Problemas com EAH3870

SoLtEK

Power Member
Boas. Sou novo por estes lados, mas tenho uns problemas no computador desde que decidi fazer um upgrade ao meu pc e desde que fiz estas modificações têm aparecido problemas atrás de problemas...

Tudo começou ao comprar umas memórias novas, uma placa gráfica, uma motherboard, uma fonte, um cooler e fazer upgrade do xp para o vista.

Esses componentes estão todos listados no meu sistema aqui do fórum.

Após a instalação do vista, tudo parecia normal, mas depois começarem a surgir os problemas com a placa gráfica. Instalei a placa gráfica, instalei os drivers (Catalyst, vga driver, etc) e instalei também os utilitários da Asus que vinham com a gráfica (Asus EAH3870), nomeadamente o SmartDoctor e o GamerOSD que ajudam a regular a performance da gráfica.

O problema é que cada vez que tento puxar pela placa gráfica, com o Crysis, ela parece aquecer demasiado e está constantemente a crashar fazendo-me reiniciar o pc.
Após isto, decidi controlar as temperaturas dos componentes. A temperatura do CPU encontra-se entre 45 e 65 ºC. É normal?
A temperatura da placa gráfica é mais estranha. Quando não está a fazer nada, a temperatura normal é 45 ºC e quando estou a jogar chega aos 80 ºC. Após esta recolha de dados, tenho ponderado se o problema do Crysis bloquear tem a ver com a temperatura de algum destes componentes ou se é outro conflito qualquer.

Isto só aconteceu com mais um jogo além do Crysis e foi no PES 2008 e só aconteceu uma vez... Também tenho feito os updates aos jogos com as patches oficiais e o problema persiste.

Tenho também outro problema. Eu sou possuidor de um rato e de um teclado que são da marca e modelo Rainbow Ultimate Desktop e ambos os produtos são muito bons. Só que estão constantemente a desligar-se e não percebo porquê. O receptor desses componentes wireless é a base do rato que também serve de carregador, que é ligado por USB. Outra coisa que notei, é que eles desligam-se com mais frequência quando estou a fazer transferências entre discos externos que também estão ligados por USB. Será que tenho alguma deficiência nas portas USB da motherboard?

Após este exaustivo relato do que se tem passado no meu pc, agradecia imenso se alguém me pudesse ajudar a resolver estes problemas.

Muito obrigado ;)

Cumprimentos...
 
A fonte é 'MODE COM FEEL III - 500 ATX'?

Quanto custou a nova fonte?


Quanto à placa gráfica, experimenta instalar o Rivatuner e alterar a velocidade da ventoinha.
 
tenho uma asus hd3870 e se jogar um par de horas seguidas o pc tb reinicia

a unica solução é com o rivatuner aumentar a velocidade da fan

incrivel como um gráfica assim sai para o mercado

ps : antes tive uma hd3850 e troquei para esta por ter o cooler maior.. não resolveu
 
Não entendo bem como funciona o programa...

Alguém me pode explicar o que é possivel fazer e como? E o que pode benificiar da utilização do programa?

Mais simples que isto não consigo :P



O benefício está em diminuir a temperatura do GPU, fazendo eventualmente com que os crashes deixem de ocorrer.

Para veres a temperatura, em vez de clicares na caixa [2] clicas na última (lupa sobre o chip).

Quanto à fonte, se puderes tira uma foto da etiqueta.

tenho uma asus hd3870 e se jogar um par de horas seguidas o pc tb reinicia

a unica solução é com o rivatuner aumentar a velocidade da fan

incrivel como um gráfica assim sai para o mercado

ps : antes tive uma hd3850 e troquei para esta por ter o cooler maior.. não resolveu

Experimenta mudar a pasta térmica. Eu mudei a da minha, mas também não adiantou muito. Chegava aos 90ºC, mas nunca 'crashou'.

Fiz undervolt ao GPU com o Radeon BIOS Editor. Vgpu a 1.25V contra 1.34xV de origem. Também alterei o modo de funcionamento da ventoinha (para 'disparar' com menor temperatura) e assim começar a arrefecer mais cedo.
 
