1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas após novo firmeware e nova frequência de zona

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por birus, 26 de Dezembro de 2012. (Respostas: 36; Visualizações: 8283)

1. birus

birus Power Member

Boas.
    O que me leva a abrir este tópico é o seguinte.
    Desde a semana quando o meu router ZON HUB 2 levou um update de firmware assim como uma alteração de frequência de registo da minha zona que navegar na net se tornou um martírio.
    Tenho contratada a velocidade de 24mb que tinha sem problemas nenhuns estando sempre estável.
    Agora após o que fizeram foi a estabilidade da velocidade.
    Ora tenho 25mb como 100kb.
    Estou-me a passar com isto.
    Antes da alteração que foi feita independentemente dos testes que usa-se para ver a que velocidade tinha, a minha net estava sempre na casa dos 25mb ( testada com medvel, speedtest, speedtestzon, entre outros ).
    Agora só consigo ter essa velocidade no teste mesmo da zon e apenas quando ligo para eles a reclamar.

Teste de velocidade com o apoio a cliente em linha:

Teste de velocidade depois de desligar a chamada do apoio a cliente:

Varios testes durante o dia...

Alguma ideia como resolver isto ?????

Última edição: 26 de Dezembro de 2012
  2. Speciale

Speciale Power Member

Pelo Teste de Velocidade do Medvel que apresentas diria que sofres realmente de instabilidade na ligação à internet.
    Esse Teste de Velocidade do Medvel foi efectuado recorrendo a uma ligação de cabo de rede?
    Na Consola de Gestão do ZON Hub, separador Sistema, sub-separador Manutenção, que valores de sinal te aparecem?

Repara que no Teste de Velocidade do Medvel existe um pico que atinge os 3MB/s (=24Mb/s), logo o contratado.

3. birus

birus Power Member

Boas.
    Os valores do router estão sempre dentro dos parâmetros normais que permitem uma ligação estavel.
    Em relação as velocidades, neste caso no medvel assim que começava o teste ate que terminava tinha a ligação no máximo, ou seja não tinha picos.
    Assim que começava o teste a velocidade ia aos 24/25 mb e ficava lá ate terminar o teste.
    Coisa que agora não acontece.
    E todos os teste foram realizados por cabo de rede.

4. Speciale

Speciale Power Member

Ora, o ZON Hub 2.0 só sincroniza simultaneamente em 4 canais de downstream.
    Podes-me dizer quais as frequências desses canais?
    Grupo 1: 722, 730, 738 e 746MHz
    Grupo 2: 434, 442, 450 e 458MHz.

5. birus

birus Power Member

Ora neste momento esta registado no Grupo 1: 722, 730, 738 e 746MHz
    Antigamente antes da mudança de frequências ocorridas a semana passada estava no
    Grupo 2: 434, 442, 450 e 458MHz

Última edição: 26 de Dezembro de 2012
  6. Speciale

Speciale Power Member

Pois, o problema poderá estar nesse facto de ter assumido frequências diferentes. Já me tinha acontecido algo semelhante.
    De forma ao ZON Hub reassumir as frequências do Grupo 2, basta ires à Consola de Gestão do ZON Hub, depois a Sistema, Manutenção, e introduzires na Frequência inicial de scan de downstream o valor 91000000 Hz.

7. birus

birus Power Member

Sim eu já tentei isso mas ele assume sempre na mesma as frequências do grupo 1
    Até coloquei as do grupo 2 manualmente mas também sem efeito.
    Mas vou tentar novamente

8. Speciale

Speciale Power Member

Segundo o que um amigo me disse aquele valor que referi é específico.

9. birus

birus Power Member

Define especifico ????
    Mas daqui a nada vou colocar de novo esse valor a ver se desta dá alguma coisa

10. Speciale

Speciale Power Member

Específico no sentido do ZON Hub pesquisar assim em todas as frequências, incluindo as do Grupo 2.

11. davchaintech

davchaintech Power Member

Cada zona tem frequências especificas não vais poder usar outras pois o router nunca se vai registar.

birus talvez a tua zona ainda não esteja a funcionar a 100% vou te dar um exemplo aqui em Gaia quando tem alguma manutenção gerais o SAC nunca sabe pelos vistos não tem troca de informação com quem é responsável aqui nesta zona.

Abraços.

12. birus

birus Power Member

Boas davchaintech
    Eu ja tive o router registado nas frequências do grupo 2 até a semana passada

13. Speciale

Speciale Power Member

Enganas-te. Todas as células ZON têm as mesmas frequências destinadas ao serviço de Internet, não variam de célula para célula como informas. Estas são as do Grupo 1 e Grupo 2.
    Por exemplo, os ZON Hub 1.0 e 2.0 tanto podem sincronizar nas frequências do Grupo 1 como nas do Grupo 2.
    Já os ZON Hub 3.0 sincronizam nas frequências de ambos os Grupos (1 e 2).

Cumps

14. birus

birus Power Member

Desculpa perguntar isto Special mas por acaso tens conhecimento ou és técnico da zon?
    Se fores colocava outra questão.
    Obrigado

15. Speciale

Speciale Power Member

Tenho alguns conhecimentos derivados de ter um amigo bem posicionado na estrutura da ZON, com o qual costumo falar muito frequentemente.
    Mas, o problema já se encontra resolvido?

Cumps

16. birus

birus Power Member

17. Speciale

Speciale Power Member

Pois, comigo na altura resultou porque o ZON Hub 2.0 readquiriu as frequências do Grupo 2 em detrimento das do Grupo 1. Agora tenho um ZON Hub 3.0.
    Vou perguntar se existe outra maneira de resolver o problema, de maneira ao ZON Hub 2.0 voltar a readquirir as frequências do Grupo 2.

18. birus

birus Power Member

Agradeço.
    Tenho estado a tentar alterar a frequências para o Grupo 2: 434, 442, 450 e 458MH mas esta difícil.
    Consegui por duas vezes que ele adquirisse essas frequências e ai consegui testar as velocidades e assim já fica estável :)
    Depois de reiniciar o router ele volta a adquirir as frequências do grupo 1.
    Parece que esta predefinido para procurar no grupo 1 em detrimento do outro com este novo firmware.
    Se conseguisses dizer-me como fixa-lo no grupo 2 ficava com o caso resolvido.
    Obrigado

19. Wildstar

Wildstar Power Member

Frequencias mais altas têm atenuação maior, portanto pode de facto ser por causa disso. A Zon tem a responsabilidade de assegurar a qualidade do sinal em todas as frequências que usa, portanto tens de te queixar. Provavelmente a tua instalação chegava para as outras frequências, mas não para as novas, eles têm que mandar aí alguém.

20. Speciale

Speciale Power Member

Verifica se o ZON Hub 2.0 sincroniza nas frequências do Grupo 2 ao introduzires o valor de 810000000 Hz ou 510000000 Hz, como frequência inicial de scan de downstream.
    Se tal não resultar, podes tentar executar um Reset de forma a que o ZON Hub 2.0 assuma as configurações de Fábrica e as frequências do Grupo 2. Poderá ser necessário introduzires manualmente o valor de frequência inicial de scan de dowsntream.

Cumps

Partilhar esta Página