Problema UMA e velocidade internet

Fr0g

Power Member
Olá a todos, gostaria que me pudessem ajudar na seguinte situação.

Sou cliente da NOS à vários anos, e à uns meses atrás passei da IRIS para a UMA.

Antes dessa alteração o router que tinha/tenho (wi-fi 3.0 (https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2011/03/install_panel_v2_big.png)) encontrava-se no meu quarto, permitindo-me ligar o meu pc directamente com cabo de rede ao router.

Entretanto quando vieram fazer a alteração da iris para a UMA, disseram-me que o router já não podia ficar no quarto, porque tinha que estar junto à box da UMA (que está na sala). Assim sendo fiquei sem possibilidade de continuar a ligar o meu pc directamente ao router, o que fez com que tivesse que estabelecer a ligação por via wi-fi.

O que acontece é que, naturalmente, a velocidade de ligação caiu drasticamente. Eu tenho o tarifário de 200mbps, e acabei de fazer agora mesmo o speedtest e em wi-fi apenas alcanço 25mbps, enquanto se levar o portatil para a sala e liga-lo por cabo ao router alcanço 170mbps.

Eu neste momento não tenho forma de fazer passar o cabo de rede desde a sala (onde está o router) e o quarto (onde está o pc), pelo gostaria de saber se me conseguem dizer se existe alguma forma de ultrapassar este problema, ou seja,:

1º) O router tem mesmo obrigatoriamente que estar junto à UMA?
2º) Se sim, existe alguma forma de conseguir aumentar a velocidade que tenho no quarto (onde está o pc)?
3º) Já agora, este router não é demasiado "velho" (podendo ser este o motivo da reduzida velocidade do wi-fi)?

Muito obrigado ;)
 
Boa tarde.
A uma V2 nao tem placa de rede interna e por isso necessita de ligaçao ao router.
A uma V1 já tem sintonizador interno e por isso nao necessita do router.

A NOS tem colocado o router 5 juntamente com a uma, o router 3 nem sequer tem dual band e nao é compativel com docis 3.1 e acima de tudo é muito fraco para esta funçao.
https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/giga-router.aspx

A maneira de aumentar o sinal será colocar os extensores "plumes" também fornecidos pela NOS.
https://www.nos.pt/particulares/aju...os/internet/wi-fi-em-casa/Pages/instalar.aspx

Tens muitas maneiras de resolver o assunto:
Telefonas para lá e pedes o router 5, ou pedes para trocar a uma V2 pela uma V1 e já agora pede também que te coloquem os extensores "plume"

Antes de mais, muito obrigado pela resposta.

Então significa que eu tenho a box UMA V2, correcto? Desculpa a pergunta (parva) mas supostamente a V2 não é "superior" à V1? Ou seja, eu ao pedir a V1 não vou "perder capacidades" na UMA que a V2 possa ter? E eles fazem esse "downgrade" a pedido dos clientes?

Assim sendo, se eu conseguir que eles passem da V2 para a V1, significa que já não necessito de ter o router junto à UMA, podendo passá-lo novamente para o quarto, correcto? Se assim for, acho que fico com o problema resolvido, ainda para mais se eles trocarem para o router 5.

Sabes se ligando para eles e pedindo o router 5, eles fazem a troca sem custos, ou tenho que pagar alguma coisa?

Estive agora a ver por alto o que são os tais "plumes", e parece-me que eles são pagos mensalmente correcto? No entanto, se eles fizerem o que disseste (trocar a UMA V2 para a V1, e trocarem o router), julgo que estes "plumes" não serão necessários, pois assim já consigo colocar o router no quarto e ligar o pc por cabo de rede ao router.
 
Antes de mais, muito obrigado pela resposta.

Então significa que eu tenho a box UMA V2, correcto? Desculpa a pergunta (parva) mas supostamente a V2 não é "superior" à V1? Ou seja, eu ao pedir a V1 não vou "perder capacidades" na UMA que a V2 possa ter? E eles fazem esse "downgrade" a pedido dos clientes?

Assim sendo, se eu conseguir que eles passem da V2 para a V1, significa que já não necessito de ter o router junto à UMA, podendo passá-lo novamente para o quarto, correcto? Se assim for, acho que fico com o problema resolvido, ainda para mais se eles trocarem para o router 5.

