[Problema] Vista é uma treta...

Migael

Banido
Olá.

Queria pedir ajuda aos verdadeiros gurus da informática de forma a poderem ajudar este mero cervo nabo da informática.

Acontece que adquiri um portátil em que o Vista Basic vinha previamente instalado. Pensei logo em instalar o XP mas sempre que meto o cd na drive ele entra no bluescreen passado uns minutos, sendo por isso que ainda continuo com o Vista. Mas admito que o meu problema está longe de ser este.

Até agora o Vista, apesar de me obrigar a dar umas voltas maiores, e de estar sempre a chatear com as ligações de segurança e coisas do género, acontece que é um desastre quando tento ligar dispositivos plug&play. Isto porque recentemente adquiri um rato da mitsay (daqueles de €3) que era compatível com todos os sistemas operativos desde o windows 95 ao XP. Quando chego a casa e ligo, o Vista reconhece-o e começa a instalar as drivers, além de pedir para ir ao windows update fazer umas verificações.

Passado uns minutos aparece-me a indicação que o dispositivo não é reconhecido e não pode funcionar, ao que pedia insistentemente para introduzir o CD do aparelho (que não existe). Depois de muito pesquisar e de perguntar a esta comunidade chegamos à conclusão que o rato não era compatível com o Windows Vista. Pronto há coisas que um gajo não pode fazer nada...

Mas depois disto, andei a efectuar uns trabalhos na faculdade, onde me pediram para passar o mesmo trabalho para uma simples caneta USB. Quando ligo a caneta, o dispositivo reconhece que há ali qualquer coisa, mas passado uns minutos pede-me para inserir o CD pois não reconhece o dispositivo! Tentei noutras portas e o resultado foi igual. E mais, tentei com mais duas canetas de colegas que queriam passar o trabalho e em todas as tentativas e portas o Windows Vista pedia-me o CD para todas! Mesmo depois de eu ter dado autorização para os programas procurarem as drives respectivas.

Mas o melhor de tudo ainda estava para vir:

Mais tarde andei a instalar o SUSE 10.3 e então inseri o rato USB de €3 para instalar. Quando acabo, arranco o Windows Vista e o raio do rato que era incompatível apresenta-se a FUNCIONAR! Mas no entanto o Vista diz que há um dispositivo novo, procura as drives e volta a pedir o CD, pelo qual digo que não tenho. MAS O RATO que foi dado como incompatível por alguns fãs do Vista e que me acusaram de ser sovina por ter comprado um rato de €3, continua a dar! Com todos os botões a funcionarem correctamente e sem falhas. E no fim aparece uma mensagem de erro a dizer que o dispositivo não foi instalado correctamente, mas continua a dar sem problemas... até que o desligue da porta USB e tente liga-lo novamente. Depois só reiniciando o Vista com o rato ligado na porta é que posso funcionar com ele.


Será que tenho algum problema extraordinário? Existe alguma solução para que o Windows não me peça CD's sempre que meta algum aparelho USB plug&play?
Devo dizer que tenho o sistema todo actualizado, seja com as últimas opções de segurança opcionais ou principais. Assim como não me parece que tenha algum tipo de vírus pois tenho feito buscas com o Norton Scan "qualquer coisa" e tenho o Avast instalado.

Nota:
Já agora, este problema não acontece em tudo. Por exemplo já tenho canetas USB que são reconhecidos pelo Vista, assim como leitores de mp3 e alguns telemóveis, enquanto que outros já não o são.


Agradecia umas dicas, é que começo a pensar que o meu sistema se orienta pela lua ou até pelas vacas - como diz o outro do seguro directo.

Cumprimentos.
 
Última edição:
kando o windows se keixa de drivers tem la a opcao: "Nao voltar a avisar para este hardware"... assim deixa de pedir drivers...
 
E em relação aos avisos de segurança se quiseres retirar desligas o UaC(ficas é em "risco"), se procurares no google como achas com facilidade.
 
Pois... podes esquecer... enquanto não aparecer o primeiro SP ou o segundo, nem mexo no windows.
Como vou ter o portátil da e-escola, a primeira coisa que vou fazer é utilizar o vista por umas semanas e depois formato...
Meto-lhe dualboot com Ubuntu e XP e já está!

