1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

problemas com o som

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por slaveaveiro, 17 de Dezembro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 499)

1. A minha placa de som nao aparece no gestor de dispositivos.. Tenho conhecimentos medianos de informatica, e portanto sei que algo de anormal se passa... Ja tentei reinstalar a placa de som, mas nao consigo, ja tirei e voltei a colocar a placa, saquei drivers e drivers.. Enfim, fiz de tudo... Cheguei mesmo a instalar o windows novamente noutra partição do disco, e realmente funcionou! Na nova instalação já apareceu a placa no gestor de dispositivos, e o PC voltou a dar som. Acontece que foi sol de pouca dura e depois de reiniciar uma ou duas vezes voltou a desaparecer a placa, o pc deixou novamente de dar som e emite uma mensagem de erro sempre que tento correr algum ficheiro de som - "Nao existem dispositivos misturadores". Não consigo imaginar o que se passa, ja tentei tudo o que sei, o que me levou a recorrer ao vosso forum, ja que o IRC já não é o que era ;P Quando entrei reparei que alguem tinha o mesmo problema, ou parecido. Antes de acabar quero deixar claro que a minha placa de som funcionava perfeitamente à dois dias atras, e até hoje durante algumas horas após ter instalado o windows... Alias eu sei que a placa está em perfeitas condições, mas instalei net a 3 dias - será virus? Ou se não o que será? Não queria mesmo reinstalar o windows lol Que massacre.
    Grato pelo vosso tempo, e parabéns pelo forum - está fantastico.
    Miguel Matos - Aveiro

2. Pretender

Pretender Power Member

Qual a marca dela não instalasta mais nenhum hardware desses dias para cá?
    Se for creative experimenta alocar um irq só para ela (se a bios o permitir) ou em alternativa mudar de slot pci para tomar um novo irq
    As creative não gostam nada de partilhar IRQ (daí a minha pergunta se não adicionaste novo Hw)

3. Realmente é uma creative - old school - mas é! É uma vibra 16c! Esta máquina é bem velha! Olha o que eu sei não chega para "alocar" IRQ´s.. Na verdade nem sei bem o que é IRQ.. Mas quanto a trocar de slot posso experimentar, mas so amanha, porque senão, da maneira que eu arrumei a torre, faço uma barulheira que acordo a casa toda.. ;P
    Já agora podes explicar o que é IRQ, e se for simples de explicar, como alocar uma só para a minha placa? Estive a pensar e acho que isto já aconteceu à uns meses - e também sem motivo aparente.. Obrigado

4. Pretender

Pretender Power Member

Ena essa placa ainda é ISA não é?
    Então em ISA configura-se os IRQ (que é a maneira de um dispositivo de hardware gerar um sinal de interrupção e dizer ao CPU que precisa 'dele' para despachar data, http://pt.wikipedia.org/wiki/IRQ ) de uma forma um pouco diferente do PCI.
    Essa placa tem que ter ai jumpers com a respectiva tabela impressa no PCB (na placa) que permitem definir o IRQ através de combinações.

Se fosse PCI, ou alteravas a placa de slot ou definias na BIOS da motherboard, por exemplo que o dispositivo no slot 4 tinha o IRQ 7

Para veres que IRQ tens livres ou partilhados em windows (terás o win98?) tens o system information

Deixo aqui uma pic de um dos meus pcs

Claro que se alterares o valor que o IRQ traz por defeito tens que naqueles setups lindos dos jogos DOS, de configurar a placa som com sound blaster, de indicar o IRQ que definiste :P

Última edição: 17 de Dezembro de 2007
  5. Excelente, por varias vezes precisei de saber o IRQ (em maior parte dos casos para jogos dos ( ah esse velho simfarm ;P )) e nunca soube como, nem o que era IRQ afinal de contas!
    Tenho 15 e ao que parece estao todos usados. Dizes entao que devo reservar um para a placa de som nao é? Entao mas e se estiverem todos a ser usados como é o caso? E altero-o na bios não é? Para te facilitar o trabalho , o meu pc é basicamente o seguinte: Pentium 3 a 500mHz , 512ram , winXP
    Agora quando ao facto de ser ISA ou PCI é que não tenho a certeza.. Tenho quase a certeza que é PCI.. Definitivamente tenho de abrir a torre.. Tem de ficar para amanha. Agradeço muito a tua ajuda, amanha ca voltarei para tentar por a porcaria do som a trabalhar... Obirgado e um abraço
    Miguel Matos - Aveiro

Partilhar esta Página