Problemas com CPU e RAM

Xtreme69

Power Member
Boas Malta

A minha máquina, que montei à cerca de 4 meses, tem me demonstrado problemas a nível de overclocked de CPU e de XMP das Rams

Specs:

I7 9700K
Asus Rog Strix z390 F-gaming
Gskill TridentZ 3600MHZ cl19
RTX 2080Super
Fonte- Seasonic 750W 80+Gold

Passa se o seguinte: Cada vez que ativo o XMP, seja qual for o jogo ele crasha para o ambiente de trabalho passado uns minutos e muito de vez em quando (bastante raro) dá me bsod (Blue screen), o mesmo acontece quando faço Overclocked ao meu i7, já testei com 4.9 e 5.0 GHZ e várias voltagens e nada, os jogos também crasham ou congelam a meio. Tendo eu as especificações acima descritas, penso que se trata sem dúvida de algum problema de hardware e visto que está tudo em garantia, se alguém tem alguma ideia do que possa ser.

O PC está todo atualizado desde bios a drivers de gráfica, passou em todos os stress tests desde Blender a cinebench (stock e com overclock) e as rams também passaram no memtest sem erros nenhuns (teste de 6 horas) o problema está mesmo quando jogo algum jogo.

Alguma ideia malta ?
 
Tens de mexer nas voltagens do VCCIO e o do system agente, possivelmente está instavel por isso.
Agora tens de testar tudo @ stock para perceber se existe realmente algum problema de hardware.

Corre um Prime95 e um Furmark (teste curto) em simultaneo para ver se acontece o tal crash sff.

Até pode ser a fonte que atinge algum power limit ou tem algum problema.(duvido mas...)
 
Última edição:
Boas Malta

A minha máquina, que montei à cerca de 4 meses, tem me demonstrado problemas a nível de overclocked de CPU e de XMP das Rams

Specs:

I7 9700K
Asus Rog Strix z390 F-gaming
Gskill TridentZ 3600MHZ cl19
RTX 2080Super
Fonte- Seasonic 750W 80+Gold

Passa se o seguinte: Cada vez que ativo o XMP, seja qual for o jogo ele crasha para o ambiente de trabalho passado uns minutos e muito de vez em quando (bastante raro) dá me bsod (Blue screen), o mesmo acontece quando faço Overclocked ao meu i7, já testei com 4.9 e 5.0 GHZ e várias voltagens e nada, os jogos também crasham ou congelam a meio. Tendo eu as especificações acima descritas, penso que se trata sem dúvida de algum problema de hardware e visto que está tudo em garantia, se alguém tem alguma ideia do que possa ser.

O PC está todo atualizado desde bios a drivers de gráfica, passou em todos os stress tests desde Blender a cinebench (stock e com overclock) e as rams também passaram no memtest sem erros nenhuns (teste de 6 horas) o problema está mesmo quando jogo algum jogo.

Alguma ideia malta ?

Engraçado , a mim acontecia-me precisamente o mesmo , o problema era a Bios da board só depois de vários updates é que estabilizou , a solução é em veres de usares o XMP mete tudo em manual , até sair uma bios estável.
 
Engraçado , a mim acontecia-me precisamente o mesmo , o problema era a Bios da board só depois de vários updates é que estabilizou , a solução é em veres de usares o XMP mete tudo em manual , até sair uma bios estável.

Até mesmo em manual os jogos continuam a crashar, não sei mais o que fazer, tou a ficar sem ideias

Em stock está impecável, apenas xmp ou oc ao cpu causa instabilidade
 
Até mesmo em manual os jogos continuam a crashar, não sei mais o que fazer, tou a ficar sem ideias

Em stock está impecável, apenas xmp ou oc ao cpu causa instabilidade

A mim aconteceu-me o mesmo e a minha board era a Strix F também mas a Z370 , só depois de muitas atualizações de bios ficou bom .
 
Até mesmo em manual os jogos continuam a crashar, não sei mais o que fazer, tou a ficar sem ideias

Em stock está impecável, apenas xmp ou oc ao cpu causa instabilidade

Experimenta reduzir o vccio para 1.20v e vcsa para 1.25v. Podes também experimentar aumentar o tCWL para 18 ou 19 (algumas boards não gostam mesmo nada de tCWL mais baixos que tCL).

Também me lembro que nessas z370/z390 strix tinhas que alterar o svid behaviour para best case se usares adaptive voltage ou não aplica o vcore correto.
 
Boas malta

Consegui finalmente estabilizar as rams a 3466MHz parece que o meu i7 9700k nao gosta muito das rams a 3600MHz cl19, resumindo meti tudo em manual, timings 19 20 40 e dram voltage a 1.35v e até agora 5 estrelas.

Agora a próxima etapa é fazer overclock ao i7 9700k, quando o meto a 5.0GHz ele passa no prime 95 e cinebench mas nos jogos crasha para o ambiente de trabalho (sem blue screens)

Alguem tem ideia de valores de voltagem que possam recomendar ?

Obrigado malta pela ajuda que me poderem dar
 
Esse CPU é 4.6ghz all core certo? Nem te compensa mt andar com OC's nisso , ganhos pequenos para o aquecimento/aumento consumo.

Eu tentava o maximo possivel de mhz 1.25v a 1.3V max , mas depende do cooler que tenhas
 
Boas ja consegui estabilizar, estive a pesquisar um pouco e depois de alguns ajustes lá consegui

5.0ghz em todos os cores a 1.35v, segundo o site silicone lottery a 1.35v 90% dos i7 conseguiam la chegar, tinha a abaixo de 1.30 anteriormente e nao conseguia de maneira nenhuma baixar

Em termos de temperaturas nao passa dos 75 graus a 100% nos stresst test e em jogos onde o uso varia entre 70 a 90% fica por volta dos 60* até um bocadinho menos (NZXT KRAKEN X53)
 
Back
Topo