PS: Um conselho: O XP é a melhor coisinha que há neste momento...
 
kando o windows se keixa de drivers tem la a opcao: "Nao voltar a avisar para este hardware"... assim deixa de pedir drivers...

E em relação aos avisos de segurança se quiseres retirar desligas o UaC(ficas é em "risco"), se procurares no google como achas com facilidade.


Pois, mas o problema é que quando faço isso o rato deixa de dar. Mas o que eu queria mesmo era que deixasse de pedir o CD e instalasse as coisas :S

Pois... podes esquecer... enquanto não aparecer o primeiro SP ou o segundo, nem mexo no windows.
Como vou ter o portátil da e-escola, a primeira coisa que vou fazer é utilizar o vista por umas semanas e depois formato...
Meto-lhe dualboot com Ubuntu e XP e já está!

PS: Um conselho: O XP é a melhor coisinha que há neste momento...

O Problema ocorre precisamente no Amilo Pro dos da E-Oportunidades. Não consigo instalar o XP, não faço a minima ideia do porquê. Sempre que meto o CD anda a ler as coisas e chega a um ponto onde entra o Bluescreen...

No entanto no Esprimo Mobile, removi o Vista e instalei o XP com o mesmo CD e dá bem.
É estranho...
 
nao tenho razoes de keixa de vista, mas tb n compro ratos de 3€ :P

Eu compro ratos de €3 se eles fizerem o mesmo efeito que um de €30. Não preciso de precisão de 100000dps nem outras funcionalidade para jogar. É mesmo para usar o rato para coisas normais... como clicar em botões do word ou excel, tarefas que se tornam mais complicadas de realizar com o touchpad.

Mas há coisas do carago:
Agora já aceitou o raio do rato... tirei o aero, indiquei a pasta Windows para possível procura de drivers e aceitou. Incrível, pois já tinha feito isto umas 10 vezes no mínimo.

:lol:
 
Última edição:
O problema é mesmo o windows vista, o vista se fosse alguma coisa decente tanto funcionava com ratos de 3 como de 30 euros...tenho o xp, também tenho um rato de 2 euros de uma marca ranhosa que comprei no minipreço, e ficou a funcionar no momento e até agora está aqui para as curvas...

Ficam melhor servidos com um linux que podem obter gratuitamente do que com o vista, do qual toda a gente sabe que ou vem com o pc ou pagas bem caro por ele.
Por isso, mete o XP ou um linux, quanto ao problema do xp com blue screen... mais uma surpresa by vista...nem o antecessor aceita...
 
tenho 1 webcam c/ 9 anos k nao funciona no XP. posso tb concluir k o XP nao presta? talvez seja melhor mudarmos todos para o w98...
 
tenho 1 webcam c/ 9 anos k nao funciona no XP. posso tb concluir k o XP nao presta? talvez seja melhor mudarmos todos para o w98...

La esta, este pessoal quando se depara com um problema , dizem logo mal da vida.
Quando o xp saio metade das coisas que tinha deixaram de funcionar, ate que sai-se o respetivo driver.
Muitos destes meninos não saber o que era o desatino no w98 com despositivos usb.

Quanto ao problema, parece o os controladores usb estão mal instalados.
CD de recuperação para cima .pode ser que resolva.
 
Da-te ecra azul ao inserires o cd depois do reboot quando inicias a instalação de raiz, ou quando inseres o cd com o vista a "correr"?

La esta, este pessoal quando se depara com um problema , dizem logo mal da vida.
Quando o xp saio metade das coisas que tinha deixaram de funcionar, ate que sai-se o respetivo driver.
Muitos destes meninos não saber o que era o desatino no w98 com despositivos usb.

Quanto ao problema, parece o os controladores usb estão mal instalados.
CD de recuperação para cima .pode ser que resolva.


Eu sei o desatino que era o USB no windows 98, pois o respectivo sistema operativo mostrava o BlueScreen a maior parte das vezes que se inseriam coisas (ou sempre que se tirava o CD com o PC a ler). Aliás tirei um curso de informática com o windows 95 e Windows 98.

