PRoblemas com linux...

Status
Fechado a novas mensagens.

Gonxalo19

Power Member
oix.. gostaria de saber se alguem tem um tutorial sobre como instalar progs no linux, para onde os mesmos vao.. etc ....

é k instalei uma cena e n sei ond esta...

depois sakei o wine que vem numa pasta com bue files... qual eh o executavel>?????


agradecia a ajuda...


_Ja agora.. alguem sabe dum prog pra linux de MSN que deixe receber e enviar files????
abraço []
 
pra msn tens o amsn.

a inst dos progs varia ligeirmente da distribuiçao pra distribuiçao... mas geralmente dps de descompactares
tens smp o ./configure ; make ; make install ; make clean

agora dependendo do prog k instalaste.. tenta ir a um terminal e escrever o nome dele.

espero n ter dito nenhum asneria visto ainda ser um bokao noob nisto! :]
 
nao ha uma maneira pra resolver tudo! mas o ./configure , make , make install , make clean é o normal e deve funcionar. agora o mandrake usa rpms é :
rpm nomeDoPrograma.rpm -i acho eu!
pra procurares no disco : find / -iname nomeDoProg

mas se keres um concelho... usa um distribuição ke te facilite o trabalho.
arranja o ubuntu nunca tens problemas com dependencias e tens repositorios com montes de programas!! e um suporte (forum e howto's) mto bom!!

espero ter ajudado
 
Mas o Ubuntu eh um linux melhor k o Mandrake??? ou so uma Actualizaçao???

Em 1º lugar não se pergunta qual o melhor linux, porque o linux é nada mais nada menos que o kernel. A pergunta correcta deveria ser:

Mas o Ubuntu é uma distribuição(distro) melhor que o Mandrake?

Quanto á resposta da pergunta não te posso responder sim/não porque nunca experimentei o Mandrake, mas uso o Ubuntu Hoary e só tenho a dizer bem dele. Mas para descobrires isso não te custa nada experiemtares, podes usar o Live Cd senão quiseres instalar e apagar o Mandrake.
 
eu n consigo instalar cenas... ja fiz aqueles comandos rpm -i nomedoprogram.rpm mas da m um erro de lib.... e diz k n consegue abrir..

=(
abraço [[]]
 
o mais facil era msmo pores o windows... isso de ter o linux sem saber mexer bem nele... mas axo bem k vás tentando mexer no linux pk agr komo a microsoft tem akele sistema para detectar kem tem o windows pirata mais vale ir aprendendo a mexer no linux k eh distribuido gratuitamente (axo eu k ainda eh assim) do k gastar 90 e tal € no windows... fikem bem
 
Lá por tu ser fiel ao Windows não é necessário que os outros seja como tu não? É certo que antes de se mudar para o Linux deve-se ler alguma documentação, mas quem te diz que ele não tem o Mandrake e o Windows em Dual-Boot?? Para que deitas logo o rapaz abaixo?
 
h3NtRiX disse:
o mais facil era msmo pores o windows... isso de ter o linux sem saber mexer bem nele... mas axo bem k vás tentando mexer no linux pk agr komo a microsoft tem akele sistema para detectar kem tem o windows pirata mais vale ir aprendendo a mexer no linux k eh distribuido gratuitamente (axo eu k ainda eh assim) do k gastar 90 e tal € no windows... fikem bem

1- Esse avatar já é usado por outro membro do forum, falta de originalidade...
2-Nasceste a saber mexer em windows de certeza...
3-Linux pode dar mais trabalho a princípio, porém uma vez aprendidos os básicos, existe uma curva de aprendizagem bastante rápida.
4-Software livre não é uma questão de preço, mas sim de liberdade.

Gonxalo19 segue o conselho que já te foi dado, não te metas numa distro de rpms. Ubuntu se queres facilidade de instalação, arch ou gentoo se quiseres complicar :D

[]'s
 
SuBzEr0 disse:
1- Esse avatar já é usado por outro membro do forum, falta de originalidade...
2-Nasceste a saber mexer em windows de certeza...
3-Linux pode dar mais trabalho a princípio, porém uma vez aprendidos os básicos, existe uma curva de aprendizagem bastante rápida.
4-Software livre não é uma questão de preço, mas sim de liberdade.

