1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas c/ P5Q-E+E8400+4870X2+Audigy 2 ZS Platinium. Onde estará o problema?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Mambo, 12 de Dezembro de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 741)

1. Mambo

Mambo Power Member

Boas
    Fiz umas alterações ao sistema e desde então ando em guerra aberta com o Pc.
    Neste momento o sistema é:
    E8400
    P5Q-E
    4870X2
    Gskill DDR2 PC8000 TT 4GB
    Seasonic M12-700
    Vou passar a explicar o meu problema:

Instalação limpa do Vista (já testei em X64 e x86). A instalação do SO, drivers e programas foi toda feita sem Oc ao sistema (pelo sim pelo não).
    Com tudo em default está uma maravilha, corre tudo, sem problemas e incompatibilidades.
    Coloquei o [email protected] sem grandes dificuldades, pesquisei um pouco e fui testando vários settings e voltagens até chegar ao ponto de rebuçado (pensava eu).
    Correu 2h15 o prime95 sem erros, Occt sem erros, uns SuperPi só para ver scores e pensei que estava porreiro.
    Instalo o Left 4 Dead e quando vou para jogar o Pc bloqueia, o som começa a soluçar, bloqueia a imagem e de seguida fica sem imagem e reinicia. "Hum, estranho", pensei.
    Retirei o Oc e fui testar o jogo. Tudo na boa sem stress´s. Carrego outra vez os settings na bios e, novamente, resolveu bloquear.

A minha dúvida gira entre a gráfica e a placa de som.

A gráfica não me parece pois não altero nada nos settings dela, não lhe faço Oc (tb não precisa) e as duas hipóteses que ainda me passaram pela cabeça foram que o Lock do PciE na bios não ficasse bloqueado nos 100, com Oc no sistema. Testei com ele nos 100 e nos 101 e nada.
    Outra hipótese que considerei foram os drivers (Cat 8.12) e por isso ainda vou testar os 8.11.

A placa de som ocorreu-me pois não vi nas settings da bios nenhum Pci lock.
    Lembrei-me que na P5W-DH e na P5B que tive para fazer Oc tinha de pôr o lock do Pci nos 33Mhz (ou algo assim parecido).
    Como esta não têm, ou então não sei onde está, fiquei com na dúvida. Será que ela faz o Pci lock automaticamente os 33 Mhz ou será que aumenta com o Oc deixando o sistema instável. Digo isto pois numa das tentativas ( já instalei o SO umas 5 vezes de ontem para hoje) tentei instalar os drivers da placa de som com Oc no sistema e deu-me Bsod.

Como tenho andado meio "afastado" do Oc tb considero a hipótese de ser azelhice minha em algum ponto ou setting na bios.

AI Overclock tuner: MANUAL
    CPU Ratio Setting: 9
    FSB Frequency: 445
    FSB Strap to North Bridge: 333
    PCI-E Frequency: 100/101
    DRAM Frequency: 1066
    DRAM Timing Control: Manual (5-5-5-15)

DRAM Static Read Control: Disabled
    DRAM Read Training: AUTO
    MEM. OC Charger: AUTO
    AI Clock Twister: AUTO
    AI Transaction Booster : AUTO

CPU Voltage: 1.325 na bios (1,304 em load no Cpuz)
    CPU GTL 0/2: Auto
    CPU GTL 1/3: Auto
    CPU PLL Voltage: 1.54
    FSB Termination Voltage: 1.30
    DRAM Voltage: 2.14
    NB Voltage: 1.24
    NB GTL Reference: AUTO
    SB Voltage: AUTO
    PCIE SATA Voltage: AUTO

Load Line Calibration: ENABLED
    CPU Spread Spectrum: DISABLED
    PCIE Spread Spectrum: DISABLED
    CPU Clock Skew : AUTO
    NB Clock Skew : AUTO
    CPU Margin Enhancement: OPTIMIZED

C1E Suppport: DISABLED
    Max CPUID Value Limit: DISABLED
    Intel Virtualization Tech: DISABLED
    CPU TM Function: DISABLED
    Execute Disable Bit: DISABLED
    Intel Speedsteb: DISABLED
    Intel C-state: DISABLED

Ajudas, concelhos, sugestões?

