Problemas com router wireless

J_M

Power Member
Boas, tenho este problema á quase um ano mas só agora me lembrei de o colocar aqui.
O problema é o seguinte, eu tenho um router wireless (Ovislink - Air Live Wireless router) e três pcs em casa ( dois desktops e um portatil). Tanto o portatil como 1 dos desktops possuem placa wireless estando o 2º desktop ligado directamente com um cabo ao router. A rede sempre funcionou bem e era possivel estar nos 3 computadores a navegar na net ou a usar o messenger. Um dia ( de chuva e trovoada) simplesmente tudo mudou e a net passou a só funcioanr num pc de cada vez. Se eu estiver num pc a navegar na net e outra pessoa estiver noutro ele diz que apanha a rede mas os sites nao abrem, e mesmo reparando a ligação várias vezes nada muda. A solução? Desativar a ligação de internet do computador que estava de momento a usar a net, desligar e ligar o modem e o router, e reparar a ligação nesse tal pc (as vezes é preciso reparar 2 ou três vezes) para finalmente poder usufruir da internet noutro pc. Isto é muito incomodo e na prática está ali o router sem fazer nada, pois para só poder ir um pc de cada vez á net mais valia ligar directamente ao modem cada pc sempre que fosse preciso ir á internet. Fico então aberto a sugestões e disposto a tentar tudo o que me aconselharem pois não sei mais o que fazer, e é irritante ter que parar todos os downloads ou jogos online pq a vossa irma mais pequena quer ir falar para o messenger num outro pc. Cumprimentos e desculpem o tamanh do post 8|
 
tens os IP automaticos? mete em manual e assim fica fixos ja nao acontece essas dores de cabeça!


Ah é verdade o pc que tem net mete tipo assim:

IP: 192.168.0.1
Mascara de rede: aparece automatico
Getway: mete o enderenço do router

DNS primario: 192.168.1.2

tenta e dps apita

enquanto os outros pc´s faz assi:

IP automaticos e apenas metes o DNS primario assim:

192.168.1.2

P:S isto é o meu router pk o teu pode ter endereço diferente k o meu!
 
Última edição:
"..o pc que tem net mete tipo assim:"
Todos têm net, não ha nenhum principal nem nenhum que necessita de estar ligado para haver net nos outros, ou estavas-te a referir ao que está ligado com um cabo ao router? (foi só para poupar o dinheiro de mais uma placa wireless)
Quanto ao que falas-te, o IP e o gateway predefenido, eu estou neste momento na net, ou seja, este gateway que aparece é o Ip do router certo? Quanto ao DNS não o consigo modificar.
 
Última edição:
"..o pc que tem net mete tipo assim:"
Todos têm net, não ha nenhum principal nem nenhum que necessita de estar ligado para haver net nos outros, ou estavas-te a referir ao que está ligado com um cabo ao router? (foi só para poupar o dinheiro de mais uma placa wireless)

tipo eu disse o pc que tem net é aquele que tem o modem ligado ao pc nesse passa a ser o servidor e o router o colaborador para destribruir a rede...

é nesse pc que falo ;)
 
tipo eu disse o pc que tem net é aquele que tem o modem ligado ao pc nesse passa a ser o servidor e o router o colaborador para destribruir a rede...

é nesse pc que falo ;)
Mas esse pc pode estar desligado e os outros terem net na mesma certo? era assim que eu tinha e dava
 
Mas esse pc pode estar desligado e os outros terem net na mesma certo? era assim que eu tinha e dava

caicihacbzkjxcnSLKVS

COMO É QUE TINHAS NET VISTO QUE O MODEM ESTAVA LIGADO NESSE PC E O PC DESLIGADO?

ou tens o modem ligado ao router? isso sim ta bem! mas ligado directo ao router fica + lento, mais vale ter um server ligado ao router ou seja um pc sempre ligado para que os outros pc´s possam aceder a net 24/dia.
 
caicihacbzkjxcnSLKVS

COMO É QUE TINHAS NET VISTO QUE O MODEM ESTAVA LIGADO NESSE PC E O PC DESLIGADO?

ou tens o modem ligado ao router? isso sim ta bem! mas ligado directo ao router fica + lento, mais vale ter um server ligado ao router ou seja um pc sempre ligado para que os outros pc´s possam aceder a net 24/dia.
TEnho o modem do meu fornecedor de internet, o router wireless liga-se a esse modem e envia par todos os pcs. Não senti nenhuma lentidão, o unico problema é agora só dar internet num pc de cada cez e nao nos 3 ao msm tempo.
 
