Problemas com codecs no Vista

cocax

Membro
Olá a todos :) Estou a ter problemas com codecs no Windows Vista (players e editores a crashar, thumbs a dar erro) e, apesar de já ter conseguido resolver alguns, outros persistem e não sei o que fazer para não ter de formatar o computador. Estou desconfiada que tenho imensos codecs a mais e que estão a dar problemas (usava até à pouco tempo o K-lite mega codec pack que funcionava bem durante umas semanas até ter de o reinstalar, até que agora desisti). Gostaria de poder ter instalados aqueles essenciais, e por isso instalei o FFDShow, AC3Filter, Haali Media Spliter, XVid e Media Player Classic, que andei imenso tempo para o conseguir iniciar sem crashar. Neste momento ele já inicia, mas outros programas, nomeadamente de edição de vídeo, crasham cada vez que tento abrir um ficheiro, o que me leva a pensar em problema com codecs (até porque quando desabilito todos os codecs ao mesmo tempo, os problemas desaparecem)

Assim, gostaria de ajuda em algumas questões:

1)Gostaria de desabilitar os codecs que estão a mais e começar de novo e para isso tenho o InstalledCodec e o GSpot. O problema é que não sei quais são e tenho medo de desabilitar codecs do Windows ou de outros programas que tenha no computador. Sou uma completa noob nisto, por isso gostaria de postar uma lista com os codecs que tenho instalados e que alguém em orientasse em quais desabilitar...

2)Alguém me poderia ajudar a configurar manualmente o FFDShow e o MPC-HM? É que desconfio que aquilo não está lá muito bem... Já me fartei de procurar no google e não encontro nenhum tutorial. Se alguém me podesse ajudar ou então apontar-me para algum tutorial, agradecia imenso :)

Também li por aqui quando andei a procurar no fórum, que enquanto que alguns users desaconselham vivamente o uso de packs (como eu agora percebo...), vi alguns a referirem que usam o k-lite (ou outro pack - li muito bem do CCCP) mas que o configuram para apenas instalar o estritamente necessário. O problema é que não sei distinguir daquela lista enorme o que é necessário do que não é... Se preferirem e se acharem que é uma boa solução, também necessitaria de ajuda.

Peço imensa desculpa se estas instruções já foram dadas em algum lado, mas eu procurei aqui pelo fórum e não vi nada...

Desde já obrigada :)
 
Eu até desinstalava tudo... O problema é que depois não sei quais são os codecs que são do próprio sistema ou que vieram com programas como o Sony Vegas, por exemplo... Se eu desinstalar tudo, como posso voltar a instalar os codecs do Windows?

E eu já tenho o VLC, mas só o uso quando o ficheiro não abre em mais nenhum programa. Eu prefiro o MPC... Mas obrigada :)
 
Eu até desinstalava tudo... O problema é que depois não sei quais são os codecs que são do próprio sistema ou que vieram com programas como o Sony Vegas, por exemplo... Se eu desinstalar tudo, como posso voltar a instalar os codecs do Windows?

E eu já tenho o VLC, mas só o uso quando o ficheiro não abre em mais nenhum programa. Eu prefiro o MPC... Mas obrigada :)

... dava jeito lembrares-te daqueles que descarregaste da net e instalaste e daqueles que já vinham com o Windows, para assim só desinstalares os que tiraste da net.
 
Pois, lá está... Eu nunca instalei mais nada a não ser o K-lite mega codec pack no default profile... E como sou uma autêntica noob nisto dos codecs, nem sei o que é que aquilo instala, logo, agora que quero pôr tudo direito, não sei distinguir o que devia estar instalado do que não devia... Por isso é que vim ver se alguém me podia ajudar...
 
Pois, lá está... Eu nunca instalei mais nada a não ser o K-lite mega codec pack no default profile... E como sou uma autêntica noob nisto dos codecs, nem sei o que é que aquilo instala, logo, agora que quero pôr tudo direito, não sei distinguir o que devia estar instalado do que não devia... Por isso é que vim ver se alguém me podia ajudar...

Vai a "Painel de Controlo"-->"Programas e Funcionalidades"/"Adicionar e remover programas (no XP)" e desinstala o K-lite.
 
Eu já o desinstalei. E além disso uso o Vista.

O meu problema é que mesmo tendo desinstalado o K-lite, continuo a ter problemas de crashes e assim e pelo que andei a pesquisar, é devido a codecs conflituosos e gostaria de resolver o problema sem formatar o pc. Assim, queria desabilitar ou "unregister" ou lá o que se faz aos codecs, de forma a que os que estão a mais deixem de causar problemas. Só que não sei distinguir os que estão a mais dos que são do Windows e vieram com o SO ou WMP ou isso.

Há alguma forma ou algum sítio onde eu possa ver quais são os codecs do Windows e quais os que devia deixar ficar, para poder desabilitar os outros? Ou então um sítio onde possa fazer download dos codecs que vêm com o Vista, que assim apagava todos e depois voltava a instalar os do Windows. Ou ainda, como disse no post inicial, não há ninguém que possa ver a lista dos codecs que tenho instalados e me diga quais é que não interessam? Isso seria uma grande ajuda...
 
Que eu saiba os únicos codecs que vêm com o Vista estão no Windows Media Player, a não ser que estejamos a falar dum portátil que veio com programas adicionais e aí já é preciso saber quais são eles. Mas de resto acho que podes apagar os outros.
 
Última edição:
Back
Topo