Problemas com bluetooth

jmike72

Banido
Boas.

Estou aqui com um problema com o bluetooth. Tudo funciona bem e ele até consegue enviar ficheiros para o meu Palm ou para o telemóvel. O problema está quando tento ligar a um dispositivo bluetooth pois dá a seguinte mensagem de erro:

Código:
Incapaz de apresentar "obex://[00:19:c0:39:c8:d6]".

Sem fazer a ligação, não consigo por o wammu a ligar ao telemóvel por bluetooth! Só consigo por cabo. O mesmo com o jpilot com o Palm, só consigo por cabo pois o bluetooth não consegue fazer o pairing.

Estou farto de procurar mas não consigo encontrar solução em lado nenhum. Tenho tudo o que é bluez instalado e também o obexftp mas o erro persiste.

Miguel
 
faz o que esta neste blog pode ser que ajude -> http://www.linuxinside.blogspot.com/

Não estou na máquina Linux para poder experimentar, mas pelo que vi no blog, diz como transferir ficheiros de e para o dispositivo bluetooth e isso eu consigo fazer. O problema é mesmo no pairing com o dispositivo que dá o erro que mencionei acima.

Também o blog diz para instalar o kbluetooth e o obexftp. Eu tenho instalado o gnome-bluetooth pois não utilizo o kde e tenho também o obexftp, logo isso não irá resolver grande coisa penso eu.

Já li em muitos lados problemas semelhantes, mas não encontro solução para o pairing! Já li de quem não tem problemas e isso funcionou logo após a instalação e outros como é o meu caso em que isto nunca funcionou e por mais voltas que dêm não conseguem fazer o pairing dos dispositivos bluetooth, apesar de conseguirem enviar e receber ficheiros deles!

Miguel
 
Boas.

Tal como esperava, o kdebluetooth também não resolve o problema! Continuo sem conseguir fazer o pairing com o telemóvel ou com o palm, mas consigo enviar ficheiros do computador para qualquer dispositivo! Quanto a receber ficheiros, dá erro!

Miguel
 
Quanto ao receber, não envies ficheiros para o PC, vais busca-los directamente à memória do telemóvel.
experimenta..

so tens o obexftp instalado? instala também o obexpushd.

Nota: eu também tenho instalado:
libobexftp-dev
libopenobex1
libopenobex1-dev

depois diz qqcoisa sobre isso...
 
Quanto ao receber, não envies ficheiros para o PC, vais busca-los directamente à memória do telemóvel.
experimenta..

so tens o obexftp instalado? instala também o obexpushd.

Nota: eu também tenho instalado:
libobexftp-dev
libopenobex1
libopenobex1-dev

depois diz qqcoisa sobre isso...

Não é que não encontro esse openpushd aqui no Fedora 8! Nem as libs eu encontro! Já procurei no que está instalado e no que posso instalar e não aparece nada disso.

Miguel
 
eu emparelho o PC com o telemóvel assim:
vou ao kbluetooth, espero que o icon do telemóvel apareça, clico duas vezes, depois selecciono 'OBEX File Transfer'.
Aqui o PC/telemóvel pede o PIN e ficam emparelhados..

Tenho os dois emparelhados , mas não consigo enviar ficheiros directamente do telemóvel para o PC.
Quando quero tirar alguma coisa do telemóvel vou pelo 'OBEX File Transfer'. Escolho o ficheiro e faço 'Copy to'..
 
eu emparelho o PC com o telemóvel assim:
vou ao kbluetooth, espero que o icon do telemóvel apareça, clico duas vezes, depois selecciono 'OBEX File Transfer'.
Aqui o PC/telemóvel pede o PIN e ficam emparelhados..

Tenho os dois emparelhados , mas não consigo enviar ficheiros directamente do telemóvel para o PC.
Quando quero tirar alguma coisa do telemóvel vou pelo 'OBEX File Transfer'. Escolho o ficheiro e faço 'Copy to'..

Experimentei mas o OBEX File Transfer não deixa emparelhar com o telemóvel! Parece que fica sempre a pedir ligação e o telemóvel passa-se e apresenta constantemente a mensagem se quero deixar o computador ligar ou não, mas é uma coisa tão rápida que mal dá tempo para ver e muito menos para aceitar a ligação!

Entretanto experimentei enviar do telemóvel para o pc com o kdebluetooth e ele aceitou, só não sei é onde foi parar o ficheiro que não o encontro em lado nenhum!!!

Está visto que o Linux não gosta dos meus dispositivos bluetooth.

Miguel
 
Última edição:
isso é mesmo estranho.
deve-te faltar aí qualquer coisa... procura alguma coisa no fórum do Fedora.. pode ser que encontres uma cura milagrosa.

eu também ando aqui com alguns problemas no bluetooth. não há muito suporte nestas área.. :(
 
isso é mesmo estranho.
deve-te faltar aí qualquer coisa... procura alguma coisa no fórum do Fedora.. pode ser que encontres uma cura milagrosa.

eu também ando aqui com alguns problemas no bluetooth. não há muito suporte nestas área.. :(


Já perguntei no forum do fedora, mas ninguem sabe dar resposta! Vou continuar com experiências.

Miguel
 

Ainda esta tarde estive a ler este artigo, mas há aqui uma coisa importante e que é o meu problema desde o início que é não conseguir fazer o pairing com qualquer dispositivo bluetooth.

bt_gnome_sync_notification.png


Isto que mostra a imagem é o meu problema e dá o erro
Código:
Incapaz de apresentar "obex://[00:19:c0:39:c8:d6]".
em que ele não consegue fazer o pairing.

Miguel
 
Boas.

Andava aqui nas minhas pesquisas sobre este problema e vi numa página que quando executam o /etc/init.d/bluetooth status aparecem 2 daemons a correr, o "hcid" e o "sdpd" mas no meu caso, no Fedora 8, só tenho o "hcid" a correr e não encontro nenhum "sdpd"!

Onde anda esse "sdpd"?

Miguel
 
Back
Topo