Problemas com net pós-obras

Baderous

Banido
Tenho um problema em mãos.

Situação 1 (Antes das obras em casa): Tinha um router wireless (SMC 7804 WBRA ADSL Barricade g - 802.11g, 1 porta RJ11/ADSL, 4 portas 10/100Mbps LAN) ligado ao meu pc (quarto), que recebia a linha através de um cabo que vinha de outra divisão da casa onde estava instalado o telefone e, a partir daqui, distribuía o sinal para um portátil equipado com uma placa PCMCIA.

Situação 2 (Após as obras): Após as obras na casa, montaram-me no quarto 2 fichas (1 ficha RJ11 e outra que não tem nada, está vazia), só que os homens não meteram esta cena a receber sinal nenhum. O que eles fizeram foi montar um esquemático qualquer no quadro da electricidade onde, segundo eles, montando lá um router, posso ter net em qualquer parte da casa.

Ora eu acho que estou a ser levado por lorpa, porque a mim não me interessa ter net em toda a casa, apenas em 2 divisões (pc+portátil) e eu, para isso, já tinha o meu router e a respectiva placa PCMCIA. Fora que, se seguir o esquema deles, o meu router provavelmente perde a utilidade, pois vai ser preciso um router novo + 2 placas wireless para cada máquina!

O que é que vocês me aconselham a fazer?
É possível eu ter net com este novo esquema, com uma qualidade idêntica à que tinha antes das obras? (O meu tarifário é: SAPO ADSL 4MB). Será que não vou perder potência/qualidade do sinal por ser tudo wireless? Como é que funcionará a nível de pings nos jogos online, velocidades, etc?
Digam-me o que fazer porque acho que o gajo é um sucateiro de m3rda e que me quer levar por burro!
 
explica melhor a parte do esquemático no quadro da electricidade.
se calhar o que o homem fez é colocou uma caixa de derivação no teu quarto e outra no quadro da electricidade para tu passares os cabos de rede e montares as tomadas rj-45 e ligares esses dois sitios por cabo e o router fica num sitio central, distribuindo melhor o sinal wireless


tambem fiz obras aqui em casa recentemente e coloquei duas tomadas rj-45 na sala e uma no escritorio e elas nao estão lgadas directamente, vai ao interior de um armario cada tomada e de lá é que derivam para outros sitios. se posteriormente quiser por exemplo trocar os cabos ou acrescentar mais tomadas é de muito mais facil acesso e eficaz :)


em relação ao wireless, pelo menos o meu pc nao se dava bem 24/7 com net wireless e nos jogos havia sempre um break de uns 2 segundos aleatoriamente no modo wireless assim como um ligeiro aumento do ping, ligações cabladas sao sempre melhores !!
 
explica melhor a parte do esquemático no quadro da electricidade.
se calhar o que o homem fez é colocou uma caixa de derivação no teu quarto e outra no quadro da electricidade para tu passares os cabos de rede e montares as tomadas rj-45 e ligares esses dois sitios por cabo e o router fica num sitio central, distribuindo melhor o sinal wireless


tambem fiz obras aqui em casa recentemente e coloquei duas tomadas rj-45 na sala e uma no escritorio e elas nao estão lgadas directamente, vai ao interior de um armario cada tomada e de lá é que derivam para outros sitios. se posteriormente quiser por exemplo trocar os cabos ou acrescentar mais tomadas é de muito mais facil acesso e eficaz :)

Eu pouco percebo de redes, mas o que tu queres dizer é que do quadro da electricidade vão sair cabos de rede (quantos?) até ao meu quarto, onde se ligarão a tomadas RJ45 (já estarão montadas?), sendo o sinal enviado pelo router instalado no quadro? Será que me poderias elucidar um pouco melhor acerca desse esquema de rede? Não percebo quase nada desta matéria...:'(

em relação ao wireless, pelo menos o meu pc nao se dava bem 24/7 com net wireless e nos jogos havia sempre um break de uns 2 segundos aleatoriamente no modo wireless assim como um ligeiro aumento do ping, ligações cabladas sao sempre melhores !!

