Problemas com Compal IFL90

JarimbaG1S o anti-freeze não é para o que se passa aqui...

O que acontece é que o pc encrava durante uns 3/4 segundos e nao mexe.... nem o rato.. e de repente, acende-se a luz do processador e volta tudo ao normal... simplesmente deixa de responder, esteja fresco ou quente, esteja em full load ou a 20%...
 
da bios tambem nao é que eu ja actualizei da 1.10, 1.12 e 1.13 e sempre me fez a mesma coisa com todas as versões. O disco também está de boa saude e desfragmentado segundo o WD tools...
 
Passa-se exactamente o mesmo com o meu Asus S96J, desde que o comprei... E o portátil é, em grande parte, diferente do IFL90.

Já usei 2 discos diferentes, e ocorreu o freeze em ambos. Só não testei ainda com o Vista.

De notar que, após o bloqueio, a temperatura do CPU aumenta.

Até agora ninguém conseguiu achar uma solução para isto, inclusive noutros fóruns...
 
Última edição:
Muito estranho

Boas.
Peço desculpa ainda não ter feito upload dos drivers. Não tenho tido tempo, com o fecho de ano e demais procedimentos.

Hoje descobri uma coisa muito interessante. O meu portatil tem o processador T7100, como já tinha referido. Consegui valores excelentes no 3Dmark06, que me colocaram em primeiro lugar no proprio site da futuremark, para computadores com a mesma configuração do meu.

Hoje (há meia hora) troquei para o processador T7500. Devo dizer que fiquei abismado. Quando arranquei a primeira vez com este processador corri o 3dmark06 cheio de curiosidade. Consegui apenas 1300 e qq coisa. :confused: Depois reiniciei e nem sequer consegui correr o 3dmark. Crashava logo no inicio e o computador ficava bloqueado. Depois de reiniciar corri o 3dmark05: consegui 3000 e poucos pontos.

Será que o mal está na arquitectura santarosa/processadores T7500/T7700? Só assim se justifica que eu tivesse conseguido mais que os têm estes processadores.

Agora estou a desinstalar os drivers da placa grafica modificados e vou instalar os originais. Depois digo como ficou...

Um abraço
 
Hoje (há meia hora) troquei para o processador T7500. Devo dizer que fiquei abismado. Quando arranquei a primeira vez com este processador corri o 3dmark06 cheio de curiosidade. Consegui apenas 1300 e qq coisa. :confused: Depois reiniciei e nem sequer consegui correr o 3dmark. Crashava logo no inicio e o computador ficava bloqueado. Depois de reiniciar corri o 3dmark05: consegui 3000 e poucos pontos.
Isso já não tem a ver com o problema que se tem vindo a falar neste tópico.

Já viste as temperaturas? Quando trocaste de processador, recolocaste também a pasta térmica?
 
Isso já não tem a ver com o problema que se tem vindo a falar neste tópico.

Já viste as temperaturas? Quando trocaste de processador, recolocaste também a pasta térmica?

As temperaturas estão boas. 48º CPU e 37º HD. E tem pasta termica...:004:
Instalei os drivers sacados do site da tsunami e a coisa melhorou. Já obtenho 4070 no 3dmark06 a 1024*768.

Não há motivo dos drivers alterados darem bem no 7100 e no 7500 falharem.

Vou voltar a coloca-los para testar.
De qualquer modo ainda não atinge os valores obtidos com o T7100.

Já instalei os drivers alterados. A versão é: 169.21. O valor obtido no 3dmark06 1280*800 é: 3870

Só para terminar, os resultados do 3dmark06 para 1024x768: 4477. Clocks: core: 550; shader: 1100; Memory: 470.
 
Última edição:
ja agora onde sacaste os driveres os do laptop dizem k se tem k sacar o inf n sei como se usa isso podes ajudar? ou se sacar os da pagina http://downloads.guru3d.com/download.php?det=1818 ja n é preciso o .inf para funcionar ? , n percebo nada disto espero k alguem possa ajudar :P

isto do pc encravar uns 2-5seg as x ainda ninguem descobriu a soução ?
 
Última edição:
ja agora onde sacaste os driveres os do laptop dizem k se tem k sacar o inf n sei como se usa isso podes ajudar? ou se sacar os da pagina http://downloads.guru3d.com/download.php?det=1818 ja n é preciso o .inf para funcionar ? , n percebo nada disto espero k alguem possa ajudar :P

isto do pc encravar uns 2-5seg as x ainda ninguem descobriu a soução ?

