1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas com Airport Extreme 802.11n

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por amadex, 30 de Maio de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 2066)

1. amadex

amadex Power Member

Comprei esta semana uma Airport Extreme 802.11n que me está a dar
    "água pelas barbas". Já dei voltas e voltas e não a consigo utilizar
    com o SAPO ADSL, utilizando tanto um modem Alcatel Speedtouch Home
    (ligação por Ethernet, não USB) como um D-Link DSL-320T. Qualquer um
    dos modem's é utilizado correctamente com um router Linksys WRT-54G
    nas mesmas condições e ligações...

Já desliguei e liguei tudo várias vezes, sem resultados. Tudo funciona menos o acesso à Internet.

O curioso é que se coloco um username ou password errados na configuração PPPoE o acesso ao SAPO funciona e o router fica com a luz verde indicando que está tudo ok mas, claro, sempre que tento aceder a algum site recebo um erro do SAPO informando do username/password errado.

Já não sei que mais voltas dar, pelo que qualquer ajuda que me
    permita resolver o problema sem me ver obrigado a devolver a Airport
    será absolutamente inestimável.

2. JedWar

JedWar Power Member

PPPoE!!? não uso nada disso.... e funciona perfeitamente....!
    Por vezes, depois de reconfigurar a airport é necessário reiniciar pra tudo voltar a funcionar correctamente...

Usa o assistente... e depois altera o que quiseres manualmente... (bridge mode) etc

Tb tenho adsl sapo, com modem router speedtouch 516 v6 que depois ligo à aiport extreme base statioo e depois daí partilho (nada de novo)

Última edição: 30 de Maio de 2007
  3. amadex

amadex Power Member

Onde é que tens configurado o username/paasword ADSL? No Airport, no modem ou noutro lado?

4. JedWar

JedWar Power Member

No modem, apenas....

5. amadex

amadex Power Member

O caso é que o modem Alcatel Speedtouch Home não permite a configuração do acesso por PPPoE nele próprio (simplificando, onde se coloca o username/password ADSL). Como tal, tenho de colocar essa configuração no router. No caso do Linksys funciona perfeitamente, sem quaisquer problemas. No caso do Airport, pura e simplesmente não consegue fazer a ligação com a informação correcta... O estranho é que se coloco informação errada ele faz a ligação, mas depois é o SAPO que me informa que os dados estão incorrectos se tento aceder a qualquer página.

6. JedWar

JedWar Power Member

Se percebi... não consegues configurar o modem com a conta de acesso a net??????
    Estranho.... não tens o IP do modem????? ou algum software que permita basicamente o mesmo?
    Ligas directamento modem ao PC e configuras.... depois então ligas o airport e configuras a rede!!!!!

Bem sei, que o que acabei de dizer é obvio, mas foi o que eu fiz....

O airport "apenas" gere a rede e partilha a net... e disco e impressora

7. amadex

amadex Power Member

1. o modem speedtouch não permite em si a configuração da conta de acesso
    2. apenas posso configurar a conta de acesso no router
    3. só é relevante configurar a conta de acesso no computador se nos ligarmos directamente ao modem e com apenas um computador

Considerando isto, e que o router linksys funciona perfeitamente com o modem nestes moldes, algo se passa com o router Airport... ou é defeito, ou é feitio ou é falta de usabilidade. :)

Pelo que percebi tens a configuração do acesso no próprio modem, certo? Tens o modem a servir DHCP ou tens o router?

8. JedWar

JedWar Power Member

Para configurar o modem liguei directamente ao computador para colocar os dados da conta de acesso. Depois desliguei o cabo e liguei ao airport, configurei utilizando o assistente e depois alterei algumas configurações manualmente, como wireless (norma n e pacotes de transferência), tb alterei para bridge mode.
    Quanto a mais informações... não estou agora em casa! mais logo já digo mais ou até mostro imagens.

9. amadex

amadex Power Member

Alteraste o Airport para bridge mode? Então tens o modem como servidor DHCP ao invés do Airport, certo?

10. JedWar

JedWar Power Member

11. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Porque é que não consegues isto? não faz sentido... é este o papel dele... activar e gerir ligações ADSL...sem auxílio de outros equipamentos...

12. amadex

amadex Power Member

O Speedtouch Home não permite a configuração PPP. That's the way it is! :)

Experimentei igualmente com modem's D-link, um DSL-320T (ADSL2+) e um DSL-300T(ADSL2), e também não consegui que o Airport funcionasse com eles, apesar destes já permitirem qualquer tipo de configuração.

