Problemas ao copiar grandes quantidades de gigas.

CoReY(8)

Power Member
Bons dias pessoal.

Já em desespero peço a vossa ajuda para identificar se o seguinte problema estará no windows ou no disco HHD.

O sistema:
Windows 10
Ryzen 5 1600x
MSI bazooka B350m
Crucial 2x 8gb DDR4 2400
RX 580 8gb
Discos:
SSD Crucial 275gb - Sistema operativo
Kingston 128gb - Bibliotecas Lightroom
1TB WD - Documentos
2TB Seagate Barracuda - Arquivo de Fotos (Raw+Jpg). <----------Sujeito problemático!

O problema é o seguinte, este disco tem cerca de 4 meses, e recentemente comprei um disco externo de 4TB para substituir o meu backup externo, copiei todos os ficheiros do disco Seagate para o novo disco sem qualquer problema de leitura. Depois decidi limpar e reorganizar o disco Seagate, tentei copiar novamente pastas para lá, a primeira com 400gbs e passado uns minutos de escrita entre os 70-130mb por segundo a copia basicamente congela, passa para 0-200-300kbps.... E a utilização do disco está nos 100% com esta velocidade de escrita. Cancelando a copia o olhando para o monitor de recursos o disco mantêm esta actividade durante mais uma quantidade de tempo significativo.
Já tentei de tudo o que vi online, fiz teste do disco com o software da marca e diz que esta Ok, se usar um software para copiar este começa logo fixo nos 230kbps.

Sê copiar poucos gigas não há qualquer problema, se forem mais de 3 ou 4 gigas fica neste estado.

Alguma solução?
Problema de software ou Hardware?

Desde já o meu obrigado.
 
Última edição:
Experimenta instalar o Teracopy e tentar copiar através dessa app a ver se ajuda.

Obrigado Tiagozone.
Embora não resolva o problema permite copiar entre 1 a 5 mbps.
Enquanto testei a tua sugestão lembrei-me de outra opção que me permitiu descartar que o problema seja com o disco, instalei o ubunto numa pen e copiou cerca de 400gb sem qualquer problema.
 
Qual o antivirus que tens? há antivirus mais intrusivos que outros e pode ser daí, ele verifica os ficheiros todos antes de copiar. Tive uma vez uma situação parecida mas era para uma pen e arrastava-se, desligando o AV ficava bom. Acho que o antivirus que tinha na altura era o avast mas já não estou certo
 
Desactiva a cache do disco e vê como corre

Vou tentar! Obrigado

Qual o antivirus que tens? há antivirus mais intrusivos que outros e pode ser daí, ele verifica os ficheiros todos antes de copiar. Tive uma vez uma situação parecida mas era para uma pen e arrastava-se, desligando o AV ficava bom. Acho que o antivirus que tinha na altura era o avast mas já não estou certo

Utilizo o Windows Security/Defender, também já tentei desligar.

O mais estranho é que o problema é ao copiar para aquele disco especifico e mesmo cancelando a copia, o disco fica a 100% durante bastante tempo, fica um processo de sistema a passar os item que está ou esteve a copiar...
 
EU sugiro que você baixe e instale o Seatools for Windows, as ferramentas oficiais dos fabricantes são mais eficazes para determinar a integridade do dispositivo do que as ferramentas de terceiros, porque ferramentas de terceiros podem ler os algoritmos de maneira diferente e guiá-lo em outra direção:
https://www.seagate.com/pt/pt/support/downloads/seatools/

Como alternativa, seria bom verificar se você possui atualizações de FW para sua unidade:
https://apps1.seagate.com/downloads/request.html
 
Back
Topo