2. rav3n

rav3n Power Member

por acaso tb tive uns stresses(que envolviam o soluçar no som seguido de BSOD), que julguei serem derivados da placa de som(X-Fi extreme music), tanto com a board actual P5Q-E, como com a anterior (P5K-E), mas acabaram por passar sozinhos...
    o meu OC(cpu e mems only) é rock stable, mais que testado, e os teus settings de bios ainda sao mais conservadores que os meus

já tentaste analisar a mensagem de erro que aparece no ecrã azul?

nao te preocupes com a frequencia PCI, porque agora "liga quase tudo" ao PCI-E e esse sim dá para fixar na bios

btw, já estive mais longe de trocar de placa de som(para pci-e) e ando a pensar nisso há algum tempo

3. Mambo

Mambo Power Member

Bsod só deu quando tentei instalar a placa de som com Oc no Cpu.
    Com Oc e no desktop está porreiro, corri 2h15 de prime sem erros e fiz mais uns quantos testes de estabilidade. Neste momento só instalei um jogo (left 4 dead) e entro no menu do jogo, tudo porreiro, mas quando vou para jogar faz o loading, entra no jogo, dá 1/2 segundos de imagem e "freeza". Som a soluçar, ecran preto e o pc reinicia.
    Para despistar a gráfica vou correr uns benchs, 3Dmark e tal, não usa o som e sempre testa a gráfica.
    Vamos ver

Mais sugestões?

Ps: Já faltou mais para trocar o som. O suporte da creative para estas placas (que eram só o topo de gama à uns anos e custavam os olhos da cara) é um nojo. Devem querer fazer como as gráficas e "obrigar" a malta a andar sempre a trocar de hardware.

4. rav3n

rav3n Power Member

agora lembrei-me de um pequeno pormenor que li acerca do left4dead:
    parece que convem desligar o "multi core qq coisa" e penso que tb o vsync, senao o jogo crasha(ou crashava) para o desktop

5. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Boas.

Só acontece com esse jogo ?

Com que bios estás ?

Abraço!

6. Mambo

Mambo Power Member

De momento ainda só instalei este jogo mas vou testar com outros.

Bios 1406, julgo ser a ultima para esta board.

7. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Testa 9x400 com esses settings.

Vê se corre.

Depois aumenta o fsb aos poucos sem mexer mais nada a ver onde empanca o sistema

Abraço!

8. Mambo

Mambo Power Member

Instalei uns bechmark para a gráfica e fiz uns testes (gráfica sempre em default).
    Cpu em default corre tudo bem, sem problemas.
    Coloco o [email protected] e o pc reinicia.

Portanto parece que é algo relacionado com a gráfica. O que me está a fazer confusão é que não estou a fazer Oc à gráfica e deixei o prime a correr a noite toda e parei passado 8h02m sem erros(mesmos settings do 1º post mas com 2,10Vdim).
    Ou seja dá a entender que que o Oc do CPu está a "afectar" a gráfica (que está em default).

Será que não está a fazer o lock ao bus do PciE?
    Ou tenho de alterar alguns setting na bios
    Mais volts tb?

Cumps

9. Mambo

Mambo Power Member

Desactivei o LLC e agora acontece o seguinte:

3DMark06 com LLC activado reiniciava o Pc logo de início da run(nem começava)

3DMark06 com LLD desactivado chega ao teste do Canyon e falha
    Aparece a seguinte msg "IDirect3DVertexBuffer9::Lock failed: n/a (Unknown)" e em baixo (nos ícones) aparece "Display Driver atikmdag parou de responder e recuperou com sucesso"

Hum... A guerra continua....
    Vou testar outras voltagens pois com o LLC desactivado o Vdroop é brutal.

LLC activado - 1,325 na bios, 1,296 em idlle e 1,304 em load no Windows
    LLC desactivado - 1,325 na bios, 1,288 em idle e 1,264 em load no windows

Entretanto a NB Voltage já subi para 1,30 para ver se é por aí.

10. Mambo

Mambo Power Member

Deixei o Memtest-86 v3.4 a correr durante a noite, com os setting´s descritos em cima.
    12h sem erros, portanto das memórias não me parece que seja.
    O pc só bloqueia em ambiente 3D, o que acho estranho pois não tenho Oc na gráfica.

Algum setting que me está a falhar.

Entretanto já testei com mais Vcore (1,4V) com LLC enable e disable e acontece a mesma cena.
    Já testei a 9x400 e tb não dá...

Está a dar luta....

Mais sugestões?

11. Mains

Mains Power Member

Qual é a fonte?

Última edição: 22 de Novembro de 2009

Partilhar esta Página