Última edição:
tenho uma asus hd3870 e se jogar um par de horas seguidas o pc tb reinicia

a unica solução é com o rivatuner aumentar a velocidade da fan

incrivel como um gráfica assim sai para o mercado

ps : antes tive uma hd3850 e troquei para esta por ter o cooler maior.. não resolveu


Devias ter olhado para varias das marcas.
Eu tenho uma powercolor que vem com uma fan estilo zalman, que é um mimo!
40ºC em idle e 60ºC em full já com o core a 870 e as mems a 1280.
Mas pelos vistos é um problema das asus >(
 
Mais simples que isto não consigo :P



O benefício está em diminuir a temperatura do GPU, fazendo eventualmente com que os crashes deixem de ocorrer.

Para veres a temperatura, em vez de clicares na caixa [2] clicas na última (lupa sobre o chip).

Quanto à fonte, se puderes tira uma foto da etiqueta.



Experimenta mudar a pasta térmica. Eu mudei a da minha, mas também não adiantou muito. Chegava aos 90ºC, mas nunca 'crashou'.

Fiz undervolt ao GPU com o Radeon BIOS Editor. Vgpu a 1.25V contra 1.34xV de origem. Também alterei o modo de funcionamento da ventoinha (para 'disparar' com menor temperatura) e assim começar a arrefecer mais cedo.

Muito obrigado pela tua ajuda ;)

Já houve evoluções no desempenho da placa gráfica. Através do RivaTuner verifiquei que a temperatura durante o jogo do Crysis pouco passa dos 60 ºC mas continua a crashar, mas com menos frequência. No RivaTuner meti a refrigeração no máximo...

Mais sugestões??

Cumprimentos
 
o problema não é da asus, nem do dissipador
o problema é a regulação automatica da ventoinha

a vantagem é que em relaçao a x800 que tive antes a grafica nao se ouve pq a ventoinha não 'acelera'
a desvantagem é pq como tenho uma caixa foleira com pouca refrigeração puff crasha

mas a ventoinha devia acelerar para não atingir estas temperaturas

Experimenta mudar a pasta térmica. Eu mudei a da minha, mas também não adiantou muito. Chegava aos 90ºC, mas nunca 'crashou'.

Fiz undervolt ao GPU com o Radeon BIOS Editor. Vgpu a 1.25V contra 1.34xV de origem. Também alterei o modo de funcionamento da ventoinha (para 'disparar' com menor temperatura) e assim começar a arrefecer mais cedo.

e quanto baixou a temp ?
lembro-me de ter lido ha tempos que o atitool iria conseguir mudar a vgpu, será que ja da
 
Acham que o problema de crashar não está na placa gráfica, mas sim no processador ou no Vista?

É que joguei ao crysis no xp com o meu processador antigo e isto não acontecia...

Cumprimentos
 
Acham que o problema de crashar não está na placa gráfica, mas sim no processador ou no Vista?

É que joguei ao crysis no xp com o meu processador antigo e isto não acontecia...

Cumprimentos


Porque é que haveria de ser do processador?
Quanto muito das memorias, essas é que podem dar barraca nesse sentido ;)
 
Hummm.......poderá ser da Board, e de quanto "sumo" estás a dar ao CPU...

Faz o seguinte:

Instala e corre o Prime95, durante uns bons 20 minutos.

Se nada acontecer, concentra-te na placa gráfica.

Na ATI Tools, tens lá uma opção,para stressar a gráfica.

Se der erros no Prime95, então o problema está no PC...

Essa fonte..........enfim, mais não digo.

Tenta despistar a fonte dos problemas: Memorias, CPU, voltagens respectivas, fonte, gráfica...


Cumps,
 
Hummm.......poderá ser da Board, e de quanto "sumo" estás a dar ao CPU...

Faz o seguinte:

Instala e corre o Prime95, durante uns bons 20 minutos.

Se nada acontecer, concentra-te na placa gráfica.

Na ATI Tools, tens lá uma opção,para stressar a gráfica.

Se der erros no Prime95, então o problema está no PC...

Essa fonte..........enfim, mais não digo.