Mas o problema do 98 era um erro desculpável uma vez que se tratava de uma tecnologia recente. Até havia alguns computadores que as portas USB tinham de ser adquiridas e instaladas manualmente como um extra (e eram apenas duas), e além disso havia em 98 poucos produtos que suportassem a mesma tecnologia, contavam-se pelos dedos aqueles que havia no mercado e mesmo assim eram caros o que dificultava a sua propagação.

Mas no entanto, lembro-me de que quando o XP saiu, também houve problemas com drives USB no inicio. Mas foi um problema que durou pouco tempo. Lembro-me de ter tido mais problemas em instalar a impressora pela porta paralela do que por USB. Além disso o sistema reconhecia algumas das drivers que os aparelhos tinham do windows 98, pelo menos a mim não me causou transtorno a mudança.

Agora com este recente sistema operativo, instalar uma simples caneta USB tão comum nos nossos dias, chega a pedir para inserir um CD na drive para instalar controladores. Pelo menos no meu caso. E para instar um rato compatível em todos os sistemas operativos vi-me negro. Chegaram-me a dizer que a culpa era minha por ter comprado um rato de €3 apenas compatível com todo o tipo de sistemas operativos anteriores ao Vista.

Para se ver o ridículo, inseri-lhe agora um comando USB de 8 botões e pediu-me para inserir CD - que nem CD tem. Mas pelo menos desta vez fiz o mesmo procedimento de indicar onde o windows guarda os controladores, e aparentemente já está a funcionar correctamente. Assim como o rato.

Já ouvi falar de controladores mal instalados, mas penso que não seja bem o caso, uma vez que formatei-o e re-instalei à coisa de uma mês e pouco. Mas também pode ter acontecido um erro qualquer o que eu acho muito estranho.

Outra coisa, relativa ao windows XP. É falso que o Vista não o reconheça. Apenas dá erro quando faço boot com o mesmo para instar, e quando está a ler os controladores que irá instalar e escolher a partição, ai sim é que entra no BlueScreen. Umas vezes chega a dizer que não encontra dispositivos de armazenamento em massa e quando carrego em seguinte entra em bluescreen. Outras vai logo para bluescreen mal acaba de pesquisar.

:(

PostScriptum:
Alguém falou do Linux. Pois bem, para as minhas necessidades de processamento de texto, e pouco mais, também instalei o OpenSuse 10.3. Acontece que andei as voltas com isto para instalar o wireless e não consigo instalar mesmo... e além disso Linux para alguém novato como eu, é uma verdadeira dor de cabeça uma vez que é necessário aprender comandos novos e saber onde colocar as directorias todas. E isso leva tempo... tempo que não tenho (ou que quero despender para outras coisas). E ainda por cima, tem que se andar a ler tutoriais para tudo e mais alguma coisa. Lembro-me de ter removido o Ubuntu num PC de secretária, porque andei quase 3 horas as voltas para instalar o raio de uma simple programa de Java. É um sistema muito bom, mas é preciso perder muitas horas às voltas com aquilo o que se torna entediante e enfadonho.
 
Última edição:
""Já ouvi falar de controladores mal instalados, mas penso que não seja bem o caso, uma vez que formatei-o e re-instalei à coisa de uma mês e pouco. Mas também pode ter acontecido um erro qualquer o que eu acho muito estranho.""



Quando fizeres a reparação deixa ficar uma pen ou outro dispositivo usb, ja resultou comigo numa instalação.
 
Última edição:
La esta, este pessoal quando se depara com um problema , dizem logo mal da vida.
Quando o xp saio metade das coisas que tinha deixaram de funcionar, ate que sai-se o respetivo driver.
Muitos destes meninos não saber o que era (infinitivo seguído de passado hein? e que tal "não sabem o que era") o desatino no w98 com despositivos usb.

Quanto ao problema, parece o os controladores usb estão mal instalados.
CD de recuperação para cima .pode ser que resolva.
Esse português podia melhorar... Nem corrigi a acentuação, pois admito que também não me preocupo muito com ela...

