problemas com memorias/board dfi

_TiAgO_

I'm cool cuz I Fold
Boas, a cerca de uma semana montei uma dfi lanparty ultra-d, passado uns dias montei uma 6800gs, por notar alguma falta de fps, no css (unica coisa que jogo), começei a mexer nos timmigs das memorias, uma vez o pc ja nao arrancava, entao fiz um clear cmos, depois quando tentanva abrir o jogo começou-me a apareçer um erro de memorias, no windows, e isto com tudo em default. Formatei de novo ontem, instalei a steam, quando tento abrir o jogo dá-me novamente o erro de memoria do windows, ora bem fui tentar testar cada dimm separadamente, meto um dimm, o pc nao boota, apareçe as 3 luzes vermelhas, ja experimentei no slot laranja, amarelo, em todas as posiçoes, e nada.. coloquei os dimms separadamente noutro pc e funcionam na boa, ou seja, so consigo entrar no windows com os 2 dimms ligados, mas pareçe que tenho problemas na mesma, pois nao me abre o jogo. A 10 min atras, fiz um flash a bios para a ultima bios do site da dfi, ficou tudo na mesma.. ja nao sei o que fazer!

As minhas memorias sao 2*512 twinmos
 
Estamos na mesma.

Tb tenho as mesmas TwinMOS. Ontem fui reinstalar o computador e lembrei-me de actualizar a BIOS para ver se implementava maior estabilidade na compatibilidade com as memórias. A questão dos leds vermelhos resolvi com o jumper para limpar a CMOS (o que está marcado CCMOS, junto à pilha).

Depois passou a implicar com a gráfica. Tudo bem. Tirei e voltei a por. Maravilha.

Próximo passo: instalar o XP. Pronto, tudo lixado.

Rebenta por tudo quanto é lugar. Não consigo instalar o XP.

Cheira-me a que é mesmo a board a torcer o nariz às TwinMOS. Crap! :(

Estou a falar sobre o assunto aqui.
 
A minha DFI S754 tinha uns stresses com as twinmos que tinha na altura... nem sei se cheguei a resolver... pq a board tava marada....
 
steelballzz disse:
quantos loops completos de memtest correste antes de partires para a instalação do win?

Quando cheguei a casa tinha os seguintes resultados:

Tempo de teste: 11h30
Passagens: 30
Erros: 105 no teste 5; nenhuns em todos os outros.

Segundo o site do MemTest86+

www.memtest86.com disse:
Test 5 [Block move, 64 moves]
This test stresses memory by using block move (movsl) instructions and is based on Robert Redelmeier's burnBX test. Memory is initialized with shifting patterns that are inverted every 8 bytes. Then 4mb blocks of memory are moved around using the movsl instruction. After the moves are completed the data patterns are checked. Because the data is checked only after the memory moves are completed it is not possible to know where the error occurred. The addresses reported are only for where the bad pattern was found. Since the moves are constrained to a 8mb segment of memory the failing address will always be less than 8mb away from the reported address. Errors from this test are not used to calculate BadRAM patterns.​

Testei novamente e pumba... sempre às cabeçadas na mma. Após trocar por um dimm de 512 Mb OEM na boa. Aliás, está neste momento a instalar o XP sem problema algum.

Parece que é mesmo a memória.

Agora duas questões:

1- Será mesmo a memória que está com problemas, ou apenas incompatibilidades entre a mb e a memória? É estranho só dar erro num tipo de teste...

2- Que memórias me aconselham para as substituir? Dual Channel, para utilização normal (n tenciono fazer OC, mas convém que sejam memórias relativamente rápidas), a um preço simpático para a relação qualidade/preço. Se souberem de lojas para as vossas sugeridas agradeço a atenção. (inicialmente estava a pensar numas Kingston que aparecem inclusivamente como adequadas à mb no site deles, mas li algures que estas mb's tb não as comem muito bem... =| )

Abraço, e cumprimentos
 
agora perdi-me uma beca.....tu tens um dfi...certo....

qual e a referencia das mems.....part number.....timings default....chips disso
eu tentava dar um pouco de vdimm...ai 2,7.....e metia o tref am auto......e tentava com o MAL e o ***** .....8-6......8-6,5.....9-7....epa tens k it tentando e correndo só o test 5 a ver se limpas os erros....se ficares num ponto em k tenhas tipo 20 ou 30 erros .....passa então ao tref......3602....4708......não há formula mágica...tem k ser á la pata...e veres qual o k se adequa melhor á tua memoria.....

boa sorte com isso

EDIT: MAL....max asinc latency
*****......read preamble
 
Ok, talvez não tenha sido muito explícito, por isso cá vão as specs mais esplícitas.

Tenho uma motherboard DFI LanParty UT NF4 Ultra-D, com o último firmware (actualizado este Domingo). A motherboard tem como memórias um par de TwinMOS DDR400 PC3200 2x512 Mb (CL 2.5), com as seguintes especificações (tiradas da página do fabricante):

www.twinmos.com/dram/dram_p_dt_dualchannel_ddr400.htm disse:
Part-Number: M2G9J16A8ATT9F081CADT
Double Data Rate architecture
MRS cycle with address key programs
*CAS latency: CL2 / 2.5
*Burst length: 2, 4, 8
*Burst type: Sequential & Interleave
2 variations of refresh
*Auto refresh
*Self refresh
Serial Presence Detect support
2 Banks to be operated simultaneously or independently
Package: TSOP/CSP
184 edge connector pads
Data Rate: 400MHz
Clock frequency: 200MHz
Bus width: 64-bit x 2
Data Bandwidth: 6.4GB/s
SSTL-2 interface: 2.6 Voltage +/- 0.1V

A minha intenção não é fazer OC, até porque os meus conhecimentos não são suficientes para isso, pelo que a maioria das configurações da memória na BIOS são para mim chinês.

Pelo que percebi da tua resposta, tem que se tentar acertar algumas configurações à memória para ver se se encontra alguma estabilidade. Começar por um cheirinho de Vdimm, TrefAm automático, e ir mexendo MAL e ***** até conseguir baixar os erros no teste que está a falhar. Quando conseguir tentar mexer no Tref até conseguir baixar mais.

O meu problema em andar a mexer na conf. da memória é mesmo perceber daquela mão cheia de configurações quais é que vale a pena mexer ou não. :rolleyes:
 
Boas.

Tenho estado a tentar resolver o problema em conjunto com o steelballzz, e pelo menos já conseguimos ultrapassar o enguiço da instalação.

Estamos a tentar chegar a uma configuração estável para as memórias.

Quando a atingirmos posto os valores.


(agradecimentos ao steelballzz pela solicitude e tempo dispendido)
 
Back
Topo