Problemas com arrastamento da imagem em TFT (SM940BW)

Ktulu

Power Member
Olá,


Comprei este monitor esta semana e até agora tenho gostado dele, mas tenho as seguintes dúvidas que me estão a deixar um pouco preocupado e a pensar se não vale mais a pena trocar por um 940BF (que infelizmente é um pouco mais caro):

- quais as resoluções que são possíveis forçar nos jogos para além das "óbvias" (1440*900 - default; 1152*864; 1024*768; mais baixo que isto já não interessa.)?

- quanto ao refresh rate, qual é que é o recomendado? 60Hz ou 75Hz?

- no windows, se me puser a arrastar uma janela de um lado para o outro
relativamente depressa, nota-se a janela a ficar "desfasada";

- nos jogos, se não forçar o Vsync (dentro do jogo ou nos drivers da gráfica), nota-se o cenário ao fundo do jogo com atraso na composição da imagem (diga-se o mesmo desfasamento que falo em cima);

- em relação aos dois últimos pontos, quanto mais alto o refresh rate, menos desfasamento ocorre. Isto sem ter o vsync activado.

- no menu do monitor existem certas opções que não consigo mudar, tais como: Color Tone; Color Control; Coarse; Fine Sharpness; H-Position; V-Position e Contrast (esta fica inactiva quanto tenho o MagicColor ligado). Acontece a mais alguém? Será por ter o monitor ligado por DVI e estas opções são automáticas?


Em relação aos aspectos positivos:
- ver filmes e séries é excelente em widescreen
- jogar em widescreen é igualmente fixe


Agradecia imenso se alguém me pudesse confirmar estas ocorrências e/ou tirar as dúvidas.

As specs do meu PC, resumidamente, são:
- AMD Athlon 64 3500+ (Venice);
- Motherboard MSI K8 Neo2 Platinum;
- XFX GeForce6800GT AGP;
- 1GB de RAM Patriot XBLK;
- Samsung SyncMaster 940BW.

Tenho as últimas drivers da gráfica e do monitor, e o mesmo encontra-se ligado com o cabo DVI. Também já me pus a pensar em experimentar o cabo AGP para ver se deixava de notar o arrastamento, mas tal coisa não faz muito sentido. Supostamente o digital é melhor que o analógico .


Obrigado e cumps a todos.
 
Uma perguntinha, como forças os jogos a correrem em 1024x768?

Obrigado.

O facto de notares algum arrastamento deve ser por não estares habituado a ecrãs TFT. ;)
 
tenho o mm monitor que tu, e o pc mt parecido. o processador nao é venice... e tb tenho ligado por dvi.

acontece-me o mesmo que a ti. Mas nao é coisa que eu note a arrastar janelas no windows.. e em jogos tb não... apesar de por exemplo não ter tantas fps devido a taxa de refrescamento... mas desde que fique fluido.....
 
Olá,

Uma perguntinha, como forças os jogos a correrem em 1024x768?
Por exemplo, no caso do BF2, mudas as propriedades do atalho do jogo (textfield onde diz "Target") para ficarem da seguinte maneira:
Código:
"E:\Jogos\Battlefield 2\BF2.exe" +menu 1 +fullscreen 1 +szx 1024 +szy 768

O facto de notares algum arrastamento deve ser por não estares habituado a ecrãs TFT. ;)
Pois... já começo a achar que talvez o problema começe a ser mais isso e psicológico... :)

Thx
 
Olá,

acontece-me o mesmo que a ti. Mas nao é coisa que eu note a arrastar janelas no windows.. e em jogos tb não... apesar de por exemplo não ter tantas fps devido a taxa de refrescamento... mas desde que fique fluido.....

Isto do desfasamento acontece, parece-me a mim, quando o jogo está muito fluído (a média de fps acima do refresh rate), pelo que tenho de activar Vsync. Acho eu que é esta a razao.

