Problemas a montar computador de raiz (nada no ecrã) (resolvido!)

Aether

Membro
Uma amiga comprou um computador peça a peça e pediu-me para o montar mas deparei-me com alguns problemas.

fonte de alimentação - Be Quiet E5 Straight Power 500W
motherboard - Asus M2NPV-VM
memória - G.Skill kit 2 GB 2x1 GB DDR2 800 Mhz PC6400
processador - AMD Athlon 64 x2 4400+ Socket Am2 Energy Efficient 65w

Penso que a caixa é irrelevante. Quanto a disco rígido vou utilizar um do computador antigo assim como as drives.


Montei isto da primeira vez, liguei... as ventoinhas começaram a funcionar mas nada no ecrã, o computador não fez 'bips' nenhuns, nada. Desliguei, voltei a tentar ligar e já não funcionou. A luz da motherboard acende mas as ventoinhas nem arrancam. Experimentei novamente mas desta vez com a fonte de alimentação do computador antigo. É de 450W penso que é o suficiente.

Desta vez liguei apenas o essencial: a dita fonte de alimentação à board (o cabo de alimentação do processador e o da board), deixei os dois módulos de RAM no sítio e o processador mas desliguei drives e disco rígido. Queria apenas tentar fazer com que isto funcionasse, aparecesse alguma coisa no ecrã mas nada.

Sempre que ligo o computador as ventoinhas arrancam mas o bicho não apita e no ecrã não aparece nada. Relembro que esta motherboard tem gráficos onboard.


Se alguém me pudesse indicar uma causa para o problema agradecia. É a primeira vez que monto um computador de raiz, espero não ter feito asneira :s
 
Última edição:
Existem muitas possíveis causas:
Partindo do princípio que nem vês a bios a carregar (não vês nada no ecrã) , as ventoínhas funcionam pq têm alimentação, o problema pode estar na motherboard ou no processador. Terás de excluir um ou outro usando noutro sistema. Presumo que já tenhas montado algum computador por componentes, revê os passos que deste e vê lá se não estavas protegido contra a estática usando uma pulseira ou , pelo menos, tocando com a mão na caixa de metal, em superfície não pintada. Tb. seria útil identificares no manual da motherboard que luz é que está acesa...pode ser mesmo a de avaria.
 
Como é a primeira vez... é bem provável que te tenhas enganado... desligada tudo e volta ao início... Além das recomendações anteriores
 
Deduzo que esse cabo de 4 pinos seja o de alimentação do processador. Está ligado.

Quanto à estática não tenho pulseira mas tocava na fonte de alimentação. Segundo o manual era o suficiente.

Já experimentei desligar tudo e voltar a ligar e nada. Fiz umas pesquisas e descobri que o essencial, para além da alimentação e motherboard, seria o processador e um módulo de RAM. É isso que está ligado neste momento. No ecrã não aparece rigorosamente nada.

Não mencionei no primeiro post mas quem montou o processador e respectivo cooler foi a tal amiga. É possível que ela tenha encaixado o processador de forma errada por exemplo? No manual dizia que era preciso alinhar uns triângulos dourados ou assim, ela nem olhou para ele... Disse que não forçou nada e entrou tudo sem problemas no sitio. Já pensei em tirá-lo mas tenho algum receio de estragar alguma coisa. Pelo que vi tem uma patilha lateral que é preciso levantar etc, experimentei mexer mas como aquilo faz alguma pressão (que não sei se é normal) preferi deixar estar.

Quanto à motherboard vir DOA, se assim fosse aquela luz não iria acender ou é possível dar luz e estar avariada? A luz de que falo é aquela que indica que a mesma tem corrente. Se ligar o botão da fonte de alimentação (não o Power da torre mas o que está agarrado à fonte) a luz acende, se desligar apaga. É dessa que falo.


E obrigado pelas dicas, sempre se vai aprendendo umas coisas.
 
Deduzo que esse cabo de 4 pinos seja o de alimentação do processador. Está ligado.
- É a entrada de 12 V junto à alimentação principal da board (ATX power)

Quanto à estática não tenho pulseira mas tocava na fonte de alimentação. Segundo o manual era o suficiente.

- E a tua amiga?...

Já experimentei desligar tudo e voltar a ligar e nada. Fiz umas pesquisas e descobri que o essencial, para além da alimentação e motherboard, seria o processador e um módulo de RAM. É isso que está ligado neste momento. No ecrã não aparece rigorosamente nada.

Não mencionei no primeiro post mas quem montou o processador e respectivo cooler foi a tal amiga. É possível que ela tenha encaixado o processador de forma errada por exemplo? No manual dizia que era preciso alinhar uns triângulos dourados ou assim, ela nem olhou para ele... Disse que não forçou nada e entrou tudo sem problemas no sitio. Já pensei em tirá-lo mas tenho algum receio de estragar alguma coisa. Pelo que vi tem uma patilha lateral que é preciso levantar etc, experimentei mexer mas como aquilo faz alguma pressão (que não sei se é normal) preferi deixar estar.

- Se não forçou em princípio teve sorte, mas pode estar mal alinhado no socket. Além do mais embora os coolers de origem tragam pasta térmica, será que ela pôs. Não perdes nada em verificar. Podes é descobrir uns pinos partidos...

Quanto à motherboard vir DOA, se assim fosse aquela luz não iria acender ou é possível dar luz e estar avariada? A luz de que falo é aquela que indica que a mesma tem corrente. Se ligar o botão da fonte de alimentação (não o Power da torre mas o que está agarrado à fonte) a luz acende, se desligar apaga. É dessa que falo.