Sabes se ligando para eles e pedindo o router 5, eles fazem a troca sem custos, ou tenho que pagar alguma coisa?

Estive agora a ver por alto o que são os tais "plumes", e parece-me que eles são pagos mensalmente correcto? No entanto, se eles fizerem o que disseste (trocar a UMA V2 para a V1, e trocarem o router), julgo que estes "plumes" não serão necessários, pois assim já consigo colocar o router no quarto e ligar o pc por cabo de rede ao router.
Em serviços cabo só a uma v2 precisa de cabo de rede... As outras não... É ligação somente ao cabo coaxial.

Quanto ao router 5.0 alega problemas no telefone fixo para eles te trocarem para o 5.0


Plumes são bons se estiverem ligados por cabo de rede. Por Wi-Fi depende muito.


Para a troca de box tens que usar um pretexto...
 
Tens mais soluções, para além dos plume acima referidos acima.

Uma delas é o uso de powerlines, que envia a informação de rede através da rede eletrica da casa.
Nada como testar, o seu uso, e ver custo benificios!!!!
 
Em serviços cabo só a uma v2 precisa de cabo de rede... As outras não... É ligação somente ao cabo coaxial.

Quanto ao router 5.0 alega problemas no telefone fixo para eles te trocarem para o 5.0


Plumes são bons se estiverem ligados por cabo de rede. Por Wi-Fi depende muito.


Para a troca de box tens que usar um pretexto...

Obrigado

Tipo o quê? Que as chamadas caem constantemente?

Eles dificultam a troca da box?
 
Tens mais soluções, para além dos plume acima referidos acima.

Uma delas é o uso de powerlines, que envia a informação de rede através da rede eletrica da casa.
Nada como testar, o seu uso, e ver custo benificios!!!!

Obrigado.
Não pretendia gastar dinheiro para tentar resolver uma situação que eles "supostamente" devem acautelar. Basicamente eu desde que consiga ter o router no quarto, para ligar ao pc através de cabo de rede fico satisfeito.
 
Obrigado.
Não pretendia gastar dinheiro para tentar resolver uma situação que eles "supostamente" devem acautelar. Basicamente eu desde que consiga ter o router no quarto, para ligar ao pc através de cabo de rede fico satisfeito.

Acho que sem gastares algum tempo a estudar as soluções, até para arranjares argumentos para reclamares com a NOS ou alguns € não vais lá. Eles até te podem oferecer uma solução via plumes, mas atenção que vai depender muito da distância a que estão os dois equipamentos!!!

Insite com a NOS para te arranjar uma solução já que a ideia de que o router tem de ficar junto da box não é verdade.
A verdade é que a box tem que receber sinal de rede, seja diretamente do router ou através de plumes, extenders, powerlines etc...

Naturalmente se tens a box V2 podes solicitar a box V1 que já não tem essa necessidade de cabo de rede, já que o sinal vem pelo cabo coaxial!!!!!!!
 
1º) O router tem mesmo obrigatoriamente que estar junto à UMA?
2º) Se sim, existe alguma forma de conseguir aumentar a velocidade que tenho no quarto (onde está o pc)?
3º) Já agora, este router não é demasiado "velho" (podendo ser este o motivo da reduzida velocidade do wi-fi)?

Muito obrigado ;)

Qual o teu acesso? HFC ou FTTH - presumo que seja HFC, no entanto as box são as mesmas (a única diferença é que no HFC a net está presente no cabo coaxial e como tal as boxes que tem cable modem interno conseguem usar essa net que está no cabo)

Todas as box NOS com canal de retorno (UMA e IRIS) precisam de internet logo precisam de uma ligação internet (essa ligação à internet usa uma largura de banda muito mas mesmo muito reduzida - apenas para dar indicação de volta aos servidores da NOS que escolheste determinado conteúdo com o teu comando e para ver as capas nos canais/filmes, etc) - tudo o resto (TV directo, Timewarp, VOD, Video Clube, NOSplay, etc) não consume Internet pois todos os conteudos vêm nas portadoras DVB-C. Nota: Essa net que as box usam é só mesmo precisa quando clicas em alguma tecla no comando - só vais precisar de net na box se precisares de clicar em alguma tecla no comando (pause, play, escolha de um filme, etc) - depois do conteúdo começar a tocar já nem precisas de net (se desligares a net da box vais ver que a coisa continua a funcionar - pelo menos até precisares de clicar no comando novamente)

