Problema Windows

V45C0f

Power Member
Boas, tenho um pequeno problema, acontece me várias vezes, principalmente quando estou a tentar copiar ficheiros de um lado para o outro no disco, quando o faço (nem sempre acontece, simplesmente acontece muitas) o 'windows explorer' , penso que seja o nome certo, deixa de funcionar e a barra de tarefas assim como todas as aplicações abertas fazem o que parece um reiniciar, a barra de tarefas desaparece por momentos e quando volta aparecer (uma questão de segundos) volta tudo ao normal, gostaria de saber se alguém sabe qual o problema ou o que está a causar isto tudo.
Estou a usar o windows 10 home
 
O sistema deve ter problemas de RAM ( pouca ram) ou variações em cache cópia por falta de processamento capaz ou devido ao eterno problema dos tipos de partição que o windos usa.
Aposto que mormente te acontece no que referes - quando estás a copiar coisas do disco para um dico externo por exemplo.

A solução é lidar com o ammount de volume de cópia, e vez de copiares pastas inteiras fazeres selcção copiar desde dentro delas e evitar grandes volumes de cópia 4 GB ou mais por exemplo.
De certeza que assim não vais ter tanto esse problema já que esse reinicio pode vir a gerar crash e nesse caso vais ficar com as cópias comprometidas e sem possibilidade de as recuperar , nã odeves usar o cortar colar mas sim o copiar colar e depois o delete sem passar pela reciclagem.

Se fazes muitos downloads de dados com caches altas deves pensar em formatar a máquina de vez em quando isso va melhorar muito o desempenho e principalmente alargar-te a vida do disco porque com o que te está a acontecer ele vai acumulando data muito "partida" e se a gestão das partições já é um bocado má imagina com crashes entre cópias para locais externos, tb deves perceber bem o tipo de porto usado em USB 2.0 ou 3.0 porque pode também gerar esses problemas .

Tens uma solução fácil copiar menos volume de dados para mover a outro lado e não copiar pastas muito cheias de diferentes tipos de dados.

Uma coisa que deves também fazer é verificar o que já foste copiando porque normalmente pelo menos pela experiência que eu tive no xp e vista os dados eram movidos às vezes mas depois ficavam inacessiveis ou corrompidos e só me dei conta disso quando fui abrir mesmo os arquivos porqe ficavam com ícone e com o volume às vezes correcto assim como nome mas depois alguns deles estavam corrompidos .
A solução que eu usava é a mesma que te dou a ti - copiava em partes pequenas e evitava copiar pastas .

O windows sobrecarrega e muito o uso em disco a não ser que tenhas máquinas muito potentes e que lhe des muita manutenção de desfragmentação começa a dar erros desses até crashar mesmo no meio das cópias.

Força.
 
@Minguno Obrigado pela ajuda, mas por exemplo isso também se refere ao caso em que eu consigo selecionar para "cortar" a pasta e depois quando carrego no botão direito do rato na pasta onde quero colocar o ficheiro/pasta ele não responde e reinicia, também se aplica a este caso?

Um pequeno à parte, eu tenho o windows 10 home, já vinha pre-instalado com o portátil, ao formatar vão me aparecer os discos que posso formatar? A unica duvida que tenho é que se formatar apenas formato a maior partição do disco certo? Visto que a outra será o windows.

Obrigado pela ajuda!
 
Provavelmente o portátil vem com uma partição de recuperação/instalação do sistema operativo que podes utilizar ao ligar o computador e premindo de seguida a tecla F9. Quanto ao explorador do windows reiniciar, é normal que aconteça quando se instala algum programa que crie conflitos com outros ficheiros do sistema. Geralmente resolve-se desinstalando o último programa instalado quando se detecta o problema. No entanto aconselho uma instalação limpa do windows para retirar qualquer dúvida.
 
Uma dúvida que tenho, eu pretendia formatar o windows apenas quando mete se um SSD como segunda drive no portátil, a minha questão é, poderia eu copiar essa partição para outro disco e continuava tudo igual?
 
Podes fazer uma clonagem com uma das ferramentas disponíveis como o Acronis. Antes de formatar o disco convém verificar se a clonagem funcionou.
 
Back
Topo