Problemas AMD HD 7970M freze na instalação de drivers

patCRUZ

Power Member
Boas malta,

Tenho um antigo Clevo P150EM com uma AMD HD 7970 2GB GDDR5 com o sistema Enduro.
Já há algum tempo que não tinha tempo para jogar e isto andava só a bulir com a Intel 4000 do CPU.

Recentemente formatei o portátil com o Windows 10 e ia fazer uma jogatanas a seguir, mas isto crash sempre a meio da instalação dos drivers da gráfica. Parece que sempre que o driver é instalado faz o windows crashar.


Tentativas de resolução

1 - Remover os drivers e instalar de novo. Após iniciar a instalação e haver o crash, o windows aparenta ficar com os drivers em sistema. Tenho sempre que fazer boot em modo segurança e remover os drivers, para que o windows volte a arrancar. Tentei desta forma instalar os drivers 1, 2, 3 vezes, sem sucesso.

2 - Já fiz clean install do windows 10, sem sucesso. Assim que tento instalar os drivers mais recentes, acontece o mesmo. O windows friza a meio da instalação.

3 - Ainda pensei que a pasta térmica tivesse secado e as temperatures estivessem muito altas. Fiz um repast com nova massa térmica e repeti os passos 1 e 2, sem sucesso.


Poderá sem algum problema de software?
Terá a gráfica dado a alma ao criador?
 
Consegues usar durante horas sem instalar drivers?

Será que estás a instalar a versão certa? Tenta instalar os drivers que estão no site oficial da clevo.
 
Sim isto funciona durante horas, dias, sem problemas, mas é o GPU do CPU Intel que está a trabalhar.
Com o sistema Enduro da AMD a gráfica secundária só dispara quando os jogos arrancam ou eu a associei a algum perfil de algum programa.

Pelo menos acho que era assim que funcionava. Só que para isso tenho que instalar os drivers e agora isto crasha sempre... Parece que basta tentar aceder ou activar a grafica e pufff... freze completo do sistema.
 
Alguém tem alguma ideia sobre o que possa ser?

Vi uns artigos onde falavam de "cozinhar" a placa no forno, por causa das soldas poderem ter estalado.
Poderá ser realmente disso? Não ha outra forma sem ser a "cozinhar"?
 
Boas, a coisa de um ano, aconteceu me o mesmo no meu clevo, dei voltas e voltas lei tudo e mais alguma coisa, nao havia forma de resolver. Sorte ou nao, abri o portátil limpei tudo, montei o portátil de novo sem o leitor de cd's/dvd e sem o disco hdd, apenas fiquei com o sdd. Formatei, e ate hoje sem problemas.
 
Sem DVD já ele estava, mas tem um caddy com outro disco.

Já o desmontei e meti pasta termina nova no CPU e GPU. Não sei se consigo reproduzir essa situação no meu.
Não sei o que fazer...
 
Sem DVD já ele estava, mas tem um caddy com outro disco.

Já o desmontei e meti pasta termina nova no CPU e GPU. Não sei se consigo reproduzir essa situação no meu.
Não sei o que fazer...

Eu estava na mesma situação, foi sorte, já experimentas te meter outro windows sem ser o 10? a ver se instala as drives automáticas..
 
Sim estive a experimentar. Acontece o mesmo. Deve ter sido mesmo a gráfico que marou...

Tenho visto em foruns estrangeiros que se meter a placa no forno posso a conseguir ressuscitar, mas não sei se será o caso da minha.

Alguém aqui do forum já o fez a esta gráfica? Qual o tempo de cozedura?
 
Back
Topo