As instruções estão neste topico, algumas paginas atrás.
O ficheiro .inf é este:


http://www.box.net/shared/yjnt172kg4

O que podes fazer é sacar os drivers da nvidia (os meus sao o 169.21), corres o executável, que vai extrair os ficheiros e coloca-los em c:\nvidia.
Depois copias para o local onde estão os ficheiros e substituis o inf original por este.
Depois fazes (instruções abaixo):


http://www.box.net/shared/xix9jf5cs0

Sacas o RivaTuner e alteras os parametros.
http://www.box.net/shared/d9kp5kikg0

Instruções:

http://www.laptopvideo2go.com/forum/index.php?showtopic=16450&pid=64859&st=0&#entry64859

Espero que ajude.
 
As instruções estão neste topico, algumas paginas atrás.
O ficheiro .inf é este:


http://www.box.net/shared/yjnt172kg4

O que podes fazer é sacar os drivers da nvidia (os meus sao o 169.21), corres o executável, que vai extrair os ficheiros e coloca-los em c:\nvidia.
Depois copias para o local onde estão os ficheiros e substituis o inf original por este.
Depois fazes (instruções abaixo):


http://www.box.net/shared/xix9jf5cs0

Sacas o RivaTuner e alteras os parametros.
http://www.box.net/shared/d9kp5kikg0

Instruções:

http://www.laptopvideo2go.com/forum/index.php?showtopic=16450&pid=64859&st=0&#entry64859

Espero que ajude.


Eu se fosse a ti não fazia isso... esses drivers não são para o compal... eu instalei esses mais o riva tuner e eskece. o pc crashava mesmo, aliás na pagina 2 ou 3 eu dizia isso mesmo, mas se quiseres tentar tenta por ti proprio... eu acabei por usar o driver cleaner pra deixar de ter crashes.
 
Eu se fosse a ti não fazia isso... esses drivers não são para o compal... eu instalei esses mais o riva tuner e eskece. o pc crashava mesmo, aliás na pagina 2 ou 3 eu dizia isso mesmo, mas se quiseres tentar tenta por ti proprio... eu acabei por usar o driver cleaner pra deixar de ter crashes.

É por isso que são drivers alterados.
Sinceramente não vejo grande vantagem em instala-los. A maior vantagem é o controlo sobre os clocks que permitem.

Acerca da instabilidade, não é regra. Tenho o meu portatil com esses drivers desde ontem (depois de instalar o novo processador, porque antes já os usava há algumas semanas) e não tive qualquer crash. Joguei o Crysis e o NFS ProStreet durante horas e tudo ok. Por isso não creio que sejam maus. Corri também varias vezes o 3dmark06 e não tive problemas de aquecimento.
 
É por isso que são drivers alterados.
Sinceramente não vejo grande vantagem em instala-los. A maior vantagem é o controlo sobre os clocks que permitem.

Acerca da instabilidade, não é regra. Tenho o meu portatil com esses drivers desde ontem (depois de instalar o novo processador, porque antes já os usava há algumas semanas) e não tive qualquer crash. Joguei o Crysis e o NFS ProStreet durante horas e tudo ok. Por isso não creio que sejam maus. Corri também varias vezes o 3dmark06 e não tive problemas de aquecimento.

Sim eu tambem não tive problemas nos primeiros dias, mas depois tive a sério. Se quiseres experimenta o virtua tennis 3 com esses drivers. O jogo fica podre da lento.

Alguem ja sabe alguma coisa dos freezes e da relação que têm com o processador? é que ele aquece sempre que tenho um freeze tambem, e ja tou a dar em doido com isto e nao queria instalar o Vista por enquanto...

Outra questao so para saber: Algum de voces que tem problema com freezes tem o windows vista??? O vista não tem freezes pois nao? é so com o xp que acontece não é?
 
Última edição pelo moderador:
obrigado pela ajuda saurio33, isso de fazer OC numa grafica dum portatil n sei se n sera um bocado arriscado, tu usas sempre a grafica em OC ? (e usas algum cooler exterior para arrefecer o portatil?) so devo exprimentar kd tiver msm de ser k tenho medo k ainda queime :(
ja fizeste algum teste as driveres e viste k essas eram as melhores ? às da bizcom da intel ou do site da compal e essas modificadas? se alguem fez qual aconselham a usar?
 
obrigado pela ajuda saurio33, isso de fazer OC numa grafica dum portatil n sei se n sera um bocado arriscado, tu usas sempre a grafica em OC ? (e usas algum cooler exterior para arrefecer o portatil?) so devo exprimentar kd tiver msm de ser k tenho medo k ainda queime :(
ja fizeste algum teste as driveres e viste k essas eram as melhores ? às da bizcom da intel ou do site da compal e essas modificadas? se alguem fez qual aconselham a usar?