  • Esse ligação à net para esse tal canal de retorno pode ser via cabo coaxial se o acesso for HFC mas para isso a box tem que ter cable modem interno (para conseguir usar a internet que vem nas portadoras de Internet do cabo - tal como os routers HFC fazem) - Atenção: nem todas as boxes da NOS tem cable modem interno - apenas as UMAv1 e IRIS tem cable modem interno.
  • Essa ligação à net também pode ser por cabo de rede UTP Ethernet (todas a IRIS e UMAs tem porta RJ45 para internet) - No acesso FTTH o cabo de rede UTP a única forma das boxes terem acesso a esse canal de retorno
Logo em FTTH as IRIS, UMAv1 ou UMAv2 precisam de ligar cabo de rede ao router
Em HFC as IRIS, UMAv1 podem ligar cabo de rede ao router mas não precisam pois conseguem sacar a net pelo seu cable modem interno
No entanto em HFC as UMAv2 precisa de ligar cabo de rede (pois essa box é pequena e como tal não tem cable modem interno)

É pena essas box da NOS que precisam de canal de retorno não terem modem wifi - pois evita-se de passar cabo de rede (nas IRIS e UMAv1, UMAv2 no FTTH e nas UMAv2 no HFC).

As outras box sem canal de retorno, não precisam de internet.
É assim que as box da NOS funcionam.

Agora, respondendo à tuas perguntas:
Não, não precisas de ter o router ao lado da UMAv2 - mesmo que não consigas passar cabo de rede entre o router e a UMA, podes usar um Wifi Extender (que tenha pelo menos uma porta RJ45) para servir de uplink para a tua UMAv2 - por exemplo qualquer TP-link como o RE200 serve para isso
Dessa forma, podes deixar o router onde estava (ao lado do PC) e a UMA na sala. A ligação entre o router e a UMAv2 faz-se por wireless (via o wifi extender) e esse wifi extener liga á UMAv2 via cabo de rede.
 
Última edição:
Qual o teu acesso? HFC ou FTTH - presumo que seja HFC, no entanto as box são as mesmas (a única diferença é que no HFC a net está presente no cabo coaxial e como tal as boxes que tem cable modem interno conseguem usar essa net que está no cabo)

Todas as box NOS com canal de retorno (UMA e IRIS) precisam de internet logo precisam de uma ligação internet (essa ligação à internet usa uma largura de banda muito mas mesmo muito reduzida - apenas para dar indicação de volta aos servidores da NOS que escolheste determinado conteúdo com o teu comando e para ver as capas nos canais/filmes, etc) - tudo o resto (TV directo, Timewarp, VOD, Video Clube, NOSplay, etc) não consume Internet pois todos os conteudos vêm nas portadoras DVB-C. Nota: Essa net que as box usam é só mesmo precisa quando clicas em alguma tecla no comando - só vais precisar de net na box se precisares de clicar em alguma tecla no comando (pause, play, escolha de um filme, etc) - depois do conteúdo começar a tocar já nem precisas de net (se desligares a net da box vais ver que a coisa continua a funcionar - pelo menos até precisares de clicar no comando novamente)

  • Esse ligação à net para esse tal canal de retorno pode ser via cabo coaxial se o acesso for HFC mas para isso a box tem que ter cable modem interno (para conseguir usar a internet que vem nas portadoras de Internet do cabo - tal como os routers HFC fazem) - Atenção: nem todas as boxes da NOS tem cable modem interno - apenas as UMAv1 e IRIS tem cable modem interno.
  • Essa ligação à net também pode ser por cabo de rede UTP Ethernet (todas a IRIS e UMAs tem porta RJ45 para internet) - No acesso FTTH o cabo de rede UTP a única forma das boxes terem acesso a esse canal de retorno
Logo em FTTH as IRIS, UMAv1 ou UMAv2 precisam de ligar cabo de rede ao router
Em HFC as IRIS, UMAv1 podem ligar cabo de rede ao router mas não precisam pois conseguem sacar a net pelo seu cable modem interno
No entanto em HFC as UMAv2 precisa de ligar cabo de rede (pois essa box é pequena e como tal não tem cable modem interno)

É pena essas box da NOS que precisam de canal de retorno não terem modem wifi - pois evita-se de passar cabo de rede (nas IRIS e UMAv1, UMAv2 no FTTH e nas UMAv2 no HFC).