Pois afinal era o que imaginava... pois realmente nunca tentei isso e assim nao posso ajudar em grande coisa...

entao deixa la ver...tu consegues ter internet nos 3 mas as vezes vai a baixo certo?
 
caicihacbzkjxcnSLKVS

COMO É QUE TINHAS NET VISTO QUE O MODEM ESTAVA LIGADO NESSE PC E O PC DESLIGADO?

ou tens o modem ligado ao router? isso sim ta bem! mas ligado directo ao router fica + lento, mais vale ter um server ligado ao router ou seja um pc sempre ligado para que os outros pc´s possam aceder a net 24/dia.
pq é q fica mais lento, já agora? e tás a gritar ao rapaz pq, não és obrigado a ajudar...

[ontopic] já tentaste a cena dos ip's fixos? tipo router 192.168.0.1 e pc's 192.168.0.* com gateway e dns 192.168.0.1. caso saibas o dns do teu isp tb podes pôr e testar como se dá a resolução de nomes mais rápido, se com o ip do router se dirtectamente com o dns do isp.
 
pq é q fica mais lento, já agora? e tás a gritar ao rapaz pq, não és obrigado a ajudar...

[ontopic] já tentaste a cena dos ip's fixos? tipo router 192.168.0.1 e pc's 192.168.0.* com gateway e dns 192.168.0.1. caso saibas o dns do teu isp tb podes pôr e testar como se dá a resolução de nomes mais rápido, se com o ip do router se dirtectamente com o dns do isp.

1º nunca te enganaste e escrever em caps? por isso nao começes ja a armar... e toca a ajudar o rapaz e nao amandar bocas.
 
Como eu expliquei em cima, eu antes tinha net nos 3 computadores independentemente de algum estar ligado ou nao, agora apenas tenho net num se os outros tiverem aa ligação cortada, é como se o router só permiti-se enviar net para um pc, percebem? Só envia net para um pc de cada vez, querendo mudar de net para outro pc, tenho q desligar a ligação de um, ligar o 2º pc, ligar e desligar o router, e reparar a ligação no 2º pc até finalmente conseguir abrir sites. Quanto ao IP, DNS etc, como vejo o IP do router? Eu neste momento estou na net e nas opçoes da ligação consigo ver o endereço fisico, IP, mascara sub-rede, gateway, servidor DHCP e servidor DNS. Mas não os consigo modificar. Eu não percebo nada sobre isto... e é como o ZELV disse, só ajuda quem quer, estou aqui em busca de conselhor para tentar resolver isto sozinho.
 
abrir ligações de rede-propriedades no icone-TcP-iP (protocolo internet)-duplo clique- e ai tens para modificar, o endereço do meu router é 192.168.1.1 penso que isto seja universal logo deve ser tb o teu, ao acederes ao router escolhes os IP dos pc´s a quem queres que ele partilhe a internet ;) foi assim que fiz e voilaaa
 
