Problemas com o arranque do computador, ajuda pf!

farpaspvz

Power Member
Boa tarde a todos,

crio este tópico com o objectivo de pedir ajuda para uma situação estranha que está a acontecer com o meu computador.


Ontem a noite, antes de ir jantar, tava a tentar encerrar o computador normalmente, mas havia uma serie de processos que nao criam fechar, ate que o computador fechou todos mas estava "incravado" e nao cria desligar. Forcei este processo, carregando no botao da torre para o efeito.

Mais tarde tentei ligar o computador, mas este tinha ja algum problema, tipo, o monitor nao ligava, eu carrega no botao para ligar o monitor mas este voltava a desligar-se... ja me aconteceu mais vezes e pelo que me apercebí é porque algo nao estava bem no PC e ele nao "recebia" sinal entao desligava-se.


Hoje de manha, armei-me em técnico diga-se e foi perceber o problema... tentei encachar melhor a RAM, a gráfica, algum fio que tivesse mal ligado, enfim todos aqueles processos basicos para quem nao percebe muito de PCs.

Aqui surge outro problema... tipo eu ligo o computador normalmente, o led da frente liga... ou seja está a receber energia mas não está a arrancar, ou seja, liga o led, mas processador, ventoinhas etc nem vê-las!

asrockk7upgrade600bigoy5.jpg


Acima, assinalei a vermelho uma zona onde por acaso ao tentar encaixar melhor uns fios, aquilo saio, encaixei como soube.. porque aquilo tem "pins" a mais para os que é preciso, ou seja, pode ser que eu tambem tenha encaixado os cabinhos no lugar errado!


Resumindo, queria pedir ajuda a alguem que seja entendido na matéria, que me diga se ha a possibilidade de ser algum cabo que de energia a motherboard que esteja mal ligado, qual é. Porque eu acho que o problema seja mesmo esse... o led acende, logo pela lógica esta a receber energia, ou seja, fonte de alimentacao ta fine, acho mesmo que deve ser algum cabo/fio que da energia para processador etc arrancarem, que nao está operacional.


Desde já agradeco a atencao dispensada, e desculpem colocar esta duvida que talvez seja basica. Desculpem a minha ignorancia.

Aguardo respostas :p
 
Última edição:
se percebi bem removeste jumpers e depois voltaste a colocá-los sem teres a certeza de estarem na posição original.
se é isso podes tentar verificar a posição original no manual da board....
o facto de um led acender não quer dizer que a fonte esteja boa. pode muito bem não estar e por isso seria melhor tentares com outra.
o facto de não desligar pode ser sinal de que tens vírus ou cavalos de tróia, que sde removem quando conseguires por isso a arrancar.....
 
Se puderes mete ai o teu sistema, para ser mais facil ajudar..
Na board não t consigo ajudar, mas ja m aconteceu uma situação parecida(so foi diferente a maneira cm encerramos o pc..eu encerrei normalmente) e tinha sido o processador que tinha ido a vida dele....as vezes ligava outras vezes nao ligava..mas nunca aparecia sequer o bip da bios!
Cumps
 
Duvido que seja a fonte de alimentacao mesmo... porque ela inicialmente arrancava... quando eu tentei resolver o meu primeiro problema, ou seja, meter o monitor a ligar qnd computador arrancasse... que na altura associei que fosse RAM mal colocada ou assim, ja me aconteceu anteriormente, encaixei melhor as várias pecas e funcionou... ao tentar fazer isso outravez, enfim, aconteceu este problema, que a motherboard nao reage, e por sinal processador, ventoinhas etc tambem nao! :x

O manual da minha board nao tem descricoes em portugues, e pelo que li do ingles, tem images a falar dos jumpers etc, mas nao onde devem estar ligados...
 
Meto o meu sistema como? os componetes q tenho ligados a placa mae?

é assim, eu penso qu deve ser mesmo algum fio que esteja mal ligado, talvez o que dá alimentacao a placa mae nao sei... porque minutos antes de ter este problema da motherboard nao reagir, o computador estava todo operacional... foi mesmo quando comecei a mexer para tentar reparar o problema do monitor nao ligar com o arranque do PC que fiz com que a motherboard passa-se a nao reagir sequer.

AH, mas antes de mexer nesses tais jumpers(?) que assinalei, o computador davas dos beeps fortes "seguidos", parava, dava outravez... até que eu desliguei e tentei apurar o que se passou. foi neste momento que a motherboard deixou de reagir :x
 
pores o monitor a ligar quando o pc arrancasse? não percebo...
o monitor liga, se tiver alimentação, quando o pc é ligado... não é preciso mexer em nada...
qual é a tua board^?

as imagens de que falas devem mostrar onde estão colocados os jumpers...não dá para seguir isso?

sim! dis quais são os (marcas, características) componentes que tens ligados à placa!
 
Última edição:
Duvido que seja a fonte de alimentacao mesmo... porque ela inicialmente arrancava... quando eu tentei resolver o meu primeiro problema, ou seja, meter o monitor a ligar qnd computador arrancasse... que na altura associei que fosse RAM mal colocada ou assim, ja me aconteceu anteriormente, encaixei melhor as várias pecas e funcionou... ao tentar fazer isso outravez, enfim, aconteceu este problema, que a motherboard nao reage, e por sinal processador, ventoinhas etc tambem nao! :x

O manual da minha board nao tem descricoes em portugues, e pelo que li do ingles, tem images a falar dos jumpers etc, mas nao onde devem estar ligados...

Fácil. No manual, na descrição de cada jumper deve lá dizer ao lado DEFAULT, ou seja, é como devia estar o jumper.

Acho estranho esse problema... Tenta colocar os jumpers em CLEAR CMOS por alguns segundos e repõe no default.
 
Tu geralmente quando clicas no botao do PC para ligar, o monitor nao se liga automaticamente? A mim sim... e isso nao estava a acontecer... eu forcava o monitor a ligar-se, carregendo no botao deste, mas ele ligava, e desligava-se "logo".

Quando as imagens do manual.. aparece apenas lá os jumpers etc, mas nenhuma legenda de em quais colocar os ditos fios :x


A minha motherboard é uma Asrock k7upgrade 600.


opah desesperado... com esta nao estava eu a espera :x
 
tem calma e lê com atenção!
se na imagem aparecem os jumpers quer dizer que mostra a forma e onde estão colocados!!!!
como, neste momento não tens nada a perder, o que deves fazer é tentar recolocar os jumpers nas posições que aparecem na imagem....
nota ainda, que a fonte não liga com um fio mas sim com um conjunto de cabos que terminam numa ficha de 20 ou 24 pinos e que esta ficha só encaixa correctamente na board numa só posição...olha para as patilhas....e vê se está bem ligada...
 
Acho que descobri o problema, ou uma solução para ele. Certefiquei-me que esse tal entrada do cabo de alimentação-motherboard com 22fios, liguei o computador, e vi um fumo sair da fonte da direccao da fonte de alimentacao ou processador... algo devia tar queimado, ou queimou-se entretanto.

Levarei o computador a uma loja ou a um técnico amigo.


Obrigado pelas ajudas!
 
....................pk raio foste mexer nisso......se não sabem agarrem nisso e metam isso numa loja...não se armem em técnicos..é que depois a reparação sai mais cara....se calhar queimaste coisas que te vão sair mais caras que a reparação do problema....mas prontos cada um sabe de si....
 
Back
Topo