Eu fiz... Instalei essas drivers e tentei puxar um pouco mais pela grafica como diziam que o compal não aquecia muito e que a gráfica tinha muito para dar... mal aumentei o clock em 10mhz o pc passou-se e o ecrã tambem... Reiniciei e o pc voltou a funcionar na boa. Mas não sei porque fez aquilo porque de acordo com o monitor a gráfica estava com as temperaturas normais... Depois o virtua tennis 3 ficou mta lento, enquanto que o Call of duty 4 por exemplo jogava-se na boa e o crysis tb... Experimenta. Queimar a gráfica não a queimas, se experimentares elevar apenas o clock um pouco. Vê como o sistema se aguenta para ver se te acontece como a mim ou se tenho um problema diferente. Um abraço e não se esqueçam da questão dos freezes! lol. Se alguem souber de algo ou tiver freezes com o vista diga.
 
eu tenho o meu ja fez uma semana.. e efectivamente no inicio do NFS pro street blokeia tipo 1 seg.. mas dpx continua na boa.. ate agora no windows nada aconteceu.. sempre em pleno.. nao tenho razao de keixa ate agora.. atençao que todas as vezes k o portatil brekou estava a jogar so com a bateria e com o plano de poupança de bateria ligado.. ou seja.. com grficos no maximo eh complicado ele nnc crashar..
freeezes com o vista nao tenho.. d momento tenho o Ultimate 32bits... mas devo instalar em breve o 64bits.. pois estou a "desperdiçar" 1gb de memoria :S

cumps
 
Última edição:
acabei de ter um freeze a responder a um post aqui na secção de portateis....

curiosamente, as temps baixaram quando o rato voltou a mexer...

Antes:
GPU- 61º
CPU- 58º

Depois:
GPU- 54º
CPU- 52º

Agora enquanto tou a escrever: GPU- 59º, CPU- 48º (nucleo1-52º, nucleo2-50º)
 
obrigado pela ajuda saurio33, isso de fazer OC numa grafica dum portatil n sei se n sera um bocado arriscado, tu usas sempre a grafica em OC ? (e usas algum cooler exterior para arrefecer o portatil?) so devo exprimentar kd tiver msm de ser k tenho medo k ainda queime :(
ja fizeste algum teste as driveres e viste k essas eram as melhores ? às da bizcom da intel ou do site da compal e essas modificadas? se alguem fez qual aconselham a usar?

Boas,
No rivatuner tem 3 perfis à escolha. Pode-se usar o overclocking apenas para jogos. Eu uso sempre este. Tenho temperaturas na ordem de 49º no CPU. Nunca tive qualquer tipo de freeze. Nem no virtual tennis 3.
Em relação aos drivers, tenho os alterados, mas os normais funcionam bem. Por exemplo os obtidos no site da tsunami.
Junto um printscreen com o meu ambiente de trabalho. Dá para ver a temperatura de funcionamento e o overclocking. Não creio que quem colocar a grafica com esses valores de overclocking tenha problemas de estabilidade.
oa1wlyam8c

http://www.box.net/shared/oa1wlyam8c
 
Boas,
No rivatuner tem 3 perfis à escolha. Pode-se usar o overclocking apenas para jogos. Eu uso sempre este. Tenho temperaturas na ordem de 49º no CPU. Nunca tive qualquer tipo de freeze. Nem no virtual tennis 3.
Em relação aos drivers, tenho os alterados, mas os normais funcionam bem. Por exemplo os obtidos no site da tsunami.
Junto um printscreen com o meu ambiente de trabalho. Dá para ver a temperatura de funcionamento e o overclocking. Não creio que quem colocar a grafica com esses valores de overclocking tenha problemas de estabilidade.
oa1wlyam8c

http://www.box.net/shared/oa1wlyam8c


Saurio que pc tens? Tens compal fl90 também com o XP?
 
Tenho o compal IFL90PM2 com xp profissional. Nao sei o motivo, mas na caixa do meu (a caixa da embalagem) diz que é FL90965PM3. No entanto, por baixo da bateria, diz PM2.
 
Back
Topo