Problemas com programaçao =/

PMTF

Membro
Boas!

Estou com um grande problema..
Entrei este ano no ensino superior no curso de engenharia informatica e estou com muitos problemas, nomeadamente na cadeira de programaçao..
Durante o primeiro semestre é dado o programa Scheme mas nao percebo nada daquilo.. Sei fazer umas somas e tal, mas nao vou mt alem disso.. A recursividade enerva-me ao mais alto nivel x)
O prof. da uns pdfs com exercicios e explicaçoes da materia mas nao me ajudam nada.. =S
Como é q posso melhorar este problema? Onde é q posso aprender mais sobre Scheme e programaçao? É q eu vejo os outros gajos a tirar grandes notas e eu vou fazendo os testes às 3 pancadas (o que nao da grande resultado).. Tenho sempre de testar 500 vezes os programas q faço e mesmo assim fazem sempre outra coisa (verdadeiras incognitas) ou dao erro...
Eu vinha do curso de ciencias e tecnologias (geral) por isso nao tenho bases absolutamente nenhumas de programaçao..

Se puderem ajudar agradeço =)


Abraço
 
Boas!

Estou com um grande problema..
Entrei este ano no ensino superior no curso de engenharia informatica e estou com muitos problemas, nomeadamente na cadeira de programaçao..
Durante o primeiro semestre é dado o programa Scheme mas nao percebo nada daquilo.. Sei fazer umas somas e tal, mas nao vou mt alem disso.. A recursividade enerva-me ao mais alto nivel x)
O prof. da uns pdfs com exercicios e explicaçoes da materia mas nao me ajudam nada.. =S
Como é q posso melhorar este problema? Onde é q posso aprender mais sobre Scheme e programaçao? É q eu vejo os outros gajos a tirar grandes notas e eu vou fazendo os testes às 3 pancadas (o que nao da grande resultado).. Tenho sempre de testar 500 vezes os programas q faço e mesmo assim fazem sempre outra coisa (verdadeiras incognitas) ou dao erro...
Eu vinha do curso de ciencias e tecnologias (geral) por isso nao tenho bases absolutamente nenhumas de programaçao..

Se puderem ajudar agradeço =)
Abraço

Em que faculdade é que andas??
Por estares a falar nos pdf's parece-me que és da Feup (eu ta,bém sou do 1º ano :D), mas não sei.

ler código que funciona, perceber o código e praticar. repetir ad eternum.


Uma grande verdade...foi assim que eu aprendi a programar na minha calculadora (Texas).
 
lol ya sou da FEUP.. x)
quem és? se calhar até te conheço x)
já programas ha mt?

Baderous, vou dar umas vista de olhos... obrigado ;)

Sou o Sérgio Conceição, não sei se me conheces.
Eu, tal como tu vim de ciências e tecnologias, mas já sabia alguma coisa de proramação..fui estudando nos tempos livres.

Quanto aos pdf's do prof até os acho porreiros, se fores lendo com calma e fores fazendo os exemplos para perceber (e os exercicios) acho que consegues começar a aprender a programar. A linguagem scheme é fraca, mas dá para começar a treinar o raciocinio enquanto programador (é esse o objectivo da disciplina).

Por isso, tal como disse, tenta começar pelos exercicios mais simples, para treinar o raciocinio, que depois de lhe apanhares o jeito consegues fazer qualquer exercicio.


Cumps
 
lol claro q conheço! x)
sou o Pedro.. Tenho estado com o Edgar a jogar Football Manager xD

pois... vou começar pelo modulo 1 outra vez x) vamos la ver como corre..
obrigado ^^
 
Eu continuo sem perceber como é que o pessoal vai para LEI sem nunca ter programado... Quero dizer, acho que ninguém vai para física sem fazer ideia das leis básicas (Newton e tal) ou para matemática sem saber fazer uma derivada, mas em Informática nunca te programado é a regra. Não faz sentido :|
 
Eu continuo sem perceber como é que o pessoal vai para LEI sem nunca ter programado... Quero dizer, acho que ninguém vai para física sem fazer ideia das leis básicas (Newton e tal) ou para matemática sem saber fazer uma derivada, mas em Informática nunca te programado é a regra. Não faz sentido :|

a não ser que se tenha estado num curso tecnológico durante o secundário ou por auto-motivação/amigos/etc, dificilmente alguém terá contacto com programação antes do ensino superior.

tenho dúvidas que grande parte dos estudantes de eng. mecânica tenha andado a mexer por dentro dos carros e afins; idem para os de eng. industrial, eng. naval e mesmo de civil..
 
Eu continuo sem perceber como é que o pessoal vai para LEI sem nunca ter programado... Quero dizer, acho que ninguém vai para física sem fazer ideia das leis básicas (Newton e tal) ou para matemática sem saber fazer uma derivada, mas em Informática nunca te programado é a regra. Não faz sentido :|

Eu nunca tinha programado antes de entrar para a faculdade, e digo-te, hoje em dia tenho excelentes notas nas cadeiras de programação (as minhas melhores notas até agora foram nesse tipo de cadeiras), muitas vezes superiores a muitos que já programavam há muitos anos. Consigo muitas vezes estar nas 10/15 melhores notas do curso. Portanto, não percebo o porquê de dizeres isso. É muito pior ir para LEI sem bases para matemática, porque programação aprende-se uma linguagem do zero. No principio é complicado, mas depois vai-se ganhando experiência e o "saber programar" em qualquer linguagem. Agora matemática não é bem assim, sem bases é muito complicado fazer as cadeiras. Se com bases já o é...e digo-te isto sendo eu uma pessoa que nunca teve dificuldades a matemática.
 
Eu nunca tinha programado antes de entrar para a faculdade, e digo-te, hoje em dia tenho excelentes notas nas cadeiras de programação (as minhas melhores notas até agora foram nesse tipo de cadeiras), muitas vezes superiores a muitos que já programavam há muitos anos. Consigo muitas vezes estar nas 10/15 melhores notas do curso. Portanto, não percebo o porquê de dizeres isso. É muito pior ir para LEI sem bases para matemática, porque programação aprende-se uma linguagem do zero. No principio é complicado, mas depois vai-se ganhando experiência e o "saber programar" em qualquer linguagem. Agora matemática não é bem assim, sem bases é muito complicado fazer as cadeiras. Se com bases já o é...e digo-te isto sendo eu uma pessoa que nunca teve dificuldades a matemática.

Dou-te toda a razão... eu vim de Matemática B e AMAT tem sido uma dor de cabeça... vamos la ver se a consigo fazer ou se tenho de esperar para o próximo ano :'(
 
eu aprendi a programar sozinho, tendo o meu primeiro contacto com algo que se aproxime daquilo que é programação através do mirc scripting, pasando depois para o pascal... fui lendo umas coisas... de resto cheguei ao MIEIC a saber só isso, que só me ajudou no 2º semestre, uma vez que já tinha noção de variáveis, ciclos e afins... Scheme foi complicado no início, a recursividade fazia-me puxar pela cabeça, mas foi questão de me sentar e pensar naquilo, ler os pdfs com calma e fazer o "debug" de alguns programas (pequenos) à mão, o que me ajudou quando não percebia.

aconselho-te a investir no scheme, dá-te bases importantes para o futuro, embora possa ser uma "chapada" no ínicio. e já que estás no fim do semestre, vai vendo c/c++ ;)
 
Back
Topo