Experimentei de tudo:
    * o modem tratar da ligação PPP e do DHCP
    * o modem tratar apenas da ligação PPP
    * o modem tratar apenas do DHCP
    * o modem não tratar de nada e ser apenas bridge
    * o airport tratar da ligação PPP e do DHCP
    * o airport apenas do DHCP
    * o airport não tratar de nada!!!!!!! nem PPP, nem DHCP, e agir como bridge

neste último caso lá consegui ligação à Internet mas mesmo assim com falhas (perdia a ligação passado um bocado).

Isto, para mim, é imcompreensível... um produto Apple que, supostamente, deveria de instalação simple and clean, está a dar-me dores de cabeça inacreditáveis. O mais surreal é que se ligar o modem ao router Linksys tudo funciona perfeitamente me qualquer configuração. Ou seja, o que eu esperaria que acontecesse com um produto Apple.

Também não consigo perceber porque é que, estando o modem em bridge e o airport a tratar da ligação PPP e do DHCP, quando coloco informação de conta ADSL errada é estabelecida ligação Internet e o router obtém um IP do SAPO (apesar de depois receber páginas de erro do SAPO indicando que o username/password está errado e, como tal, não me deixa aceder a qualquer conteúdo da Internet), e quando é colocada informação de conta ADSL correcta nada disto acontece!?!?

Pelo que pesquisei na Internet existem muitos reports de algo parecido a dada altura com a geração anterior de Airport's.

Alguém tem uma Airport 802.11n ligada a um acesso ADSL e que funcione?

13. JedWar

JedWar Power Member

Eu, mas isso já sabias!!!! no problemo

14. amadex

amadex Power Member

Bem, acho que atingi o limite da minha paciência e vou devolver a Airport... :(

Definitivamente não consigo por aquilo a funcionar. Acho que é mesmo bug. O problema é em tudo semelhante ao que sofreu em tempos a versão anterior deste router.

Consigo aceder à Internet com o modem ligado directamente (sem DHCP e em modo bridge) ao computador (fazendo a ligação PPPoE por este último). Quando coloco o router no meio (com DHCP e fazendo ele a ligação PPPoE) nada feito.

Apesar de não concordar, tentei inclusive configurar como o JedWar tem mas, mesmo nessa situação, consegue efectuar a ligação mas está sempre a queixar-se de "Double NAT" e perco frequentemente o acesso - não concordo porque considero que, pelo preço que pago, o router é que deve gerir a rede (ligação PPPoE, DHCP e gestão dos computadores, discos e impressoras ligados).

15. JedWar

JedWar Power Member

Pronto.... pk com essa configuração tens de activar o bridge

Já agora faz-me uma breve explanação da tua configuração, ou aquela que pretendias colocar... assim posso tentar fazer o mesmo e verificar o comportamento!!!

Ficas logo a saber se há problema, ou talvez eu também fique a saber alguma coisa.

Sem entrar em definições muito elaboradas sobre redes, apenas fiz o que indica o assistente com uma ou outra alteração, por isso era sempre bom experimentar outra configuração, ora manda lá sff.:)

16. amadex

amadex Power Member

:) eu activei o bridge com a configuração idêntica à tua (verifica se tens a firmware 7.0 ou 7.1).

Como pretendia ter configurado era simplesmente:
    * Airport: com DHCP activo e a efectuar a ligação PPPoE
    * Modem: com DHCP inactivo, em modo Bridge e ligado à porta WAN do Airport

Na prática é tal e qual como se ligasses o modem ao computador. Só que neste caso estaria ligado ao router e este sim aos computadores, distribuíndo e gerindo a rede. Esta é a configuração que eu tinha no Linksys WRT54G e funcionava perfeitamente, deixando ao modem apenas a responsabilidade de se ligar via ADSL e centralizando no router todas as configurações.

Já agora, qual o teu modem?

17. JedWar

JedWar Power Member

Tenho o 7.1 e o modem é o speedtouch 516 v6 como já referi acima, e percebo a tua configuração, nunca tentei, mas julgava que o bridge era só para o acesso a net e não bridge da rede (espero não estar a meter água), até pk eu tenho impressora e disco ligado no router e não tenho prolemas.
    Ligo e desligo o disco externo qd quero e ele detecta sempre através do utilitário.

18. JedWar

JedWar Power Member

é isto que tenho

Última edição: 6 de Junho de 2007
  19. JedWar

JedWar Power Member

Para quem tem este problema acho que pode haver aqui novidades...

Partilhar esta Página