Gonxalo19 segue o conselho que já te foi dado, não te metas numa distro de rpms. Ubuntu se queres facilidade de instalação, arch ou gentoo se quiseres complicar :D

[]'s
subscrevo ... agora essa do gentoo... :lol nao vale mmo a pena começar por ele
 
Última edição:
Para comecares nesta vida de "Linuxer" aconselhava-te o Mandrake ou Suse... para te ires abituado a certas rotinas.. depois ser quiseres evoluir para um distro mais complexa aconselho o Slackware 10.1.
 
Desde ja agradeço a todo o pessoal que postou... excepto ali o menino h3NtRiX... just kidding... por acabo têm razao... tenho dual boot.. windows e mandrake.. talvez va mesmo para o ubuntu... mas como vou ter um curso intensivo de linux mandrake dentro d uns tempitos.. vou apostar um pouco no ubuntu...

quando ja for menos noob mudo d novo pro mandrake pk axo excelente mesmo....

Ja agora h3NtRiX nasceste a saber mexer em windows???? ou aprendest???
sabes qual eh a diferença entre aprender a mexer em windows e aprender a mexer em linux????

eh k existe prai 60% k usa SO windows.. pk ainda pensa k eh bom...

depois existe prai 30% k usa windows e linux.. ( pk ainda existem programas k so funcam em windows mas ja perceberam que o linux roxx mesmo mto... mas tb ainda nao conseguem mexer mto bem nele.. tal como eu..)

depois existe prai 10% k so usa linux pk EH O MELHOR e pk bem mexer mto bem nele...

o windows so é mais facil de aprender do inicio... pk tens mto mais gente pra t ensinar...

agora se keres continuar a pagar os tais 90 e tal € do windows com medo d seres agarrado pela pirataria.. força.. eu nao pago :p
 
Última edição:
Já experimentei vários "Linux"es, o último foi o Mandrake 10.0, e tive vários problemas com a detecção do Hardware.

Tenho o Xispe Pro e queria pôr em dual-boot com um Linux.

Há um bom tempo atrás instalei o Red Hat 8 e correu bem, mas eu queria uma versão com um kernel mais actual.
Com o Mandrake 10 foi um "quase" completo desastre.

Algum de vocês me pode dizer se o Ubuntu se desenrasca bem a detectar hardware ? (não me amandem na cabeça, eu já sei que esta é uma pergunta ingrata).

Qual é a diferença entre o Ubuntu e um Mandrake ou um Red Hat ?

Já agora o Fedora é a continuação do RedHat 9 ?

Existe alguma distro que não precise de instalação, ou seja que corra directamente de um CD ?


Desculpem estar a ser muito chato.

:)brigadã:)
 
Última edição:
o Fedora Core 3 é a ultima versão (estável) da Distro que a Red Hat disponibiliza aos "pobrezinhus" embora o kernel já seja menos recente (embora actual) aconselho antes o ubuntu.

Ubuntu ... pah tão ai os gurus ...
Mandrake ... distro para a noobalhada começar as esticar as pernas...
Red Hat ... a distro é a pagantes (e n é pouco alguem que me corrija se tiver errado) se estas a falar do Fedora é fixe usei essa distro embora tenha tido um stress com o malandro do driver da Nvidia...

O Fedora é um projecto á parte... é a continuação das Distros livres deles

Tens carradas delas em livecd basta fazer o boot do cdrom para usares e abusares vai a www.distrowatch.org

se eu disse alguma coisa errada corrijam.me sff
 
peter alien disse:
Qual é a diferença entre o Ubuntu e um Mandrake ou um Red Hat ?

o apt-get é a maior diferença de todas, reconstroi a arvore de dependencias do software ke instalas ou seja.. "nunca" tens erros do tipo "falta a lib xpto"

ubuntu detectou tudo no meu pc , a exepção dos infra-vermelhos...
mandrake nunca fiz nada de jeito com ele...
 
Ok pessoal, obrigado pelas dicas.

Acho que vou experimentar mesmo o Ubuntu :)


Desculpem lá a minha ignorância, mas digam-me só mais uma coisa, em relação ao trabalhar do Linux há alguma diferença entre o Live CD e o Install CD ?

Então se o Live CD não instala nada, como é que o Linux trabalha, onde é que ele guarda os dados do user, as apps a instalar... etc... :rolleyes:
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo