1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas com a sapo

Discussão em 'PT COM' iniciada por MPalhas, 1 de Setembro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 698)

1. MPalhas

MPalhas Power Member

isto já começa a ser uma história muito longa, por isso peço desculpa pelo texto grande (tem uma versão resumida no fim)

já sou cliente da SAPO pelo menos à 3 anos e nunca tinha tido problemas de maior. pago 35€ mais a assinatura telefónica, o que secalhar é demasiado para o serviço, mas sempre estive satisfeito e não via necessidade de mudar
    o que acontece é que eu tinha o tarifário 4MB old, e o meu router sempre detectou 2 ou 3MB (já não me lembro ao certo). os downloads, a certas horas chegavam aos 300kbps, e o minimo era 150

acontece que há quase um mês comecei a notar as velocidades muito mais baixas. os downloads nunca passavam dos 90kbps, e o router detectava apenas 800 de download.

contactei a sapo obviamente, e veio cá um técnico qeu chegou à conclusão que seria preciso substituir o cabo telefónico que vem ter cá a casa. veio na segunda-feira seguinte, fez a troca, mas o problema manteve-se.
    o técnico disse para falar com a sapo, que devia ser problema nos servidores deles. fiz isso.
    no dia seguinte telefona um técnico a dizer que a linha não suporta mais do que os 800kbps que eu tinha, o que é mentira, ou então havia problemas na linha. disse-lhe isso mesmo, e depois de alguma conversa fui testar a velocidade. surpresa: tinha descido para os 256kbps!!!!

voltei então a contactar a sapo, que voltou a abrir um novo processo (e desta vez informou que a velocidade limite afinal era 256!).
    ai demoram muito tempo a dar uma resposta, pelo que voltei a insitir quase uma semana depois. fecharam o processo só para abrir um terceiro!!
    passado algum tempo finalmente veio cá um técnico, que a julgar pelo camião que trazia e pelo serviço que fez, estava claramente com pressa para se por a andar. começou por mexer no fio telefónico de dentro de casa, e reparou que um deles estava estragado e devia ser dai o problema (o outro técnico também tinha mexido ali, secalhar foi por isso que ainda baixou mais)
    desligou esse cabo problemático e fez um teste de velocidade, que deu novamente os 800kbps. pensei eu: "voltamos ao mesmo, mas pelo menos já não é tão mau"

o técnico foi-se embora sem sequer verificar se a velocidade tinha normalizado. fui eu depois verificar que não, ainda estava nos 256!

telefonei então para a sapo novamente, que me disse que tinha que esperar que o processo fosse fechado para a situação regularizar.
    esperei... até hoje de manha, quando vi que tinha sido fechado, mas velocidade, nem ve-la. mais um vez, fui eu contactar a sapo. disseram que a velocidade máxima era mesmo 256kb, ou seja, o outro técnico também não resolveu nada

a esse mesmo técnico disse o que já tinha dito ao anterior, que não faz sentido eu pagar 50€ para ter net de 256kb, portanto ou o problema era resolvido, ou então eu cancelava a conta, ou mudava para um tarifário mais baixo

ele disse-me para mandar um e-mail ou fax para a sapo a dizer isso mesmo, e deu-me o nome dele caso eu precisasse de provar que me tinham dado aquela informação.

portanto, ou o problema é na linha cá de casa, ou é na linha que vem da central, que está a 5km. mas não pode ser muito longe daqui, porque um colega aqui perto com o mesmo serviço recebe 3MB de velocidade

------------------------------------------------------------

versão resumida:

- velocidade que antes era de 2 / 3MB, passou a ser de 800kb. contactei a sapo;

- técnico veio, substitui cabo, e em vez de resolver, ainda fez a velocidade baixar para 256. voltei a contactar;

- segundo técnico veio, supostamente voltou a repor os 800kb, mas segundo a sapo, a linha continua a só suportar 256;

- após mais de 10€ em telefonemas, já estou a ver que não há volta a dar, e que eles simplesmente não vão resolver nada...

e agora o que faço? faço mais barulho e exigo que corrijam o problema, seja lá ele qual for? ou apenas c*go para eles e cancelo o contrato (ou mudo para outro tarifário)?
    já estou nesta novela à 3 semanas e como nunca estive nesta situação, já não sei mais o que fazer...

2. Provavelmente não vão fazer nada, eu estou com um problema parecido. Dantes tinha o tarifário de 8 Megas e tinha cerca de 7mbits de sincronização, hoje dizem que a linha não dá mais de 3 megas (tarifário de 6 Megas). Mas no meu caso penso que seja pela sobrecarga da central, pelo seguinte facto: as 19h tenho 17.5 de SNR e as 20h já só tenho 10 de SNR.

O melhor mesmo é mudar de tarifário, ou então manter por causa do Tráfego.

3. mBiT

mBiT Power Member

que valores tens no modem?

zona/freguesia?

4. MPalhas

MPalhas Power Member

o trafego até era uma das coisas que eu gostava no serviço (tinha 24+9976GB de internacional), mas agora de que me serve isso se só saco no máximo a 30kbps?

o router (D-LINK 504T) detecta 256 down / 256 up, que confere com as informaçoes da sapo

sou de Perre, uma aldeia bem perto de Viana do castelo. segundo a sapo, a central que me esta a servir está a 5km daqui.
    e neste caso acho que a localização não pode ser desculpa, porque como já disse, um colega aqui muito perto recebe 3MB de download.

5. mBiT

mBiT Power Member

debito sincrono
    margem ruido
    atenuação

6. mrosendo

mrosendo Power Member

Isto anda vergonhoso, eles não investem e querem aproveitar o que tem até não dar mais, tenho net 4MG sicronisados há um ano sem quedas, agora em Agosto começaram as quedas à noite, analisei a situação e verifiquei que o SNR a partir das 19H30 começava a baixar de 25 para 10 e quedas constantes até por volta da meia-noite em que o SNR começava novamente a subir, testei um router diferente ligado directamente à caixa de entrada e desliguei a cablagem telefónica, o problema manteve-se e aí reportei avaria, vem os técnicos e o veredito foi " a linha só aguenta 2MB", devem andar a brincar depois de um ano com 4MG estáveis, ao pagantes não fizeram downgrade.
    cumps ao forum.

7. MPalhas

MPalhas Power Member

desculpa, não sei como ver esses valores...

estás então na mesma situação que eu. depois de 3 anos sempre com 2 ou 3MB estáveis, agora dizem-me que só aguenta 256kb 8|

falei ainda a pouco com o tal colega que mora aqui perto e que tinha dito que continuava com 3MB estáveis. afinal ele também está a ter problemas. a partir das 23 horas (que é quando ele tem estado em casa), a net aguenta-se 10 segundos e vai logo abaixo. eu nessas horas raramente estou no pc, por isso não tinha notado isso

mas agora a minha mãe já entrou em contacto com uma amiga cujo marido é técnico da PT. já falei com ele ao telefone, e ele disse-me que instalaram aqui na zona um armário novo (não sei o que isso seja, foi o termo que ele usou) e que secalhar os problemas vêm dai. ele disse que ia ver o problema e hoje devia dar noticias

já agora, mrosendo, és de onde?

Partilhar esta Página