Problemas com GRUB e Linux

tenta simplesmente fazer o FIXMBR no windows, apagar a particao do linux a partir do windows, ou a partir de um live cd, e instalas de novo.. provavelmente vai ficar como na instalacao original.
para a proxima faz um backup do menu.lst :P

É um bocado isso. Depois de teres feito o FIXMBR apagas a partição do linux. Basta-te ir ao painel de control ao gestor de partições, nem precisas de nenhum software adicional ;)
Depois ai sim instalas o linux e instalas o grub. Não precisas de alterar jumpers nem teres esse trabalho todo.
E sem dúvida, sempre que fizeres um gedit de alguma coisa, especialmente do xorg.conf ou menu.lst faz primeiro uma cópia. Os comandos funcionam sempre assim:

# sudo cp /local onde está o ficheiro/nome do ficheiro.extensão /local onde queres o ficheiro copia/no do ficheiro copia.extensão

Geralmente para facilitar as coisas opto por deixar o ficheiro copia no mesmo sitio, e apenas mudar o nome acrescentando copia, por exemplo neste caso:

# sudo cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menu.lst_copia

Simples e poupa-te esforço como nesta situação ;)
 
Desta aprendi a lição :P
Eu experimentei isso de formatar o disco onde vou por o linux atravez do windows mas não serviu, porque axo que ele instala o grub no MBR do disco MASTER (no do windows) e quando vái a aarrancar ele dá o erro 17 que o filesystem não está correcto, deve ser por tar no disco do windows (NTSF), troquei os discos (jumpers) e fiz reboot para ver, o Grub arrancou logo, mas ao selecionar o Ubuntu não arrancavam, axo que dava erro 15 ou coisa assim, mas também ainda não tinha reinstalado com aquela configuração de discos, pode ser disso, quando chegar a casa, vou reinstalar o ubuntu agora com o disco dele como Master, e já deve resolver a questão :P

Uma coisa posso alterar a ordem em que aparecem os SO's no menu do grub tipo pegar no "bloco" do linux passar para baixo, e apagar lá uma entrada referente ao Win XP home (que já não tenho instalado, mas deve ter ficado no MBR por algum motivo)
?
 
erro 15 já é facil... é sinal que não encontra o que estava à espera na partição que lhe indicaste. Se mudaste a posicao dos discos o mais provavel é que tenhas de mudar o X em (hdX,Y) ;)
 
LINUX a BOMBAR a 100% :D

Foi o que desconfiava, formatei o disco onde tava o linux, reinstalei, e já está tudo a funcionar a 100% Grub e linux, pelos vistos o grub não gostava de estar no disco onde está o windows :P

Obrigado a todos!
 
LINUX a BOMBAR a 100% :D

Foi o que desconfiava, formatei o disco onde tava o linux, reinstalei, e já está tudo a funcionar a 100% Grub e linux, pelos vistos o grub não gostava de estar no disco onde está o windows :P

Obrigado a todos!

Gosta pois ... Tinhas era isso tudo mamado, mas ainda bem que já resolves-te o problema ;)
 
Humm, então vou ter de por 1º o mondem USB a dar :( é um speedtouch330 :P
assim que tiver aquilo a dar vái levar com o sudo apt-get install beryl :D
 
ya ya, mas nao te esquecas de mudar o sources.list, para teres sempre o beryl mais recente (neste caso, versoes recentes aumentam a estabilidade, já que é um projecto ainda relativamente novo).
 
Back
Topo