Problemas com 8RDA e OCZ 3500 DD EL

Biruno

Power Member
Boas!

Comprei umas OCZ PC3500 DD EL pra funcionarem em dual channel numa Epox 8RDA. O problema é que estou à rasca para que elas corram correctamente.

Instalei um Xp fresquinho, as drivers da nforce2 e a bios mais recente da 8RDA (de 2 Abril de 2003)

Estou a por a memoria a funcionar indepentemente do FSB do computador. Sendo assim tenho o FSb a 133 e vou subindo as memorias. Quando elas estão 133 tudo bem, se as ponho a 166 tb tudo bem, a partir de 190 começa a não haver post e estranhissimo....a 200 fazem o Post, mas depois o computador para na parte em que identifica os discos e o cd rom.

Por vezes tb faz o seguinte: em vez de aparecer o Post aparecem o monitor todo marado (tipo como por vezes qdo a grafica encrava)..será que é da grafica?

Não sei se estou a fazer alguma coisa de mal. No bios posso por as memorias a funcionar em 3 modos:

AUTO - poe a 133 (ou = ao FSB do computador)
BY SPEED- poe as memorias a 200 e encrava a meio do post
Por % do FSB - vai até 19X deixando depois de fazer o post.

Alem disto tenho que por o Vdimm a 2.77 (o default é 2.62) pra elas poderem subir acima de 166.

Eu sei que esta board teoricamente só suporta ram até pc3200, ams já vi malta no forum com estas memorias mais a epox.

Quem souber alguma coisa por favor diga, n sei se me estou a esquecer de algum parametro no Bios ou se estou a fazer algum procedimento errado!!!

Desde já obrigado
 
Ui,

Não faças isso. Não corras o FSB assíncrono com as mems. É contraproducente, não compensa.

Tens ai sistema para tirar partido dum FSB valente, dependendo apenas da board. Põe as frequências "emparelhadas" e aproveita o facto do nForce2 desbloquear esse XP para meter um FSB bem alto. As mems concerteza, como deves saber, não deverão ser elas a limitar o valor, mas sim, como podes ver nakela thread no apoio técnico, a motherboard.

Bons OC's ;)


ps - se calhar os teus probs até estão relacionados com a falta de sincronismo entre mems e FSB.
 
Ai Jesus!! Pois estão!!!

Pus a memoria sincrona com o CPU, baixei o multipicador e já tou com o FSB em 191!! O computador está a 23XXmhz!

Tive que subir o Vcore (já estava à espera), mas tb tive que subir o Vdimm! Julgava que estas memeorias iam até 215mhz com o Vdimm default!!!! Já agora até onde posso subir o Vdimm destas memorias?

Dizes que vou star limitado pela mb? Tambem ja li q7ue esta board dificilmente aguenta fsb acima de 200 não é?
Acho que vou ter que investir numa Epox 8RDA3+

Obrigado SilveRRIng, acertaste em cheio!!!
 
Sinceramente não te sei dizer até onde vão essas as OCZ, não sou expert, pq nunca tive ou lidei com elas. Mas ha aí concerteza ppl q sabe bem.


Relativamente ao limite da board, digo isto por causa da conversa da outra thread, entre a abit e a epox. Se a abit só deverá ir aos 210 com Vdd default então a Epox pouco dos 200 deve passar, se é q lá chega. É das tais coisas q deve variar de board para board. Calculo q o valor máximo de FSB q vais conseguir vai ser akele q a board deixar, pq as mems vão bem mais além, concerteza ;)


Fico contente por ter conseguido ajudar :D
 
Originally posted by SilveRRIng
Sinceramente não te sei dizer até onde vão essas as OCZ, não sou expert, pq nunca tive ou lidei com elas. Mas ha aí concerteza ppl q sabe bem.


Relativamente ao limite da board, digo isto por causa da conversa da outra thread, entre a abit e a epox. Se a abit só deverá ir aos 210 com Vdd default então a Epox pouco dos 200 deve passar, se é q lá chega. É das tais coisas q deve variar de board para board. Calculo q o valor máximo de FSB q vais conseguir vai ser akele q a board deixar, pq as mems vão bem mais além, concerteza ;)


Fico contente por ter conseguido ajudar :D

As abit costuma dar mais fsb por duas razões , melhor cooling (activo) no NB e a opção de subir o vdd na bios até 1.7v ;) , com um pouco de trabalho chega-se lá na Epox , se bem que há muitas Epox que ficam bem perto das abit mesmo com a diferença de features
 
Pois...

Tenho que fazer o vmod e por um IceBerk no NB...:D

Alguem sabe ate onde posso levar o Vdimm das OCZ PC3500 EL DC? O Vdimm default é 2.62 e já tive que o subir a partir de 170mhz! É normal? Quem as tem por favor diga como se portaram!!

Fikem bem e obrigado!:001:
 
Back
Topo