.5Ghz. A 4ghz, as temps estão praticamente como o cpu stock.
Em idle as temps são inferiores a 30 graus e nunca cheguei ao windows com temperaturas inferiores a esse valor.

Os resultados nos benchs com o material stock são os mesmos que antes, logo uma possível suspeita de material danificado penso que poderá ser eliminada.
Material:
-i5 6500
-msi z170a pc mate
-Gskill Ripjaws V pc 2400 2x8gb 1.2v


O truque que um membro do fórum me recomendou noutro tópico, Mr.Wolf não funcionou. Tenho o ficheiro numa pen e nada. É uma das poucas soluções que encontro na net para conflitos com oc o windows 10. https://forum.zwame.pt/threads/intel-skylake.948878/page-2#post-13549562
 
O windows usa esse ficheiro para atualizar o microcodigo dos cpus.
Se e quando a intel lançar um microcodigo que nao permita OC nos não-k, existe duas formas de por esse MC no cpu e impedir o OC. Fazendo update à bios ou atraves dum update do windows.

O update do windows ao MC virá nesse ficheiro, por isso, só depois disso acontecer, se apagares ficheiro, o update nao é carregado e o OC continua a funcionar.

Por agora apagar o ficheiro não faz nada, pq parece que o windows nao fez nenhum update ao MC nem a esse ficheiro, tu ate dizes que a data do teu ficheiro é antiga.

O teu problema parece ser outro.

Para saberes a versao do microcodigo do teu cpu, vê no hwinfo64, summary only, campo uCU, na 3a linha, logo depois da palavra skylake-s.
http://www.hwinfo.com/download.php

EDIT:
Qual a velocidade da ram em OC ?
Quais o valores que usas/mudas para OC?

Tens algum cd ou pen de arranque? Experimenta arrancar dai só para eliminar o problema ser do windows que esta instalado.
 
Última edição:
A ram está a 2666, com bus de 125. mas mesmo com a ram perto dos 2400, desde que tenha um ligeiro oc no cpu já não arranca.

Lamento mas já uso o hwinfo à algum tempo e já corri aquilo tudo. Não me aparece o MC do cpu.
 
Esse MC 55 não tem nenhum bloqueio de oc, é uma versao antiga.

Testa com a ram <= 2133Mhz.
Para o clk = 125 qual o Vcore que usas?

EDIT:
O multiplicador desse cpu é 32?
32*125=4GHz
 
Última edição:
por ex. 125*32 a 1.2v corria prime durante a noite sem problema algum com temps em full de 40 e poucos graus.

Se usar a memoria a 2133 ou 2400 ou mesmo a 2000Mhz não arranca. Stock corre todos os benchmarks 5+'s

Não sei o que se passa, mas perante o que descrevo não me parece que seja hardware.
 
Percebo o que dizes, se funcionava antes tem de funcionar agora, mas como a realidade é que nao funciona agora, temos de eliminar as possiveis causas para encontrar o problema.

Tenho 2 sugestões:
1) Experimenta Vcore =1.35V, com BCLK=125, para cpu=4GHz e ram <=2133, só para ver se o windows arranca.
2) Experimenta o OC que tinhas, com um cd de boot do widows para ver se o problema é do windows no teu disco.

EDIT:
Quanto testaste a estabilidade com o prime95, usaste a ultima versao 28.7 e ligaste isto nas opções?
Nas opções tens de ligar isto, senao o prime nao verifica os erros:
opções->advanced-> ligar o error checking e o round off checking
 
ok Mr.wolf, assim que testar a 2ª digo, porque a primeira não dá, já tinha feito isso a 1.325 na bios aceita tudo muito bem, assim que começa a carregar o windows. Blue screen :|
 
Back
Topo