Warlord - Estamos em 2007 , passaram praticamente 10 anos desde o 98...A microsoft devia ter por obrigação não cometer os mesmos erros do 98 no vista.
Nessa altura (98) ainda era o tempo de andar com disketes, mas já la vão alguns anos desde que se passou de diskete para Pendrives...e a Microsoft lança um sistema operativo que raramente tem drivers para dispositivos USB, mas os problemas do vista vão muito para além do USB...Isto em 2007...
mas se comparas as versões, então podemos dizer que o Vista está para o XP como o Milenium para o 2000. E toda a gente sabe o que aconteceu com o ME... (só que em vez de 7 meses (diferença entre o lançamento do 2000 (Fevereiro de 2000) e do ME(Setembro de 2000)) a microsoft teve mais de 5 anos de diferença entre o XP e o Vista.)

Relembro ainda que está a fazer um ano desde o lançamento do Vista...a desculpa da estabilidade devido à novidade, não dura para sempre... é certo que alguns problemas foram resolvidos, mas a balança continua desequilibrada.
E apresento ainda mais um facto...O suporte para o Windows XP previsto para terminar 1 ano após o lançamento do vista, vai agora em 2009 e ainda não se sabe se fica mesmo em 2009, por isso a Microsoft pelo menos não é tão "ceguinha" como os amantes do vista.
Relembro também que o sistema operativo com nome de código Vienna está previsto para 2009...Quer-me parecer que o vista nasceu com os dias contados...ainda assim nada se pode ainda afirmar sobre o Vienna...pois ainda está em desenvolvimento...
 
Última edição:

mas se comparas as versões, então podemos dizer que o Vista está para o XP como o Milenium para o 2000. E toda a gente sabe o que aconteceu com o ME...

Então também posso dizer que o Vista está para o XP como o 98 está para o 95? Ou 95 para o DOS6? Ou do 98SE para o 98? Ou do...

Essas comparações sem critério... :007:

EDIT: Nem o Vista é tão mau como o pintam (longe disso) nem o XP é um SO excelente como alguns agora dizem.
 
Última edição:
Pronto, eu admito que o vista seja melhor que o Dos6... :P
Claro que podes comparar, mas eu só me lembro da desgraça que foi o ME e comparei-o com o antecessor mais próximo, entre o 95 e 98 não sei ,porque ainda tinha mais com que me preocupar...
Esqueceste-te de comparar o 98 com o 98 SE (o SE não foi um service pack...!
Talvez seja isso que falta ao vista...o vista SE lol...

Sim, concordo contigo, o vista não é tão mau como o pintam, e o XP também não é perfeito, mas ainda lhe falta comer muita papinha para chegar ao que o XP é hoje...recursos já ele (vista) come...lol
Lembra-te que a microsoft levou 5 anos a desenvolver e lançar o Vista (após o lançamento do XP) e tinha por obrigação ter feito melhor. Podemos dizer que o vista de hoje em dia, é um BETA, só que já está a venda e por isso não pode ter o rotulo de BETA, pode ser que o Vista SP1 traga alguma coisa de novo.
Se calhar se não fossem os 5 anos de diferença a pressionar a microsoft a lançar o vista, e ainda hoje estava em testes (BETA) e se calhar era melhor que isso tivesse acontecido e que lançassem um Vista, muito superior ao XP logo a "nascença".

Há ainda diferença entre estar obcecado pelo vista e não admitir que haja melhor, e ser realista e reconhecer que mais vale ficar no XP até que o vista seja estável e amadureça.
 
Última edição:
1 - Não há nenhuma razão plausível para comparar o Vista (ou outro qualquer) com o ME porque são simplesmente produtos diferentes sem relação nenhuma.

2 - O Vista irá sempre comer muitos mais recursos do que o XP (tal e qual como XP come muito mais do que o 98 e 2000). É a evolução "natural" do software. Se o hardware evolui, o software irá acompanhar essa evolução.

3 - É errado pensar que o Vista terá os seus problemas resolvidos com o SP1. O Vista é o que é e não será com o SP1 que irá dar o salto. Esse "desejo" acabará por servir de arma de arremesso dos "anti-vista" contra o próprio SO, quando o SP1 sair.
 
Back
Topo