1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema:WD Raptor 1500ADFD e Board Nforce 4

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por rmarinheira, 6 de Julho de 2006. (Respostas: 18; Visualizações: 899)

1. rmarinheira

rmarinheira Banido

Boas!
    Estou com problemas com a minha board asus A8N-SLI Premium:
    Experimentei há umas semanas instalar um disco WD SATA II e começaram os problemas, instalei o XP de novo, tudo ok.
    De repente noto que o disco se desliga a meio durante a utilização normal do PC.
    Primeiro diagnóstico: disco!
    Devolvi-o e acabei por comprar um Raptor de 150 Gb.
    Resultado: o problema mantém-se.
    Noto que quando isto acontece, o disco se desligar durante a utilização normal do XP, ao fazer o reboot a bios deixa de reconhecer o disco.
    Esta situação resolve-se desligando o cabo SATA e de açimentação do disco, religando-os logo de seguida.
    Pensei que o problema estivesse relacionado com a minha fonte de alimentação pelo que a substitui.
    O problema mantém-se.
    Entretanto soube que em vários foruns há utilizadores com queixas relativamente a discos Maxtor e WD e boards com o chipset nforce 4.
    Sei que a maxtor lançou um firmware novo para os discos afectados, mas relativamente à WD penso que nada foi feito.
    Alguém com o mesmo problema e que já o tenha conseguido solucionar?
    Já pesquisei e tentei tudo e mais alguma coisa mas o problema mantém-se.

Começo a ficar farto do nforce 4!!!!!

Cumps

2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Qual é a fonte de alimentação que tens?
    Problema da fixa molex? Da ficha sata de aliemntação?

3. J074_RiP

J074_RiP Power Member

parece realmente + 1 problema da fonte e/ou motherboard k do disco.
    coloca ai as specs pra ajudar

4. Cabalo

Cabalo Power Member

tive um problema semelhante num outro pc, que o disco se desligava a meio, e tinha falhas e resolveu-se prontamente mudando a fonte de alimentação por uma decente, uma vez que a outra era uma trampa das que vinham com as caixas ATX.

5. rmarinheira

rmarinheira Banido

Boas a todos!
    De facto do disco não é, uma vez que qualquer disco sata que ligue na board acaba por sofrer do mesmo problema (já testei outros 2, WD, e o problema repetiu-se).
    Da fonte não pode ser, já testei com várias e das fichas tb não deve ser... acontece qualquer que seja o cabo que use...
    PArece-me ser um problema (e dos graves) relacionado com o chipset nforce 4, já que em vários foruns li relatos de problemas similares.
    Aparentemente a Maxtor lançou um firmware para os seus discos SATA para tentar debelar o problema, mas parece ter sido infrutífero.
    Relativamente à nvidia e mais especificamente ao fabricante da minha board, a ASUS, aparentemente ainda não há qualquer tipo de acção para tentar corrigir a enormidade de problemas que o chipset está a ter com discos SATA I e II.
    Alguém que possa complementar a informação de que disponho neste momento?
    Falta apenas o contacto com a ASUS, que irei tentar de seguida.
    Estou neste momento à espera de uma resposta do Suporte da WD, mas quer-me parecer que a única solução terá de partir, ou do fabricante do chipset, ou do fabricante da board....

Sorte maldita.....

6. J074_RiP

J074_RiP Power Member

tenho um pc com nforce 4 e 1 disco raptor e outros 2 sata sem qq problema...
    a fonte pode estar boa, pode eh nao aguentar com o teu sistema

7. rmarinheira

rmarinheira Banido

Qual a fonte que tens no teu sistema?
    E já agora, tens os drivers mais actuais para o chipset?
    Qual a tua board?

Cumps

8. J074_RiP

J074_RiP Power Member

tenho os ultimos drivers (www.nvidia.com) e uma fonte de 550W
    sinceramente parece-me k a tua fonte nao tem estofo pros componentes, dai te ter dito k era melhor colocares ai os componentes k tens no pc e a fonte

9. Metro

Staff Member

Não estou nada convencido que seja da board.

Coloca aqui todos os componentes desse pc.
    Voltagens que te aparece no asus probe tb.

10. rmarinheira

rmarinheira Banido

Aqui ficam as specs:

Board Asus A8N-SLI Premium
    Athlon 64 3500+
    WD Raptor 150 Gb
    Leitor DVD 16x MSI
    Gravador CD 48x Plextor
    Gravador DVD 16x Plextor
    Asus Nvidia Geforce 6600GT
    SB AUdigy 2 ZX Platinum
    PLaca Radio PCI
    Monitor Sony SDM-HS95P-RB
    Logitech Dinovo Laser

A fonte de alimentação é de 450 W, penso.

Quanto a voltagens, mal chegue a casa posto-as aqui....

11. J074_RiP

J074_RiP Power Member

a fonte eh oem, correcto?

independentemente disso a fonte parece andar mesmo no limite, uma vez k tens bastantes drives opticos...

faz o seguinte: desliga (flat e power cables) os drives opticos todos e arranca com o pc e ve se o disco volta a ir abaixo

12. Metro

Staff Member

Falta ver as voltagens da fonte.
    Além de ser fraca suponho eu as voltagens tb não devem ser brilhantes.
    Pelo menos é a explicação mais facil :D

13. God_Lx

God_Lx Folding Member

Bem, tanta gente com nForce4 neste forum e deves ser dos primeiros a queixar-te com problemas nos SATA's...

De qq maneira realmente aposto mais na fonte que no resto, tenta desligar algumas coisas que não precises...

14. Cabalo

Cabalo Power Member

apostava mais uma vez que é da fonte, depois de ver as specs.
    quantos amperes tem na linha dos 12v? mete aí um screenshot do asusprobe, com a monitorização das voltagens sff.

15. Cabalo

Cabalo Power Member

não tens em modo gráfico? que aparece a linha com as oscilaçóes?

16. rmarinheira

rmarinheira Banido

Boas!
    Aparentemente esta nova versão não tem esse modo!

Uma coisa estranha que notei foi o vcore anormalmente baixo por alguns instantes, cerca de 1.10V, quando deveria rondas os 1.30V

Estou mesmo a ver que o raio da fonte está marada.... :wow:

Última edição: 7 de Julho de 2006
  17. jfbbms

jfbbms Power Member

na fonte, na lateral has-de ter la um autocolante

por baixo dos +12V que numero aparece la? xxA -> interessa o xx

18. J074_RiP

J074_RiP Power Member

tinha sido bem mais rapido teres desligado essas 3 drives opticas e testado se o disco se aguenta, pondo-o por exemplo a fazer varios defrags

Partilhar esta Página