Como eu expliquei em cima, eu antes tinha net nos 3 computadores independentemente de algum estar ligado ou nao, agora apenas tenho net num se os outros tiverem aa ligação cortada, é como se o router só permiti-se enviar net para um pc, percebem? Só envia net para um pc de cada vez, querendo mudar de net para outro pc, tenho q desligar a ligação de um, ligar o 2º pc, ligar e desligar o router, e reparar a ligação no 2º pc até finalmente conseguir abrir sites. Quanto ao IP, DNS etc, como vejo o IP do router? Eu neste momento estou na net e nas opçoes da ligação consigo ver o endereço fisico, IP, mascara sub-rede, gateway, servidor DHCP e servidor DNS. Mas não os consigo modificar. Eu não percebo nada sobre isto... e é como o ZELV disse, só ajuda quem quer, estou aqui em busca de conselhor para tentar resolver isto sozinho.
o ip do router é o teu gateway internet. é esse ip que metes na barra de endereços do browser para acederes ao menu de configuração. em relaçao aos ip's dinâmicos, nao vejo nenhuma razão para os usar nema rede caseira. então se quiseres usar port forwarding para voip, ftp, emule, etc, é mesmo obrigatório não os usar...
 
Última edição:
Bem, como estava online, ou seja, estava ligado ao router e á net copiei para um papel o IP, gateway, DNS, etc... e configurei manualmente introduzindo esses dados, voltou a ligar-se e continuo na net, vou ver se continua assim e digo algo aqui.
 
Que devo fazer nos outros computadores a partir destes dados que tenho no meu? Que campos deverão ser iguais nos 3 para ambos se ligarem ao msm sitio ao msm tempo? basta o gateway predefenido ser o mesmo?
 
Que devo fazer nos outros computadores a partir destes dados que tenho no meu? Que campos deverão ser iguais nos 3 para ambos se ligarem ao msm sitio ao msm tempo? basta o gateway predefenido ser o mesmo?
gateway (ip do router) e dns (pode ser o ip do router ou o dns do teu isp por exemplo). e claro, os ip's têm de estar no mesmo segmento de rede que o router. já tinha dado esta info!!
 
gateway (ip do router) e dns (pode ser o ip do router ou o dns do teu isp por exemplo). e claro, os ip's têm de estar no mesmo segmento de rede que o router. já tinha dado esta info!!
Coloquei no outro pc tudo igual, apenas mudei o ultimo digito do IP de 8 para 9, pois senao dizia-me q ja havia um pc com esse ip (este onde estou a escrever). Tentei abrir algum site, tentei reparar a ligação montes de vezes e nada...
 
Coloquei no outro pc tudo igual, apenas mudei o ultimo digito do IP de 8 para 9, pois senao dizia-me q ja havia um pc com esse ip (este onde estou a escrever). Tentei abrir algum site, tentei reparar a ligação montes de vezes e nada...
não sei que te diga... já entraste no menu de configuração do router? já leste o manual? ou isso está estragado ou vais precisar de ler mais um pouco sobre o assunto...
 
em relaçao aos ip's dinâmicos, nao vejo nenhuma razão para os usar nema rede caseira. então se quiseres usar port forwarding para voip, ftp, emule, etc, é mesmo obrigatório não os usar...

eu uso ip's dinâmicos e nao é problema nenhum no emule...

Qd tenho LowID basta ir a pagina de configuracao do router, DHCP Table, vejo o meu IP, vou a virtual servers, e mudo la para o actual... 20 segundos ta feito... e praí uma/duas vezes por mês...

ON TOPIC: Ja procuraste ajuda no site do fabricante do router? Talvez uma actualizacao de firmware? Talvez tenha marado... Pode ser tanta coisa....:rolleyes:
 
eu uso ip's dinâmicos e nao é problema nenhum no emule...

Qd tenho LowID basta ir a pagina de configuracao do router, DHCP Table, vejo o meu IP, vou a virtual servers, e mudo la para o actual... 20 segundos ta feito... e praí uma/duas vezes por mês...

ON TOPIC: Ja procuraste ajuda no site do fabricante do router? Talvez uma actualizacao de firmware? Talvez tenha marado... Pode ser tanta coisa....:rolleyes:
claro que se quiseres ir ao router sempre que for necessário, não há problema. problema pode haver se além do eMule tiveres umas dezenas de aplicações (portas) configuradas... além disso tu podes colocar ip fixo no pc principal (e configurar as portas para esse) e deixar os outros em automático. qual a razão de deixar tudo em automático?
 
Back
Topo