Problema XP em portatil ..... SATA/ IDE eis a questao....

aresPT

Power Member
Boas companheiros....o problema do costume, problema esse postado por mim em outros topicos.... abri este para tirar a duvida noutra questao.....

tentei por varias vezes instalar o xp no meu portatil Tsunami Speeder 8730s.......nunka deu certo

algumas vezes consegui instalar mas ao fim de um tempo no ambiente de trabalho o disco parava de funcionar cranshando me o sistema todo....


tentei de todas as maneiras e feitios usando o nlite para alterar cd de instalacao de xp (com os tutoriais postados aqui no forum obrigado a todos)

como nunka funcionou desisti simplesmente de o instalar......o que se poe e k ja penso encostar o portatil pois nao suporto o vista simplesmente......

reparei aki no forum k se eu alterar na bios os discos de sata para ide o problema fica resolvido


existe mta quebra na performance????é q se nao for o caso nao me importo de o fazer


se realmente a quebra de performance e mto notoria entao vou pegar nele e mete lo ao lixo...lolol

ajudam me ???


brigado e um abraço
 
Isso que referes foi a opção failsafe dos fabricantes despois de tanta barraca com drivers e do desaparecimente das drives de disquetes...

IMHO a quebra não é assim tão bruta que se torne incomodativa. E nos portáteis os HD's normalmente são tão lentos que qqr translation IDE/SATA pouco ou nada deve representar em termos de hit.

Qqr modo, se podes fazer isso, em principio consegues instalar o XP nesse modo, fazer o primeiro boot, instalar os drivers do fabricante e passar a SATA no boot seguinte.

YMMV, tough.
 
Eu uso o vista neste notebook mas honestamente pouco tempo tenho perdido com ele em si, se o que mais te incomoda são as tralhas que ele trás a mais tornando o sistema mais lento, já tentaste desligar tudo o desnecessário, nessas condições não deve ficar muito diferente do xp. (confesso que ainda não testei)
 
instalando em modo ide e depois passar para sata o sistema passa se por completo....

pa o vista por mim odeio de cima a baixo lololol

pelo k percebi entre ide e sata nao ha assim tanta diferenca e k uso o portatil para jogar (no trabalho lol)

mais uma coisa k e isso de failsafe????
 
instalando em modo ide e depois passar para sata o sistema passa se por completo....

pa o vista por mim odeio de cima a baixo lololol

pelo k percebi entre ide e sata nao ha assim tanta diferenca e k uso o portatil para jogar (no trabalho lol)

mais uma coisa k e isso de failsafe????

Failsafe = á prova de falhas...

Desde o NT que os drivers de mass storage controlers "novos" têm de ser carregados de disquette durante uma certa fase da instalação. Com o w2k o povo já descascou na MS pq realmente no ano 2000 era uma vergonha só ter opção de disquete. E eles foram e lançaram o XP exactamente na mesma...

Os controladores IDE é a mesma coisa. Todos os fabricantes disponibilizam drivers actualizados para os seus controladores, mas existia um failsafe que era o PCI IDE genérico. Podia não ser o masi performante, mas funcionava sempre. E podias actualizar os controladores post-install.

Aparentemente em SATA o "acordo implicito de compatibilidade" foi para o espaço... Dai muitos fabricantes terem implementado o que não passa de uma translation layer. O OS pensa que tem IDE, a mobo/BIOS traduz.

Infelizmente o Win baralha-se.

Btw, os drivers que instalaste com o nLite eram os PNP? É que não são esses... Precisas dos textmode drivers do controlador.
 
ja tentei com os 2 drivers....

deu sempre o mesmo...o problema e k axo k os drivers k tou a usar sao do vista pois n consegui arranjar na net e usei os k viham no cd de instalacao.....

n me conseguem arranajr os drivers proprios po xp???

fartei em de procurar e nada
 
Última edição:
Pois, é muito provavel que não funcionem :) Tens de determinar qual é o controlador e tentar arranjar o "genérico" do fabricante.

Experimenta o SIW ou vê a info do fabricante nos .inf dos drivers do Vista. Depois vais ao fabricante e sacas os drivers genéricos SATA.
 
Back
Topo