As outras box sem canal de retorno, não precisam de internet.
É assim que as box da NOS funcionam.

Agora, respondendo à tuas perguntas:
Não, não precisas de ter o router ao lado da UMAv2 - mesmo que não consigas passar cabo de rede entre o router e a UMA, podes usar um Wifi Extender (exemplo RE200 que tenha pelo menos uma porta RJ45 serve) para servir de uplink para a tua UMAv2.
Dessa forma, podes deixar o router onde estava (ao lado do PC) e a UMA na sala. A ligação entre o router e a UMAv2 faz-se por wireless (via o wifi extender) e esse wifi extener liga á UMAv2 via cabo de rede.

Muito obrigado pelo esclarecimento. De qualquer forma teria sempre que comprar esse tal Wifi Extender que dizes.
Antes disso vou tentar ligar amanhã para eles para ver se me conseguem resolver a situação sem ter que gastar dinheiro. Consoante a resposta deles, e caso não me seja favorável, vou tentar averiguar qual a melhor forma de resolver a situação.
 
Acho que sem gastares algum tempo a estudar as soluções, até para arranjares argumentos para reclamares com a NOS ou alguns € não vais lá. Eles até te podem oferecer uma solução via plumes, mas atenção que vai depender muito da distância a que estão os dois equipamentos!!!

Insite com a NOS para te arranjar uma solução já que a ideia de que o router tem de ficar junto da box não é verdade.
A verdade é que a box tem que receber sinal de rede, seja diretamente do router ou através de plumes, extenders, powerlines etc...

Naturalmente se tens a box V2 podes solicitar a box V1 que já não tem essa necessidade de cabo de rede, já que o sinal vem pelo cabo coaxial!!!!!!!

Muito obrigado pela resposta.
Amanhã vou ligar para eles para ver se me conseguem resolver o problema.
 
Muito obrigado pelo esclarecimento. De qualquer forma teria sempre que comprar esse tal Wifi Extender que dizes.
Antes disso vou tentar ligar amanhã para eles para ver se me conseguem resolver a situação sem ter que gastar dinheiro. Consoante a resposta deles, e caso não me seja favorável, vou tentar averiguar qual a melhor forma de resolver a situação.

Existem wifi extenders por 20 e poucos € ou até menos quando em promoção.
Nota: Não precisa de ser um Wifi extender top (pois como disse essa net que a box precisa usa uma largura de banda muito mas mesmo muito reduzida) no entanto esse wifi extender precisa de deixar passar o VLAN Id das boxes (qq wifi extender moderno serve pois não fazem strip dos pacotes com VLANid)
 
Muito obrigado pelo esclarecimento. De qualquer forma teria sempre que comprar esse tal Wifi Extender que dizes.
Antes disso vou tentar ligar amanhã para eles para ver se me conseguem resolver a situação sem ter que gastar dinheiro. Consoante a resposta deles, e caso não me seja favorável, vou tentar averiguar qual a melhor forma de resolver a situação.
A própria NOS tem wifi extenders que comercializava e até oferecia nalguns pacotes antes do plumes. Um feito pela ARRIS e mais recentemente um da Devolo.
Tens aí uma boa solução para o problema alegar que a troca de lugar te penalizou e que deveriam recolocar a situação anterior oferecendo um extender devolo para colocares junto da UMA para a tv. Ficaria o problema resolvido e com melhor sinal de wifi junto da tv
 
Última edição:
A própria NOS tem wifi extenders que comercializava e até oferecia nalguns pacotes antes do plumes. Um feito pela ARRIS e mais recentemente um da Devolo.
Tens aí uma boa solução para o problema alegar que a troca de lugar te penalizou e que deveriam recolocar a situação anterior oferecendo um extender devolo para colocares junto da UMA para a tv. Ficaria o problema resolvido e com melhor sinal de wifi junto da tv


Isso, penso que os plumes tb dão para fazer isso (se instalares o pod remoto em modo "wifi extender" e não em modo "AP" podes usar a porta RJ45 livre para ligar à UMAv2)
É pena as novas boxes da NOS não terem modem wifi integrado para o acesso à net para o tal canal de retorno - resolveria logo este tipo de problemas.