Define "um ligeiro aumento do ping". Tipo mais de 80?
 
arranja uma foto do trabalho dos homens é mais facil :)
ping com mais de 80 nao te posso dizer porque é o ping total, nao o ping que o wireless te acrescenta ao teu pc, mas ligado via wireless e pinga o router atraves do teu pc e ja sabes o que perdes com o wireless. (neste momento estou no portatil com sinal excelente e tenho um ping de 3ms ao router, ou seja em vez de 80ms o meu ping em CS seria de 83)

os cabos que vao sair ou nao, nao sei o que o homenzinho pretende fazer/ ou que te deixou para um electricista fazer. o cabo de rede é só um, dentro do cabo é que existem varios pares, mas cada tomada é um cabo T(omada) -----cabo---- T(omada)

nao sei se uma tomada que dizes vazia "vÊ" a outra, ou seja se tem tubo entre elas para passares cabo.
falar de cor é isto que te posso dizer, mas fala com o homemzinho e pergunta-lhe a ideia dele, e ja que te fez as obras que te acabe isso ;)
 
Eu pouco percebo de redes, mas o que tu queres dizer é que do quadro da electricidade vão sair cabos de rede (quantos?)

Técnicamente tens um cabo por tomada de rede pretendida. Pelo (muito) pouco que sei da coisa isso soa a ITED. Boa leitura para quem sofra de insónias...

Pelo que descreves eles fizeram tudo, menos os cable runs e as tomadas... Se já pagaste o mais provavel é teres de pagar ainda mais qualquer coisa.

IMHO, e particularmente pq dispenso solenemente wireless, a coisa até nem parece mal enjorcada de todo. Tens um ponto à entrada onde metes um router de modo a garantir o melhor sinal possivél e depois dai saem os cabos para as divisões...

A questão que tens de esclarecer com o dito "sucateiro" é se os cabos de rede e tomadas já lá estão ou se ainda espera receber mais $$$ para acabar o trabalho.
 
Se queres apenas ter sinal nessa tomada, vai ao quadro de ligações e vê onde entra o sinal de telefone em casa (Deve ser a ficha mais abaixo normalmente e marcada como "primário" ou "exterior"). Daí vais ver que sai um cabinho (normalmente RJ45) que liga a outra ficha dentro desse armário (marcada p.ex. "sala"), daí sai outro cabinho que liga a outra (Marcada "Quarto 1" - isto sou eu a inventar as designações e a ordem claro - ). Se não tens sinal na ficha do teu quarto, quer dizer que não tens nenhum cabinho ligado à ficha que no armário diz "Quarto do Baderous".
É tipo o esquema das luzes da árvore de Natal. Vem sinal da tomada electrica que entra na 1ª lâmpada. Da 1ª sai um fio para a 2ª, da 2ª para a 3ª e assim sucessivamente. Se não houver fio entre a 3ª e a 4ª, a 5ª não vai ter sinal (e a 4ª também não claro ;) ).

Dentro desse armarinho (ou algures) devem-te ter deixado um molho de cabinhos com fichas RJ45 nas 2 pontas para fazer essas ligações.

Deves ter qualquer coisa como:

Sala:
.__ . __
|E| | S|

Em que os quadradinhos são fichas RJ45 (então não se vê logo com o meu jeito para desenho?)
Neste caso as da Sala, com a da esquerda a ser a ficha de entrada de sinal (que põe o sinal na ficha da parede da sala), e a da Direita a ficha de saída de sinal (que envia o sinal para a próxima divisão). Assim, podes escolher qual a sequência que o sinal de telefone faz pela casa, entra na sala, vai à cozinha, vai à garagem, passa para um quarto, depois vai ao escritório...

Isto é o que normalmente se faz, e penso que será algo do género que te terão montado em casa.
No entanto, o facto de me dizeres que só te instalaram fichas RJ11 vai-te impedir de fazer o que tu dizes que te disseram, ou seja, ter net na casa toda via sistema de distribuição.
Para isso deveriam ter-te posto também fichas RJ45 no sitio que dizes que deixaram vazio. Aí punhas o router dentro do armário, e ligavas as saídas RJ45 às fichas RJ45 que iam para várias divisões. Assim era só depois ligar um PC com placa de rede nessa divisão e pronto, tinhas rede, pois ele ia ligar ao router que estava no armário.
Com fichas RJ11 não podes ligar placas de rede lá, né?
Confirma isso com quem te fez as obras, acho que falou bem, mas não fez bem o que disse.

Resumo: Se não tens sinal de linha no teu quarto, vai ao armário de ligações e liga uma ponta de um cabo na tomada de entrada que vai para o teu quarto e a outra ponta na ficha de saída de uma divisão da casa que tenha sinal de linha.
 
Back
Topo