Tenta despistar a fonte dos problemas: Memorias, CPU, voltagens respectivas, fonte, gráfica...


Cumps,

O teste do Prime95 tem algum tempo limite? Eu deixei-o a correr durante uma hora e nada aconteceu. Acho que posso presumir que o problema não está no resto dos componentes do pc. O problema deve ser na placa gráfica...

Vou experimentar o ATI Tool...

Cumprimentos

EDIT: Meti o ATI Tool a correr os "artifacts" durante uma hora e nada aconteceu... já não percebo o que pode estar errado...

boas

outro apontamento, notei que quando acabei de fazer os testes e liguei o everest, a temp. do diodo GPU (grafica penso eu), manteve-se sempre nos 65º , 70º (em idle), e nao baixava.
Quando reiniciei o pc, vez um reinicio muito lento, quando liguei o everest novamente ja estava na temp normal 40º.
Alguem que me ajude com isto, tou a quase a mandar o pc pela janela, um gajo investe tanto dinheiro nesta m*****, bem enfim......

obrigado pela ajuda de todos.

um abraço

Olá outra vez.

Estive a experimentar o Prime95 outra vez, mas desta vez com os reguladores de temperatura que encontrei. Meti a fazer o teste juntamente com o Everest, Real Temp e PcProbe II da Asus e no decorrer do teste apareceu um aviso de voltagem baixa nos 3.3 Volts...

Isso quer dizer que a fonte não é capaz de alimentar os componentes do pc?

Abraço

EDIT: Estou a pensar comprar uma fonte nova. Qual aconselham? Abaixo dos 100€.
 
Última edição pelo moderador:
Não é da fonte!

Eu tb tenho o mesmo problema e tenho uma termaltake toughpower 850w.

Um user apontou-me uma razão que até podera ter a sua logica. Directx10.

Tenta correr em Directx9 o crysis.

Já agora, instala um outro jogo como o assassins creed e experimenta em dx10 o que se passa...

Comigo apenas o crysis é que crasha e tenho os ultimos catalyst.

O erro que tens é parecido com este?

Problem Event Name: APPCRASH
Application Name: crysis64.exe
Application Version: 1.1.1.5767
Application Timestamp: 471f96dc
Fault Module Name: atidxx64.dll
Fault Module Version: 7.15.10.134
Fault Module Timestamp: 48929493
Exception Code: c0000005
Exception Offset: 00000000001b3037
OS Version: 6.0.6001.2.1.0.256.1
 
Última edição pelo moderador:
Não é da fonte!

Eu tb tenho o mesmo problema e tenho uma termaltake toughpower 850w.

Um user apontou-me uma razão que até podera ter a sua logica. Directx10.

Tenta correr em Directx9 o crysis.

Já agora, instala um outro jogo como o assassins creed e experimenta em dx10 o que se passa...

Comigo apenas o crysis é que crasha e tenho os ultimos catalyst.

Os últimos testes que fiz vieram comprovar que provavelmente, o problema encontra-se na fonte, devido ao aviso do PCPROBE...

Além do mais, o meu SO é de 32 bits. O teu é de 64, o que parece que dá mais problemas com o Crysis do que no de 32 bits... E quando o meu jogo bloqueia, tenho de reiniciar o pc, não consigo voltar o ambiente de trabalho para ver qual foi o erro. Existe alguma maneira de ver qual foi o erro, depois do pc ser reiniciado?

Vou experimentar a tua sugestão, depois posto os resultados...

Instalei o Gears Of War e estive a jogar durante 1 hora e nada aconteceu... Começo a suspeitar que o problema é só do Crysis...

Boas

Confirma-se que com dx9 não bloqueia.

Um abraço
 
Última edição pelo moderador:
Boas

Confirma-se que com dx9 não bloqueia.

Um abraço


Mas não descuides da fonte. Compra uma nova. Não te esqueças que tens uma grande máquina e que está toda alimentada por um componente que em caso de overload pode queimar e levar mais qualquer coisa com ela para o dark side :004: Mete ai uma boa fonte para sustentar essa gulodice toda. Vais ver que até notas outra estabilidade ;)
 
Back
Topo