Já agora, a NOS tem um excelente serviço OTT que é a app para Apple TV.
Com este tipo de serviço não precisas sequer do tradicional acesso TV por cabo coaxial
Podes ser uma opção. Só precisas mesmo de uma acesso Internet com VPN

Essa app da NOS é muita boa e tem quase os canais todos (que estão subscritos no teu pacote TV) - é preciso no entanto ter conta NOS
Eu sou vodafone mas uso a conta da minha mãe que é NOS
Quando foi lançado experimentei essa app e nunca mais voltei a usar a box do operador (no meu caso a vBox da Vodafone agora está mesmo desligada). Infelizmente a Vodafone ainda não tem serviço equivalente :-(
 
Última edição:
Isso, penso que os plumes tb dão para fazer isso (se instalares o pod remoto em modo "wifi extender" e não em modo "AP" podes usar a porta RJ45 livre para ligar à UMAv2)
É pena as novas boxes da NOS não terem modem wifi integrado para o acesso à net para o tal canal de retorno - resolveria logo este tipo de problemas.

Já agora, a NOS tem um excelente serviço OTT que é a app para Apple TV.
Com este tipo de serviço não precisas sequer do tradicional acesso TV por cabo coaxial
Podes ser uma opção. Só precisas mesmo de uma acesso Internet com VPN

Essa app da NOS é muita boa e tem quase os canais todos (que estão subscritos no teu pacote TV) - é preciso no entanto ter conta NOS
Eu sou vodafone mas uso a conta da minha mãe que é NOS
Quando foi lançado experimentei essa app e nunca mais voltei a usar a box do operador (no meu caso a vBox da Vodafone agora está mesmo desligada). Infelizmente a Vodafone ainda não tem serviço equivalente :-(
Mais facilmente oferecem o extender que resolve - penso - que os plumes.

Quero dizer oferecer até oferecem, mas normalmente é uma embrulhada e são ofertas de 1 mês que depois é complicado "desembrulhar". Já os extender quase que os davam aos pontapés com qualquer queixa de falta de wifi e aqui quem o provocou foi a limitação do profissionalismo do técnico.
Se fosse outro tinha procurado resolver mesmo sem o cabo de rede.. Suponho que tenha sido o caminho mais fácil mas não consigo compreender como é que isto pode ser considerado um serviço de qualidade...
Quantas vezes os técnicos que por aqui passam alteram situações porque eu alterei o posicionamento dos equipamentos e eles não descansam enquanto não colocam os valores no que entendem ser "ok" - e não é por impedir que os equipamentos sejam colocados no local original ou por não aceitar que fique como eu deixei. Não vem na folha, mas se for profissional, verifica se está bem.
Nem todos terão motivação ou disponibilidade de tempo para o fazerem, mas não me lembro de ter tido uma intervenção em que o técnico estivesse "à vontadinha" com o tempo para a mesma - sempre cronometrado embora felizmente na maior parte dos casos tenham resolvido muito antes do previsto.
 
Boa tarde
Antes de mais queria agradecer a todos os que perderam um bocadinho de tempo para me tentarem ajudar nesta situação.
Posso dizer que liguei hoje para a NOS e expus o problema, sendo que à tarde vieram cá a casa para substituir tanto a box da UMA (para a V1) como o router (para o 5.0), pelo que tenho a situação completamente resolvida.
Mais uma vez, obrigado a todos ;)
 
fazias como disse em cima (e nesse cenário o Router ficava ao lado do PC).
A minha mãe já teve a UMAv1 e confirmo que a UMAv2 é mais fluida e não aquece tanto => não gasta tanto
 
Back
Topo