Problemas com gráfica em jogos

Glaucoma

Power Member
Boas


Tenho uma XFX GTX260 há umas 4 semanas e, ultimamente que instalei uns jogos, tenho tido alguns problemas. Jogo, obviamente, tudo a 1920, em HIGH, qualquer que seja o jogo.

O problema reside que, de vez em quando, acontecem coisas estranhas em jogos. No crysis posso jogar durante horas que é impossível acontecer algo durante o jogo. Se acontece é em ''movies'' na parte da transição para o ecrã todo preto. Nesse caso, só com um reset é que vai ao sítio. Por outro lado, noutros jogos, a imagem fica toda marada e, do mesmo modo, só com reset.

Deixo aqui um print para que vejam o que acontece. Ou isto, ou ecrã completamente preto.
Já testei mais de 4 ou 5 drivers (o mais recente deste mês e um com quase 10 meses). As temperaturas do GPU rondam os 70º o que penso ser bastante normal.

O que acham que se pode passar aqui?

Em relaçao ao sistema tenho uma Asus p5k, 8250 core duo, 4gb Corsair, e uma fonte corsair 650W com uma linha de 52A.




Obrigado!
 
Última edição:
Isso deve ser memórias ou sobreaquecimento. Esses 70ºC são a jogar ou 'sem fazer nada'?

Convinha monitorizar os valores de temperatura, por exemplo, com o Rivatuner.

O software OCCT tem duas componentes que permitem stressar a placa gráfica (GPU:OCCT; GPU:MEMTEST). Também tens o teste Scan for Artifacts do ATITool para levar a temperatura ao limite, e ainda o Furmark.
 
saca a ultima versao do Furmark, faz o stability test na resoluçao que jogas e depois daquilo atingir a temperatura maxima deixa meia horita a correr e ve o que acontece, depois posta.
 
saca a ultima versao do Furmark, faz o stability test na resoluçao que jogas e depois daquilo atingir a temperatura maxima deixa meia horita a correr e ve o que acontece, depois posta.

Fiz isso. Coloquei a 1920x1200 (SEM AA), começou a correr uns 3/4 minutos, a temperatura tinha estabilizado nos 84º, fui lavar os dentes e quando voltei tava o ecrã em amarelo escuro :-D
Ou seja, bloqueou.

Um dado ''interessante'' é que - ao contrário do que disse acima - isto não vai ao sítio com reset's. Se fizer reset, ele reinicia mas a imagem continua na mesma.
Tenho mesmo que desligar o pc e voltar a ligar, de forma a que o pc reinicie com '' o arranque'' normal.
 
Isso quase de certeza que é a grafica marada. Se puderes, vai ao sitio onde a compraste e troca-a, porque mesmo que arranjes uma solução temporaria, acabas por ficar com uma grfica com defeito.

Eles la na loja devem experimentar tambem, e ai tiras logo a duvida se será da grafica ou não. Mas deve ser com 90% certeza.
 
Aqui não há questão de azar ou não. É raro veres placas da eVGA ou da BFG estragarem-se e essa é a realidade, se fores procurar pelas XFX só encontras casos de RMA.

encontras mais casos da XFX porque é a marca que mais vende placas gráficas, logo se haver placas a avariar, a probabilidade de ser uma XFX é maior. E para mais são todas iguais...
 
encontras mais casos da XFX porque é a marca que mais vende placas gráficas, logo se haver placas a avariar, a probabilidade de ser uma XFX é maior. E para mais são todas iguais...


Sim, os cooler são todos iguais, as condições de venda são todas iguais, etc...

É tudo igual, só muda o autocolante, nem sei porque é que que todas não deviam de custar o mesmo preço...
 
Isso quase de certeza que é a grafica marada. Se puderes, vai ao sitio onde a compraste e troca-a, porque mesmo que arranjes uma solução temporaria, acabas por ficar com uma grfica com defeito.

Eles la na loja devem experimentar tambem, e ai tiras logo a duvida se será da grafica ou não. Mas deve ser com 90% certeza.

:x2:


Essa gráfica está com problemas claramente. RMA com isso.
 
Provavelmente essa placa tem um ligeiro overclock de fábrica, mas não foi convenientemente testada e trabalha instavelmente com os clocks predefinidos.
 
Back
Topo