Problemas c boot através do cd do xp!!!!

billabong

Power Member
Ois!
O meu problema é o seguinte... já formatei alguns computadores, hoje fui tentar formatar o computador de um amigo meu e ñ consegui fazer boot pelo cd do xp. Isto pq na bios do pc deste meu amigo a sequencia boot tem opções algo confusas. Junto envio uma imagem do menu de boot. Alguém consegue-me ajudar a fazer boot pelo cd? À primeira vista pareceu-me q deveria colocar a opção 3 (ATAPI cd-rom: Compac dvd-rom...) em primeiro lugar p arrancar o cd pela drive Dvd-rom. Mas o cd não arrancou e apareceu uma mensagem a dizer "No Emulation". Alguém consegue ajudar-me a fazer a sequencia de boot correcta p o cd arrancar???
Obrigado pela atenção.

edcf824f.jpg
 
Última edição:
Sequência de arranque!

Olá billabong. Sobre a tua questão na parte da sequência de arranque é o seguinte já reparas-te que nessa tal configuração da BIOS, que no qual até fizes-te quase bem, mas falta "sim" introduzir tanto no 1. Removable Device "Disabled", 2. IDE Hard Drive "Disabled" e bem sobre os dois últimos 3 e 4 estão perfeitamente bem, mas depende também quantas drives "ópticas" tens, como por exemplo CD-Rom ou DVD-Rom "uma questão de ver". Se este "tópico" não ajudar, em princípio o problema será do teu CD de arranque...


Quaisquer mais dúvidas, estareí por cá.
 
Última edição:
eu normalmente nao modifico a sequencia do boot, porque os cds do XP ja vêm com boot e arrancam logo.. se nao esta a arrancar é como ja disseram, o cd deve estar com problemas.. ja tive um problema do genero em que o cd nao arrancava, usei outro e simplesmente arrancou logo.. tenta


Cumps
 
Master_Info disse:
Olá billabong. Sobre a tua questão na parte da sequência de arranque é o seguinte já reparas-te que nessa tal configuração da BIOS, que no qual até fizes-te quase bem, mas falta "sim" introduzir tanto no 1. Removable Device "Disabled", 2. IDE Hard Drive "Disabled" e bem sobre os dois últimos 3 e 4 estão perfeitamente bem, mas depende também quantas drives magnéticas tens, como por exemplo CD-Rom ou DVD-Rom "uma questão de ver". Se este "tópico" não ajudar, em princípio o problema será do teu CD de arranque...


Quaisquer mais dúvidas, estareí por cá.
O IDE Hard Drive não se tira nem por nada. Passa-se para segundo plano. E o Removable Device só se tira quando não temos leitor de disquetes. Qual "disabled" qual quê...

Billabong, aquilo que fizeste está certo, segundo o dizes (não segundo a imagem). Em primeiro pões o leitor de DVD, em segundo o disco rígido e em terceiro (se tiveres), o leitor de disquetes. Depois... se ele diz "no emulation" é porque supostamente percebe que há là um CD qualquer a tentar arrancar, por isso o problema não é da sequência de arranque. O teu CD é original? Se sim, é estranho. Se não, é possível que tenha sido mal gravado (não é um CD de arranque!).
 
Para grande males grandes remédios!!!

Obrigado a todos pelas dicas!
O cd do xp está bom pk formatei o meu pc no fim-de-semana passado e voltei a testar o boot e arrancou. É estranho... mas como p grandes males grandes remédios vou tirar o disco rígido e formatar apartir do meu pc. Aí vai arrancar mesmo! Isto pk ñ tou p perder mais tempo e o meu amigo precisa do pc. De qq forma volto a agradecer as vossas dicas e ajudas.

Cumps a todos.
 
Master_Info disse:
Olá billabong. Sobre a tua questão na parte da sequência de arranque é o seguinte já reparas-te que nessa tal configuração da BIOS, que no qual até fizes-te quase bem, mas falta "sim" introduzir tanto no 1. Removable Device "Disabled", 2. IDE Hard Drive "Disabled" e bem sobre os dois últimos 3 e 4 estão perfeitamente bem, mas depende também quantas drives magnéticas tens, como por exemplo CD-Rom ou DVD-Rom "uma questão de ver". Se este "tópico" não ajudar, em princípio o problema será do teu CD de arranque...


Quaisquer mais dúvidas, estareí por cá.

Desculpem lá, mas tinha de corrigir... Os cd's/dvd's são drives opticas, não magnéticas... Mas prontos...

Ps: A não ser que estivesse a falar dos discos e disketes... Aí nada a corrigir... :lol:
 
Solução!!!

Já agora deixo aqui a resolução do "problema"! Caso alguém venha a ter a mesma dificuldade...
O Master_info tinha toda a razão qd dizia q IDE Hard Drive tinha de estar "Disabled". Assim bastava colocar a opção ATAPI CD-ROM em primeiro lugar e fazer a alteração do disabled já referida anteriormente.
Tks a todos.
 
Não faz sentido. Eu nunca precisei de fazer isso. Ao pores o CD em primeiro lugar dás-lhe prioridade... se estiver algum CD là-dentro, bora..., se não, arranca no disco.

Se é como dizes alguma coisa está mal em algum lado.
 
Gui Sá Couto disse:
eu normalmente nao modifico a sequencia do boot, porque os cds do XP ja vêm com boot e arrancam logo..

Nao mudas pa quem configurou a BIOS ja colocou o arranque do CD antes do disco rigido.
SO o ficheiro de boot do cd do XP nao chega para arrancar com o disco do XP.
 
Utilitários...

Olá guxo em primeiro terás que criar um disco Boot, para tal terás que usar o programa xpboot.exe de (847Kb). Ele pode ser retirado neste tal endereço: http://www.mirrors.org/archived_software/www.bootdisk.com/xpfiles/xpboot.exe depois é só abrir o tal programa, coloque uma disquete vazia na drive e clique ok. Será criado um disco Boot, com suporte a Cd-Rom, e com vários outros utilitários que você possa precisar como o Fdisk, entre outros “SmartDrv, Scandisk e XCopy”. Isto é se não tiveres o Cd de instalação do Windows 98. Pois também é possível usar o Fdisk com o tal Cd-Rom, para isso, é necessário dar Boot com esse Cd e assim como no caso da disquete, o Setup tem que estar configurado para tal.

Quaisquer mais dúvidas, estarei por cá.
 
Última edição:
Master_Info disse:
Olá guxo em primeiro terás que criar um disco Boot, para tal terás que usar o programa xpboot.exe de (847Kb). Ele pode ser retirado neste tal endereço: http://www.mirrors.org/archived_software/www.bootdisk.com/xpfiles/xpboot.exe depois é só abrir o tal programa, coloque uma disquete vazia na drive e clique ok. Será criado um disco Boot, com suporte a Cd-Rom, e com vários outros utilitários que você possa precisar como o Fdisk, entre outros “SmartDrv, Scandisk e XCopy”. Isto é se não tiveres o Cd de instalação do Windows 98. Pois também é possível usar o Fdisk com o tal Cd-Rom, para isso, é necessário dar Boot com esse Cd e assim como no caso da disquete, o Setup tem que estar configurado para tal.

Quaisquer mais dúvidas, estarei por cá.

e para quem nao tem o cd do win 98 nem drive de disketes?? que e o meu caso.. =)
 
Back
Topo