Problema:WD Raptor 1500ADFD e Board Nforce 4

Boas!
Estou com problemas com a minha board asus A8N-SLI Premium:
Experimentei há umas semanas instalar um disco WD SATA II e começaram os problemas, instalei o XP de novo, tudo ok.
De repente noto que o disco se desliga a meio durante a utilização normal do PC.
Primeiro diagnóstico: disco!
Devolvi-o e acabei por comprar um Raptor de 150 Gb.
Resultado: o problema mantém-se.
Noto que quando isto acontece, o disco se desligar durante a utilização normal do XP, ao fazer o reboot a bios deixa de reconhecer o disco.
Esta situação resolve-se desligando o cabo SATA e de açimentação do disco, religando-os logo de seguida.
Pensei que o problema estivesse relacionado com a minha fonte de alimentação pelo que a substitui.
O problema mantém-se.
Entretanto soube que em vários foruns há utilizadores com queixas relativamente a discos Maxtor e WD e boards com o chipset nforce 4.
Sei que a maxtor lançou um firmware novo para os discos afectados, mas relativamente à WD penso que nada foi feito.
Alguém com o mesmo problema e que já o tenha conseguido solucionar?
Já pesquisei e tentei tudo e mais alguma coisa mas o problema mantém-se.

Começo a ficar farto do nforce 4!!!!!



Cumps
 
Qual é a fonte de alimentação que tens?
Problema da fixa molex? Da ficha sata de aliemntação?
 
tive um problema semelhante num outro pc, que o disco se desligava a meio, e tinha falhas e resolveu-se prontamente mudando a fonte de alimentação por uma decente, uma vez que a outra era uma trampa das que vinham com as caixas ATX.
 
Boas a todos!
De facto do disco não é, uma vez que qualquer disco sata que ligue na board acaba por sofrer do mesmo problema (já testei outros 2, WD, e o problema repetiu-se).
Da fonte não pode ser, já testei com várias e das fichas tb não deve ser... acontece qualquer que seja o cabo que use...
PArece-me ser um problema (e dos graves) relacionado com o chipset nforce 4, já que em vários foruns li relatos de problemas similares.
Aparentemente a Maxtor lançou um firmware para os seus discos SATA para tentar debelar o problema, mas parece ter sido infrutífero.
Relativamente à nvidia e mais especificamente ao fabricante da minha board, a ASUS, aparentemente ainda não há qualquer tipo de acção para tentar corrigir a enormidade de problemas que o chipset está a ter com discos SATA I e II.
Alguém que possa complementar a informação de que disponho neste momento?
Falta apenas o contacto com a ASUS, que irei tentar de seguida.
Estou neste momento à espera de uma resposta do Suporte da WD, mas quer-me parecer que a única solução terá de partir, ou do fabricante do chipset, ou do fabricante da board....

Sorte maldita.....
 
tenho um pc com nforce 4 e 1 disco raptor e outros 2 sata sem qq problema...
a fonte pode estar boa, pode eh nao aguentar com o teu sistema
 
tenho os ultimos drivers (www.nvidia.com) e uma fonte de 550W
sinceramente parece-me k a tua fonte nao tem estofo pros componentes, dai te ter dito k era melhor colocares ai os componentes k tens no pc e a fonte
 
Não estou nada convencido que seja da board.


Coloca aqui todos os componentes desse pc.
Voltagens que te aparece no asus probe tb.
 
Aqui ficam as specs:

Board Asus A8N-SLI Premium
Athlon 64 3500+
WD Raptor 150 Gb
Leitor DVD 16x MSI
Gravador CD 48x Plextor
Gravador DVD 16x Plextor
Asus Nvidia Geforce 6600GT
SB AUdigy 2 ZX Platinum
PLaca Radio PCI
Monitor Sony SDM-HS95P-RB
Logitech Dinovo Laser

A fonte de alimentação é de 450 W, penso.

Quanto a voltagens, mal chegue a casa posto-as aqui....
 
a fonte eh oem, correcto?

independentemente disso a fonte parece andar mesmo no limite, uma vez k tens bastantes drives opticos...

faz o seguinte: desliga (flat e power cables) os drives opticos todos e arranca com o pc e ve se o disco volta a ir abaixo
 
Falta ver as voltagens da fonte.
Além de ser fraca suponho eu as voltagens tb não devem ser brilhantes.
Pelo menos é a explicação mais facil :D
 
Bem, tanta gente com nForce4 neste forum e deves ser dos primeiros a queixar-te com problemas nos SATA's...

De qq maneira realmente aposto mais na fonte que no resto, tenta desligar algumas coisas que não precises...
 
rmarinheira disse:
Aqui ficam as specs:

Board Asus A8N-SLI Premium
Athlon 64 3500+
WD Raptor 150 Gb
Leitor DVD 16x MSI
Gravador CD 48x Plextor
Gravador DVD 16x Plextor
Asus Nvidia Geforce 6600GT
SB AUdigy 2 ZX Platinum
PLaca Radio PCI
Monitor Sony SDM-HS95P-RB
Logitech Dinovo Laser

A fonte de alimentação é de 450 W, penso.

Quanto a voltagens, mal chegue a casa posto-as aqui....

apostava mais uma vez que é da fonte, depois de ver as specs.
quantos amperes tem na linha dos 12v? mete aí um screenshot do asusprobe, com a monitorização das voltagens sff.
 
Aí têm!


probe0sn.jpg
 
Boas!
Aparentemente esta nova versão não tem esse modo!

Uma coisa estranha que notei foi o vcore anormalmente baixo por alguns instantes, cerca de 1.10V, quando deveria rondas os 1.30V


Estou mesmo a ver que o raio da fonte está marada.... :wow:
 
Última edição:
tinha sido bem mais rapido teres desligado essas 3 drives opticas e testado se o disco se aguenta, pondo-o por exemplo a fazer varios defrags
 
Back
Topo