-Pois, voltamos ao processador... viste a patilha? e O cooler???? Geralmente o cooler tapa a patilha.Um processador encaixa sem pressão alguma, tipo...se o deixares cair no socket (não da altura de um 3º andar) ele encaixa perfeitamente se os cantos marcados com um triângulo estiverem alinhados.


E obrigado pelas dicas, sempre se vai aprendendo umas coisas.
 
Quanto à motherboard vir DOA, se assim fosse aquela luz não iria acender ou é possível dar luz e estar avariada?

Sim, não só possivél como é costume. Da mesma maneira que as ventoinhas, CDROMS e HDs ligam, ou melhor, recebm alimentação. Só uma board totalmente queimada é que não dá nada, e mesmo assim...

Quanto à questão do CPU, os sockets 775 fazem realmente pressão, mas nada de exagerado. A estar tudo ok basta um jeitinho na alavanca e ela solta, libertando o mecanismo retentor do CPU.

Agora duvido que ela tivesse metido o CPU mal. Alem de ser dificil o encaixe, mal tentasse "fechar" o retentor dava buraco. Claro que se for uma b***a consegue, esmigalha é o CPU... Já vi um gajo cortar um cabo de alimentação com um DIMM e não reparar, já nada me espanta...

O melhor mesmo é desmontar tudo e voltar a montar, só com um DIMM, a PSU e um teclado. Antes de ligar á electricidade fazer um RESET CMOS e ver o que dá...
 
Aventurei-me a tirar o processador/cooler e só agora reparei que a patilha do cooler não estava trancada nem nada. Assim que puxei o cooler o processador veio atrás. Quando ela meteu o processador não levantou a alavanca que é suposto segurá-lo no sítio, simplesmente meteu o processador e o resto em cima.

Tentei voltar a meter tudo no sítio mas está complicado, processador e cooler são unha com carne. A pasta térmica que veio na embalagem parece cola super 3. Queria montar o processador de forma correcta - levantar a alavanca, introduzi-lo e voltar a baixá-la mas como o cooler é grandito não dá. A não ser que haja alguma forma de os separar só metendo tudo junto que foi o que fiz (deixei a alavanca do processador para baixo). Parece encaixar bem sem forçar, tranquei o cooler e está tudo bem fixo à motherboard. É de referir que não vi nenhum pino partido ou torcido.

Ela não teve cuidado com estática talvez isso tenha danificado alguma coisa ou mesmo o montar mal o processador. Existe também a hipótese de eu ter feito algo errado apesar de ter tido bastante cuidado.


Vou ver se consigo arranjar componentes para testar as coisas e ver o que está errado.

Apesar do computador não estar a funcionar fica a experiência para que uma próxima vez corra melhor. Obrigado a todos.

[edit] Já me esquecia, também tentei fazer reset pela pilha/jumper como diz no manual e nada.
 
Última edição:
bem acho q vais ter de descolar o CPU do Cooler e arranjar Pasta termica.
com a patilha para baixo os pinos não fazem contcato.
se não estou em erro um tubo de pasta termica custa ums 5 € se nem tanto.
agora vais ter de descolar isso com cuidado e tenta não tocar nos pinos :lol:

Next Time dizes a tua amiga q espere :lol::lol::lol:ou q leia as letras todas do CPU installer guide:lol:
 
Ora lá está...com a patilha trancada o processador não estava encaixado. Era o cooler que o segurava ao socket. Epá, a tua amiga não é lá muito de ler as instruções!

Ok...para descolares o cooler este tem de estar bem quentinho , permitindo que a pasta térmica derreta e descole. como não consegues aquecer o procesador no socket, usa um secador de cabelo e aquece bem a zona da pasta. Vai acabar por sair. Verifica igualmente a superfície do processador a ver se há mossas. Usar artic cleaner para limpar quer o cooler quer o processador nas zonas da aplicação da pasta térmica. Põe artic silver no processador e monta em condições. O problema deve ser só esse, se é que a tua amiga não lixou o processador por mau manuseanto e/ou a motherboard com estática(quem não lê instruções da cpu, tb não lê as da motherboard). No site da artic silver tens lá as instruções para aplicar corectamente a pasta térmica.

De resto, esperamos que tenhas boa sorte.
 
Última edição:
Verifica lá se tens a Placa Grafica ligada à corrente. As placas novas têm alimentação independente, tanto AGP como PCI-E, aconteceu-me com uma AGP DDR3 256MB, ligava o computador, ele arrancava as ventoinhas mas não dava os Bips, só depois reparei que era isso. Normalmente o cabo que se liga é o que leva alimentação a uma drive de disquetes. Espero ter ajudado, se não serviu de nada, é uma hipotese que excluis automaticamente ao tentar :)
 
Verifica lá se tens a Placa Grafica ligada à corrente. As placas novas têm alimentação independente, tanto AGP como PCI-E, aconteceu-me com uma AGP DDR3 256MB, ligava o computador, ele arrancava as ventoinhas mas não dava os Bips, só depois reparei que era isso. Normalmente o cabo que se liga é o que leva alimentação a uma drive de disquetes. Espero ter ajudado, se não serviu de nada, é uma hipotese que excluis automaticamente ao tentar :)

A gráfica é onboard
 
O processador estava mesmo mal encaixado, não fazia contacto com a board.

Sei que já vai um bocado tarde mas mais vale tarde do que nunca. Obrigado a todos pela ajuda.
 
Back
Topo