Problemas com o Arranque - [Help]

pemoamsi

Power Member
Boas, estou com problemas no portatil após apagar a partição do Linux (tinha deixado apenas 25Gb para o Windows vista, 25Gb para Linux e só depois 200Gb livres) e queria aumentar o vista... no programa de aumento de partições do vista, dizia que seria necessário formatar o linux, pois era a partição seguinte... assim o fiz. Ficou com o espaço que queria, mas agora, ao arrancar, como não tem o linux, não arranca (encrava na zona onde eu tinha de seleccionar o Sistema Operativo)... Alguma ajuda?
 
Isso é muito comum acontecer quando se usa em simultaneo o linux + windows.
Provavelmente o que te aconteceu é que o gestor de arranque em actividade, Lilo ou grub (do linux) foram apagados, ou algo do género.
Procura em portais de liinux por problemas semlehantes, se tiveres um cd do linux não deve ser dificil reconfigurares o Lilo ou grub para fazer o que tu queres.
 
Boas. Arranca pelo DVD do Vista, e faz reparar.
Se der para entrar na linha de comandos, escreve "fixboot" e depois "fixmbr" (sem as aspas)

Isso acontece porque o Grub escreve antes do gestor de boot do vista. Assim, para que o vista arranque, tem de passar pelo grub primeiro. Não há grub, não faz boot.
 
Boas. Arranca pelo DVD do Vista, e faz reparar.
Se der para entrar na linha de comandos, escreve "fixboot" e depois "fixmbr" (sem as aspas)

Isso acontece porque o Grub escreve antes do gestor de boot do vista. Assim, para que o vista arranque, tem de passar pelo grub primeiro. Não há grub, não faz boot.


obrigado pela ajuda:D Agora sabes por o windows a ser, por defeito, o sistema operativo a que ele vai aceder logo no inicio? ta sempre a entrar no linux quando me distraiu:(
 
Back
Topo