Thx
 
eu já tive um 730BF (4ms) em testes e uso um 173P+ (8ms)
- no menu do monitor existem certas opções que não consigo mudar, tais como: Color Tone; Color Control; Coarse; Fine Sharpness; H-Position; V-Position e Contrast (esta fica inactiva quanto tenho o MagicColor ligado). Acontece a mais alguém? Será por ter o monitor ligado por DVI e estas opções são automáticas?

Sim é por estar ligado via DVI. As opções de geometria são desactivadas pq o DVI ajusta automaticamente os limites da imagem aos limites do ecrã. As opções de cor são controladas pela MagicColor se instalado e se estiver em modo auto ele altera o perfil em função do tipo de aplicação que estás a usar. É suposto ser assim.

O arratamento q notas nas janelas tb é normal. Tem presente que o tempo de resposta anunciado em qualquer monitor é sempre o melhor valor possível e não o nominal ou médio como queiram chamar, pelo que mesmo num ecrã com 2ms de tempo de resposta como o 940BF acabará sempre por existir algum.

Quanto aos cenários durante um jogo, suponho que notes mais em situações de contraste mais definido (zonas escuras com iluminação pontual forte por exemplo)? Se assim for, aplica-se o mesmo que disse em cima, e essas situações são precisamente aquelas em que o processamento visual é mais exigente já que as medições do tempo de resposta são normalmente feitas com base no Grey to Grey. Ora se tens um fundo supostamente preto com um foco de luz mais vincado, o aumento ou diminuição da luminosiade é mais vincado, aumentando o efeito de arrastamento. Por isso é que os fabricantes deixaram de anunciar tempos de reposta que abranjam toda a escala de cinzentos (Black to White to Black ^^)

Não sei à quanto tempo tens esse monitor, mas daqui a nada deixas de notar isso (digo eu).
 
Olá,

Quanto aos cenários durante um jogo, suponho que notes mais em situações de contraste mais definido (zonas escuras com iluminação pontual forte por exemplo)?
É mais em situações de olhar para o fundo e notar quando rodo a camara do jogo (fazer por exemplo uma volta inteira) que se nota o tal desfasamento da imagem. Por exemplo no GTA SA, que é um jogo que corre bem, noto isso no horizone. Para coisas mais perto, não se nota quando faço a mesma coisa.

Não sei à quanto tempo tens esse monitor, mas daqui a nada deixas de notar isso (digo eu).
Pois, também me parece que sim! Tenho o monitor desde 3ªfeira.

Obrigado.
 
N serás o 1º e muito menos o último a achar q a imagem no geral n é tão boa qt estarias provavelmente à espera... :)
Conheço várias pessoas q sentiram o mesmo problema.
Principalmente se se passa de 1 bom Monitor CRT para 1 TFT "bonzinho".

São tecnologias diferentes e enqt a CRT atingiu praticamente o seu máximo, a TFT/LCD ainda está em franca evolução.
 
aproveitando o tópico comprei o mesmo monitor para ligae a um portatil "acer travelmate 4002 wlmi" com uma mobility radeon 9700 64 mb, e noto uma especie de fantasma da janela para a direita... como se fosse um prolongamento.

Já que tens o mesmo monitor notas algo do género 8penso que o problema será do portátil mas vale a pena confirmar ;)
 
aproveitando o tópico comprei o mesmo monitor para ligae a um portatil "acer travelmate 4002 wlmi" com uma mobility radeon 9700 64 mb, e noto uma especie de fantasma da janela para a direita... como se fosse um prolongamento.

Já que tens o mesmo monitor notas algo do género 8penso que o problema será do portátil mas vale a pena confirmar ;)


Olá,

Agora já estou bem mais habituado ao monitor... O arrastamento já quase que passa despercebido.

Em relação à tua questão, esse efeito de "fantasma", até hoje não reparei... Já experimentaste noutro PC?
 
Vim desenterrar um tópico :D

Hoje em dia, 5ms de segundo, é muito ou bom?
Estou habituado a monitores CRTs da Samsung e Sony...
Mas devido a resoluções, espaço e consumo energético tou a pensar ir para um TFT.
 
Back
Topo